A educação libertária e o extraordinário: traços de uma pedagogia (r)evolucionária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luciana Eliza dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18122014-095202/
Resumo: Esta tese busca expor e tecer ideias pedagógicas oriundas do movimento educacional racionalista libertário europeu, ocorrido entre final do século XIX e início do XX. Este movimento configurou uma rede social que colocou em questão padrões de educação, civilidade, infância, modernidade e possibilitou a concretização de experiências educacionais antagônicas à escola ordinária. Estes acontecimentos somam um rico conjunto de teorias, práticas pedagógicas e pontos de vista sobre o sentido da educação na sociedade. O foco irradiador do trabalho está na região da Catalunha/Espanha. A tese revisita a experiência da Escola Moderna de Barcelona e sua extensão via atuação política de Francisco Ferrer i Guardia e do grupo social e político internacionalista, com o qual se articulou. A base documental da pesquisa consiste em dois periódicos relacionados diretamente ao racionalismo libertário: o Boletim de la Escuela Moderna e a Revue L\'École Rénovée; produzidos no âmbito da Escola Moderna de Barcelona e da Liga Internacional da Educação Racional da Infância. Tais espaços educacionais, sociais e intelectuais foram inéditos ao se fundamentarem no processo de (r)evolução da educação, constituindo bases pedagógicas que questionaram a organização escolar e indicaram caminhos para sua ressignificação.
id USP_734e3d37233877cda15297f31bc9eb9a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18122014-095202
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A educação libertária e o extraordinário: traços de uma pedagogia (r)evolucionáriaLibertarian education and the extraordinary: traits of pedagogy (r)evolutionaryAnarchismAnarquismoChildhoodEducação libertáriaEducação racionalistaEducation historyEducation rationalistHistória da educaçãoInfânciaLibertarian educationEsta tese busca expor e tecer ideias pedagógicas oriundas do movimento educacional racionalista libertário europeu, ocorrido entre final do século XIX e início do XX. Este movimento configurou uma rede social que colocou em questão padrões de educação, civilidade, infância, modernidade e possibilitou a concretização de experiências educacionais antagônicas à escola ordinária. Estes acontecimentos somam um rico conjunto de teorias, práticas pedagógicas e pontos de vista sobre o sentido da educação na sociedade. O foco irradiador do trabalho está na região da Catalunha/Espanha. A tese revisita a experiência da Escola Moderna de Barcelona e sua extensão via atuação política de Francisco Ferrer i Guardia e do grupo social e político internacionalista, com o qual se articulou. A base documental da pesquisa consiste em dois periódicos relacionados diretamente ao racionalismo libertário: o Boletim de la Escuela Moderna e a Revue L\'École Rénovée; produzidos no âmbito da Escola Moderna de Barcelona e da Liga Internacional da Educação Racional da Infância. Tais espaços educacionais, sociais e intelectuais foram inéditos ao se fundamentarem no processo de (r)evolução da educação, constituindo bases pedagógicas que questionaram a organização escolar e indicaram caminhos para sua ressignificação.This thesis seeks to expose and make remarks to a few of the pedagogical ideas dating back of the rationalist European libertarian educational movement that occurred between the late nineteenth and early twentieth centuries. This movement has configured a social network that has raised the issue standards of education, civility, childhood, modernity and facilitated the execution of antagonistic educational experiences to ordinary school. These events add up to a rich set of theories, pedagogical practices and views on the meaning of education in society. The irradiator focus of the study is in the Catalonia / Spain region. This thesis revisits the experience of Modern School in Barcelona and its extension via political action of Francisco Ferrer i Guardia and internationalist political and social group, with which he articulated. The documentary evidence base for the research consists of two journals related directly to libertarian rationalism: Bulletin de la Escuela Moderna and Revue L\'École rénovée; produced under the Modern School in Barcelona and the International League of Rational Education of Children. Such educational, social and intellectual spaces were unprecedented when they were to be based on the (r) evolution of the education process, constituting pedagogical bases that placed in question the organization of the school and indicated path to overcome it.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Carmen Sylvia VidigalSantos, Luciana Eliza dos2014-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18122014-095202/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-18122014-095202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação libertária e o extraordinário: traços de uma pedagogia (r)evolucionária
Libertarian education and the extraordinary: traits of pedagogy (r)evolutionary
title A educação libertária e o extraordinário: traços de uma pedagogia (r)evolucionária
spellingShingle A educação libertária e o extraordinário: traços de uma pedagogia (r)evolucionária
Santos, Luciana Eliza dos
Anarchism
Anarquismo
Childhood
Educação libertária
Educação racionalista
Education history
Education rationalist
História da educação
Infância
Libertarian education
title_short A educação libertária e o extraordinário: traços de uma pedagogia (r)evolucionária
title_full A educação libertária e o extraordinário: traços de uma pedagogia (r)evolucionária
title_fullStr A educação libertária e o extraordinário: traços de uma pedagogia (r)evolucionária
title_full_unstemmed A educação libertária e o extraordinário: traços de uma pedagogia (r)evolucionária
title_sort A educação libertária e o extraordinário: traços de uma pedagogia (r)evolucionária
author Santos, Luciana Eliza dos
author_facet Santos, Luciana Eliza dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Carmen Sylvia Vidigal
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luciana Eliza dos
dc.subject.por.fl_str_mv Anarchism
Anarquismo
Childhood
Educação libertária
Educação racionalista
Education history
Education rationalist
História da educação
Infância
Libertarian education
topic Anarchism
Anarquismo
Childhood
Educação libertária
Educação racionalista
Education history
Education rationalist
História da educação
Infância
Libertarian education
description Esta tese busca expor e tecer ideias pedagógicas oriundas do movimento educacional racionalista libertário europeu, ocorrido entre final do século XIX e início do XX. Este movimento configurou uma rede social que colocou em questão padrões de educação, civilidade, infância, modernidade e possibilitou a concretização de experiências educacionais antagônicas à escola ordinária. Estes acontecimentos somam um rico conjunto de teorias, práticas pedagógicas e pontos de vista sobre o sentido da educação na sociedade. O foco irradiador do trabalho está na região da Catalunha/Espanha. A tese revisita a experiência da Escola Moderna de Barcelona e sua extensão via atuação política de Francisco Ferrer i Guardia e do grupo social e político internacionalista, com o qual se articulou. A base documental da pesquisa consiste em dois periódicos relacionados diretamente ao racionalismo libertário: o Boletim de la Escuela Moderna e a Revue L\'École Rénovée; produzidos no âmbito da Escola Moderna de Barcelona e da Liga Internacional da Educação Racional da Infância. Tais espaços educacionais, sociais e intelectuais foram inéditos ao se fundamentarem no processo de (r)evolução da educação, constituindo bases pedagógicas que questionaram a organização escolar e indicaram caminhos para sua ressignificação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18122014-095202/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18122014-095202/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257120013025280