Esporte escolar concepções e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Laura Maria Alves
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-26112024-085603/
Resumo: É fato reconhecido a importância do esporte na sociedade atual, sobretudo se levarmos em consideração o significativo crescimento ocorrido com tal prática cultural nas últimas décadas. Nosso objeto de estudo foi especificamente tal fenômeno no âmbito da instituição educacional: o esporte escolar. No primeiro momento, demonstramos o processo histórico-social, construído a partir de uma perspectiva elisiana de sua gênese até o contexto atual, onde o analisamos sob dois diferentes aspectos: os políticos ideológicos e os econômicos. No segundo momento, investigamos o campo do esporte escolar, compreendendo-o na relação com a instituição educacional. Entretanto, nossa maior preocupação foi no sentido de averiguar as contradições existentes entre concepções práticas, visando criar subsídios para possíveis discussões a respeito do papel do profissional na escola, assim como repensarmos as estruturas de organização do esporte escolar no Brasil. Os procedimentos metodológicos foram fundamentados em pesquisas qualitativas da área das ciências humanas. O recorte específico do fenômeno foi delimitado em função da utilização das categorias analíticas de Pierre BOURDIEU, as quais contribuíram igualmente para a compreensão do universo simbólico em questão, para o entendimento das relações de poder existentes no interior do campo e dos diversos propósitos a ele atribuídos. Como parte de tal processo, foram entrevistados oito professores e oito alunos das escolas oficiais no ano de 2001, nas categorias infantil, masculina e feminina. A entrevista realizada com um dos professores foi nosso objeto de análise. Ao final do estudo descrevemos as contradições mais relevantes encontradas entre as concepções e práticas do esporte escolar entre as concepções e práticas do esporte escolar mediante a teoria de Pierre Bordieu
id USP_74b8fb4ebe0ab9f2295c993c87d6dcde
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26112024-085603
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Esporte escolar concepções e práticasSchool sports: conceptions and practicesBordieuCampoEsporteEsporte escolarFieldHabitusHabitusPoder simbólicoSchool sportSportSymbolic powerÉ fato reconhecido a importância do esporte na sociedade atual, sobretudo se levarmos em consideração o significativo crescimento ocorrido com tal prática cultural nas últimas décadas. Nosso objeto de estudo foi especificamente tal fenômeno no âmbito da instituição educacional: o esporte escolar. No primeiro momento, demonstramos o processo histórico-social, construído a partir de uma perspectiva elisiana de sua gênese até o contexto atual, onde o analisamos sob dois diferentes aspectos: os políticos ideológicos e os econômicos. No segundo momento, investigamos o campo do esporte escolar, compreendendo-o na relação com a instituição educacional. Entretanto, nossa maior preocupação foi no sentido de averiguar as contradições existentes entre concepções práticas, visando criar subsídios para possíveis discussões a respeito do papel do profissional na escola, assim como repensarmos as estruturas de organização do esporte escolar no Brasil. Os procedimentos metodológicos foram fundamentados em pesquisas qualitativas da área das ciências humanas. O recorte específico do fenômeno foi delimitado em função da utilização das categorias analíticas de Pierre BOURDIEU, as quais contribuíram igualmente para a compreensão do universo simbólico em questão, para o entendimento das relações de poder existentes no interior do campo e dos diversos propósitos a ele atribuídos. Como parte de tal processo, foram entrevistados oito professores e oito alunos das escolas oficiais no ano de 2001, nas categorias infantil, masculina e feminina. A entrevista realizada com um dos professores foi nosso objeto de análise. Ao final do estudo descrevemos as contradições mais relevantes encontradas entre as concepções e práticas do esporte escolar entre as concepções e práticas do esporte escolar mediante a teoria de Pierre BordieuIt is well known the importance sport has in the contemporary society, specially regarding the significant growth this cultural practice had even the last years. School sport was the object of the present study. First, the social-historical process of sport was discussed from an elysian perspective. The genesis of sport through is present status was examined in two different aspects: political ideological and economic. Second, the field of school sport was investigated in the context of educational institutions. The major concern was to point out contradictions among conceptions and practices as a means of preparing ground for further discussions on pre role school teacher has, and rethinking the organizational structures of school sport in Brazil. The method was based upon qualitative research which stems from social sciences. The Phenomenon of sport was put in context following the analytical categories developed by Pierre Bordieu. Such a theory allow the understanding at the symbolic universe, as well as the existing power relationship within the field and the diversity of uses given to it. Hence, light teachers and light students (junior category) were interviewed, they came from state maintained schools in the city of Sao Paulo. They were winners of the 2001 school sport championships. In order to illustrate the mains conclusions, of the study, one interview (given by a teacher) was chosen and commented following the theoretical tools adopted for the investigation. Finally we describe the most important contradictions among conceptions and practices in the school sports according Pierre Bourdieu\'s theoryBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Yara Maria deSoares, Laura Maria Alves2003-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-26112024-085603/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-26T11:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-26112024-085603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-26T11:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Esporte escolar concepções e práticas
School sports: conceptions and practices
title Esporte escolar concepções e práticas
spellingShingle Esporte escolar concepções e práticas
Soares, Laura Maria Alves
Bordieu
Campo
Esporte
Esporte escolar
Field
Habitus
Habitus
Poder simbólico
School sport
Sport
Symbolic power
title_short Esporte escolar concepções e práticas
title_full Esporte escolar concepções e práticas
title_fullStr Esporte escolar concepções e práticas
title_full_unstemmed Esporte escolar concepções e práticas
title_sort Esporte escolar concepções e práticas
author Soares, Laura Maria Alves
author_facet Soares, Laura Maria Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Yara Maria de
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Laura Maria Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Bordieu
Campo
Esporte
Esporte escolar
Field
Habitus
Habitus
Poder simbólico
School sport
Sport
Symbolic power
topic Bordieu
Campo
Esporte
Esporte escolar
Field
Habitus
Habitus
Poder simbólico
School sport
Sport
Symbolic power
description É fato reconhecido a importância do esporte na sociedade atual, sobretudo se levarmos em consideração o significativo crescimento ocorrido com tal prática cultural nas últimas décadas. Nosso objeto de estudo foi especificamente tal fenômeno no âmbito da instituição educacional: o esporte escolar. No primeiro momento, demonstramos o processo histórico-social, construído a partir de uma perspectiva elisiana de sua gênese até o contexto atual, onde o analisamos sob dois diferentes aspectos: os políticos ideológicos e os econômicos. No segundo momento, investigamos o campo do esporte escolar, compreendendo-o na relação com a instituição educacional. Entretanto, nossa maior preocupação foi no sentido de averiguar as contradições existentes entre concepções práticas, visando criar subsídios para possíveis discussões a respeito do papel do profissional na escola, assim como repensarmos as estruturas de organização do esporte escolar no Brasil. Os procedimentos metodológicos foram fundamentados em pesquisas qualitativas da área das ciências humanas. O recorte específico do fenômeno foi delimitado em função da utilização das categorias analíticas de Pierre BOURDIEU, as quais contribuíram igualmente para a compreensão do universo simbólico em questão, para o entendimento das relações de poder existentes no interior do campo e dos diversos propósitos a ele atribuídos. Como parte de tal processo, foram entrevistados oito professores e oito alunos das escolas oficiais no ano de 2001, nas categorias infantil, masculina e feminina. A entrevista realizada com um dos professores foi nosso objeto de análise. Ao final do estudo descrevemos as contradições mais relevantes encontradas entre as concepções e práticas do esporte escolar entre as concepções e práticas do esporte escolar mediante a teoria de Pierre Bordieu
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-26112024-085603/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-26112024-085603/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1826319291407925248