Microfone em chamas: slam, voz e representação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-04012023-121226/ |
Resumo: | Esta dissertação é um estudo sobre o slam brasileiro e a produção poética de algumes slammers. No primeiro capítulo, proponho uma análise comparada entre o contexto de surgimento do slam nos Estados Unidos e seu desenvolvimento no Brasil, discutindo competição, autenticidade, jogo e assembleia política. No segundo capítulo, abordo a questão da voz e da cisão entre logos e phoné, analisando os poemas \"Dia de cão\", de Pieta Poeta e \"Mundo cão\", de Beto Bellinati. No terceiro capítulo, discorro sobre representação e gênero, abordando os poemas \"eu não sei a hora de parar\", de Ana Roxo e \"mulher de palavra\", de luz ribeiro. |
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Microfone em chamas: slam, voz e representaçãoMicrophone on fire: slam, voice and representationPerformancePerformancePoesiaPoetrySlamSlamVoiceVozEsta dissertação é um estudo sobre o slam brasileiro e a produção poética de algumes slammers. No primeiro capítulo, proponho uma análise comparada entre o contexto de surgimento do slam nos Estados Unidos e seu desenvolvimento no Brasil, discutindo competição, autenticidade, jogo e assembleia política. No segundo capítulo, abordo a questão da voz e da cisão entre logos e phoné, analisando os poemas \"Dia de cão\", de Pieta Poeta e \"Mundo cão\", de Beto Bellinati. No terceiro capítulo, discorro sobre representação e gênero, abordando os poemas \"eu não sei a hora de parar\", de Ana Roxo e \"mulher de palavra\", de luz ribeiro.This dissertation is a study about the Brazilian slam and the poetic production of some slammers. In the first chapter, I propose a comparative analysis between the context of the origin of slam in the United States and its development in Brazil, discussing competition, authenticity, game and political assembly. In the second chapter, I address the issue of voice and the split between logos and phone, analyzing the poems \"Dog\'s day\", by Pieta Poeta and \"Dog\'s World\", by Beto Bellinati. In the third chapter, I discuss representation and gender, approaching the poems \"i don\'t know when stop\", by Ana Roxo and \"woman of word\", by luz ribeiro.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNatali, Marcos PiasonRomão, Luiza Sousa2022-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-04012023-121226/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-04T14:17:36Zoai:teses.usp.br:tde-04012023-121226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-04T14:17:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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