Esporte escolar concepções e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-26112024-085603/ |
Resumo: | É fato reconhecido a importância do esporte na sociedade atual, sobretudo se levarmos em consideração o significativo crescimento ocorrido com tal prática cultural nas últimas décadas. Nosso objeto de estudo foi especificamente tal fenômeno no âmbito da instituição educacional: o esporte escolar. No primeiro momento, demonstramos o processo histórico-social, construído a partir de uma perspectiva elisiana de sua gênese até o contexto atual, onde o analisamos sob dois diferentes aspectos: os políticos ideológicos e os econômicos. No segundo momento, investigamos o campo do esporte escolar, compreendendo-o na relação com a instituição educacional. Entretanto, nossa maior preocupação foi no sentido de averiguar as contradições existentes entre concepções práticas, visando criar subsídios para possíveis discussões a respeito do papel do profissional na escola, assim como repensarmos as estruturas de organização do esporte escolar no Brasil. Os procedimentos metodológicos foram fundamentados em pesquisas qualitativas da área das ciências humanas. O recorte específico do fenômeno foi delimitado em função da utilização das categorias analíticas de Pierre BOURDIEU, as quais contribuíram igualmente para a compreensão do universo simbólico em questão, para o entendimento das relações de poder existentes no interior do campo e dos diversos propósitos a ele atribuídos. Como parte de tal processo, foram entrevistados oito professores e oito alunos das escolas oficiais no ano de 2001, nas categorias infantil, masculina e feminina. A entrevista realizada com um dos professores foi nosso objeto de análise. Ao final do estudo descrevemos as contradições mais relevantes encontradas entre as concepções e práticas do esporte escolar entre as concepções e práticas do esporte escolar mediante a teoria de Pierre Bordieu |
id |
USP_74b8fb4ebe0ab9f2295c993c87d6dcde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26112024-085603 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Esporte escolar concepções e práticasSchool sports: conceptions and practicesBordieuCampoEsporteEsporte escolarFieldHabitusHabitusPoder simbólicoSchool sportSportSymbolic powerÉ fato reconhecido a importância do esporte na sociedade atual, sobretudo se levarmos em consideração o significativo crescimento ocorrido com tal prática cultural nas últimas décadas. Nosso objeto de estudo foi especificamente tal fenômeno no âmbito da instituição educacional: o esporte escolar. No primeiro momento, demonstramos o processo histórico-social, construído a partir de uma perspectiva elisiana de sua gênese até o contexto atual, onde o analisamos sob dois diferentes aspectos: os políticos ideológicos e os econômicos. No segundo momento, investigamos o campo do esporte escolar, compreendendo-o na relação com a instituição educacional. Entretanto, nossa maior preocupação foi no sentido de averiguar as contradições existentes entre concepções práticas, visando criar subsídios para possíveis discussões a respeito do papel do profissional na escola, assim como repensarmos as estruturas de organização do esporte escolar no Brasil. Os procedimentos metodológicos foram fundamentados em pesquisas qualitativas da área das ciências humanas. O recorte específico do fenômeno foi delimitado em função da utilização das categorias analíticas de Pierre BOURDIEU, as quais contribuíram igualmente para a compreensão do universo simbólico em questão, para o entendimento das relações de poder existentes no interior do campo e dos diversos propósitos a ele atribuídos. Como parte de tal processo, foram entrevistados oito professores e oito alunos das escolas oficiais no ano de 2001, nas categorias infantil, masculina e feminina. A entrevista realizada com um dos professores foi nosso objeto de análise. Ao final do estudo descrevemos as contradições mais relevantes encontradas entre as concepções e práticas do esporte escolar entre as concepções e práticas do esporte escolar mediante a teoria de Pierre BordieuIt is well known the importance sport has in the contemporary society, specially regarding the significant growth this cultural practice had even the last years. School sport was the object of the present study. First, the social-historical process of sport was discussed from an elysian perspective. The genesis of sport through is present status was examined in two different aspects: political ideological and economic. Second, the field of school sport was investigated in the context of educational institutions. The major concern was to point out contradictions among conceptions and practices as a means of preparing ground for further discussions on pre role school teacher has, and rethinking the organizational structures of school sport in Brazil. The method was based upon qualitative research which stems from social sciences. The Phenomenon of sport was put in context following the analytical categories developed by Pierre Bordieu. Such a theory allow the understanding at the symbolic universe, as well as the existing power relationship within the field and the diversity of uses given to it. Hence, light teachers and light students (junior category) were interviewed, they came from state maintained schools in the city of Sao Paulo. They were winners of the 2001 school sport championships. In order to illustrate the mains conclusions, of the study, one interview (given by a teacher) was chosen and commented following the theoretical tools adopted for the investigation. Finally we describe the most important contradictions among conceptions and practices in the school sports according Pierre Bourdieu\'s theoryBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Yara Maria deSoares, Laura Maria Alves2003-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-26112024-085603/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-26T11:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-26112024-085603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-26T11:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esporte escolar concepções e práticas School sports: conceptions and practices |
title |
Esporte escolar concepções e práticas |
spellingShingle |
Esporte escolar concepções e práticas Soares, Laura Maria Alves Bordieu Campo Esporte Esporte escolar Field Habitus Habitus Poder simbólico School sport Sport Symbolic power |
title_short |
Esporte escolar concepções e práticas |
title_full |
Esporte escolar concepções e práticas |
title_fullStr |
Esporte escolar concepções e práticas |
title_full_unstemmed |
Esporte escolar concepções e práticas |
title_sort |
Esporte escolar concepções e práticas |
author |
Soares, Laura Maria Alves |
author_facet |
Soares, Laura Maria Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Yara Maria de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Laura Maria Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bordieu Campo Esporte Esporte escolar Field Habitus Habitus Poder simbólico School sport Sport Symbolic power |
topic |
Bordieu Campo Esporte Esporte escolar Field Habitus Habitus Poder simbólico School sport Sport Symbolic power |
description |
É fato reconhecido a importância do esporte na sociedade atual, sobretudo se levarmos em consideração o significativo crescimento ocorrido com tal prática cultural nas últimas décadas. Nosso objeto de estudo foi especificamente tal fenômeno no âmbito da instituição educacional: o esporte escolar. No primeiro momento, demonstramos o processo histórico-social, construído a partir de uma perspectiva elisiana de sua gênese até o contexto atual, onde o analisamos sob dois diferentes aspectos: os políticos ideológicos e os econômicos. No segundo momento, investigamos o campo do esporte escolar, compreendendo-o na relação com a instituição educacional. Entretanto, nossa maior preocupação foi no sentido de averiguar as contradições existentes entre concepções práticas, visando criar subsídios para possíveis discussões a respeito do papel do profissional na escola, assim como repensarmos as estruturas de organização do esporte escolar no Brasil. Os procedimentos metodológicos foram fundamentados em pesquisas qualitativas da área das ciências humanas. O recorte específico do fenômeno foi delimitado em função da utilização das categorias analíticas de Pierre BOURDIEU, as quais contribuíram igualmente para a compreensão do universo simbólico em questão, para o entendimento das relações de poder existentes no interior do campo e dos diversos propósitos a ele atribuídos. Como parte de tal processo, foram entrevistados oito professores e oito alunos das escolas oficiais no ano de 2001, nas categorias infantil, masculina e feminina. A entrevista realizada com um dos professores foi nosso objeto de análise. Ao final do estudo descrevemos as contradições mais relevantes encontradas entre as concepções e práticas do esporte escolar entre as concepções e práticas do esporte escolar mediante a teoria de Pierre Bordieu |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-26112024-085603/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-26112024-085603/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1826319291407925248 |