O ar que sopra lá dentro: caminhos do aprofundamento na experiência artística a partir do dojo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oshiro, Alexandre Cardoso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-06012023-121849/
Resumo: Este estudo forneceu um retrato a respeito de alunos do Ensino Fundamental II de uma instituição privada, desfrutando de aulas inspiradas na experiência artística a partir de um dojo. A elaboração do percurso dos alunos segue a ideia do conceito japonês michi, em que tal panorama é baseado em ações individuais e coletivas através do aprofundamento no corpo. Inicialmente, a pesquisa autoetnográfica ocorreu no \'Jardim dos Ventos\', onde são cultivadas a técnica Do-ho de Toshi Tanaka (artista japonês), a etiqueta Reigi Sah e a conexão entre natureza e arte (poética do Fugaku). O intenso processo de autoconhecimento do artista orientou a criação de um estado meditativo no ciclo de aulas, auxiliando os alunos na tomada de consciência de seus universos simbólicos internos. Assim, o passo seguinte da pesquisa considerou os aspectos de transformação nos comportamentos dos estudantes, como a utilização do espaço em sala de aula, os relacionamentos entre estudantes e a questão da autonomia, os quais foram afetados pelo procedimento anterior. Por fim, o referencial teórico foi constituído de contribuições valiosas, provindas das obras de Gaston Bachelard, David Le Breton, Jacques Rancière, Paulo Freire, entre outros.
id USP_747f79a9275eb11e4eae63d4467b9db7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06012023-121849
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ar que sopra lá dentro: caminhos do aprofundamento na experiência artística a partir do dojoThe air that blows inside: paths of deepening the artistic experience from the dojoAprofundamentoArt ClassAula de ArteBodyCaminhoCorpoDeepeningDojoDojoPathEste estudo forneceu um retrato a respeito de alunos do Ensino Fundamental II de uma instituição privada, desfrutando de aulas inspiradas na experiência artística a partir de um dojo. A elaboração do percurso dos alunos segue a ideia do conceito japonês michi, em que tal panorama é baseado em ações individuais e coletivas através do aprofundamento no corpo. Inicialmente, a pesquisa autoetnográfica ocorreu no \'Jardim dos Ventos\', onde são cultivadas a técnica Do-ho de Toshi Tanaka (artista japonês), a etiqueta Reigi Sah e a conexão entre natureza e arte (poética do Fugaku). O intenso processo de autoconhecimento do artista orientou a criação de um estado meditativo no ciclo de aulas, auxiliando os alunos na tomada de consciência de seus universos simbólicos internos. Assim, o passo seguinte da pesquisa considerou os aspectos de transformação nos comportamentos dos estudantes, como a utilização do espaço em sala de aula, os relacionamentos entre estudantes e a questão da autonomia, os quais foram afetados pelo procedimento anterior. Por fim, o referencial teórico foi constituído de contribuições valiosas, provindas das obras de Gaston Bachelard, David Le Breton, Jacques Rancière, Paulo Freire, entre outros.This study provided a picture of the middle and high school students from a private institution enjoying classes inspired by the dojo artistic experience. Students\' path elaboration follows the idea of the Japanese concept \'Michi\', in which panorama is based on individual and group actions by deepening the body. Initially, autoethnographic research took place in \'Jardim dos Ventos\', where Toshi Tanaka\'s (Japanese artist) Do-ho technique, Reigi Sah etiquette, and the connection between nature and Art (Fugaku) are cultivated. The artist\'s intensive self-knowledge process guided the creation of a meditative state in the class cycle, supporting students to achieve awareness of their internal symbolic universe. Thus, the following step of the research considered the transformation aspects of students\' behavior, such as classroom space utilization, student relations, and student autonomy, which were affected by the previous procedure. Finally, the theoretical framework consisted of Gaston Bachelard, David Le Breton, Jacques Rancière, and Paulo Freire, among others, studies contributions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMattar, SumayaOshiro, Alexandre Cardoso2022-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-06012023-121849/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-06T17:49:35Zoai:teses.usp.br:tde-06012023-121849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-06T17:49:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ar que sopra lá dentro: caminhos do aprofundamento na experiência artística a partir do dojo
The air that blows inside: paths of deepening the artistic experience from the dojo
title O ar que sopra lá dentro: caminhos do aprofundamento na experiência artística a partir do dojo
spellingShingle O ar que sopra lá dentro: caminhos do aprofundamento na experiência artística a partir do dojo
Oshiro, Alexandre Cardoso
Aprofundamento
Art Class
Aula de Arte
Body
Caminho
Corpo
Deepening
Dojo
Dojo
Path
title_short O ar que sopra lá dentro: caminhos do aprofundamento na experiência artística a partir do dojo
title_full O ar que sopra lá dentro: caminhos do aprofundamento na experiência artística a partir do dojo
title_fullStr O ar que sopra lá dentro: caminhos do aprofundamento na experiência artística a partir do dojo
title_full_unstemmed O ar que sopra lá dentro: caminhos do aprofundamento na experiência artística a partir do dojo
title_sort O ar que sopra lá dentro: caminhos do aprofundamento na experiência artística a partir do dojo
author Oshiro, Alexandre Cardoso
author_facet Oshiro, Alexandre Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattar, Sumaya
dc.contributor.author.fl_str_mv Oshiro, Alexandre Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Aprofundamento
Art Class
Aula de Arte
Body
Caminho
Corpo
Deepening
Dojo
Dojo
Path
topic Aprofundamento
Art Class
Aula de Arte
Body
Caminho
Corpo
Deepening
Dojo
Dojo
Path
description Este estudo forneceu um retrato a respeito de alunos do Ensino Fundamental II de uma instituição privada, desfrutando de aulas inspiradas na experiência artística a partir de um dojo. A elaboração do percurso dos alunos segue a ideia do conceito japonês michi, em que tal panorama é baseado em ações individuais e coletivas através do aprofundamento no corpo. Inicialmente, a pesquisa autoetnográfica ocorreu no \'Jardim dos Ventos\', onde são cultivadas a técnica Do-ho de Toshi Tanaka (artista japonês), a etiqueta Reigi Sah e a conexão entre natureza e arte (poética do Fugaku). O intenso processo de autoconhecimento do artista orientou a criação de um estado meditativo no ciclo de aulas, auxiliando os alunos na tomada de consciência de seus universos simbólicos internos. Assim, o passo seguinte da pesquisa considerou os aspectos de transformação nos comportamentos dos estudantes, como a utilização do espaço em sala de aula, os relacionamentos entre estudantes e a questão da autonomia, os quais foram afetados pelo procedimento anterior. Por fim, o referencial teórico foi constituído de contribuições valiosas, provindas das obras de Gaston Bachelard, David Le Breton, Jacques Rancière, Paulo Freire, entre outros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-06012023-121849/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-06012023-121849/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256756752744448