Estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental II: análise de aspectos motivacionais no Ensino de Ciências por meio da metodologia Design for change

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marco Aurélio Araujo Corrêa de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-12122022-132331/
Resumo: O presente trabalho propõe uma análise a respeito dos fatores envolvidos na motivação e seus componentes relacionados às estratégias metacognitivas da aprendizagem no Ensino de Ciências. A metodologia utilizada trata-se uma pesquisa de campo, com delineamento pautado no estudo de caso, utilizando-se da técnica design for change, sendo os participantes da referida pesquisa: vinte estudantes e oito professores do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular do interior do Estado de São Paulo. Os objetivos da pesquisa foram: analisar quais são os aspectos motivacionais que podem influenciar na motivação do aluno do Ensino Fundamental II por meio da metodologia design for change a fim de proporcionar maior engajamento e motivação nas aulas de Ciências, utilizando-se de estratégias metacognitivas para a aprendizagem. O levantamento das informações por intermédio de ficha de observação, questionário, registros fotográficos e anotações realizadas durante os encontros, permitiu que o fenômeno elucidado pudesse ser refletido em função de diferentes vieses psicológico, ambiental e emocional e indicaram que a aplicação do projeto foi capaz de oferecer aos estudantes a possibilidade de os mesmos desenvolverem a capacidade de reflexão acerca de suas próprias questões, bem como maior conhecimento acerca de suas próprias estratégias de aprendizagem, elevando sua motivação para aprender nas aulas de Ciências. Consoante à análise realizada foi possível estabelecer como produto do presente trabalho um manual descritivo que esclarece os pormenores envolvidos nas etapas de aplicação da metodologia para o ensino de Ciências.
id USP_75a909498b3c30edf85c891b79c10ab6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12122022-132331
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental II: análise de aspectos motivacionais no Ensino de Ciências por meio da metodologia Design for changeMetacognitive strategies in Elementary School II: analysis of the motivational aspects of Science Teaching through the methodology Design for changeDesign for changeDesign for changeEnsino de CiênciasEstratégias metacognitivasMetacognitive strategiesMotivação para aprenderMotivation to learnScience teachingO presente trabalho propõe uma análise a respeito dos fatores envolvidos na motivação e seus componentes relacionados às estratégias metacognitivas da aprendizagem no Ensino de Ciências. A metodologia utilizada trata-se uma pesquisa de campo, com delineamento pautado no estudo de caso, utilizando-se da técnica design for change, sendo os participantes da referida pesquisa: vinte estudantes e oito professores do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular do interior do Estado de São Paulo. Os objetivos da pesquisa foram: analisar quais são os aspectos motivacionais que podem influenciar na motivação do aluno do Ensino Fundamental II por meio da metodologia design for change a fim de proporcionar maior engajamento e motivação nas aulas de Ciências, utilizando-se de estratégias metacognitivas para a aprendizagem. O levantamento das informações por intermédio de ficha de observação, questionário, registros fotográficos e anotações realizadas durante os encontros, permitiu que o fenômeno elucidado pudesse ser refletido em função de diferentes vieses psicológico, ambiental e emocional e indicaram que a aplicação do projeto foi capaz de oferecer aos estudantes a possibilidade de os mesmos desenvolverem a capacidade de reflexão acerca de suas próprias questões, bem como maior conhecimento acerca de suas próprias estratégias de aprendizagem, elevando sua motivação para aprender nas aulas de Ciências. Consoante à análise realizada foi possível estabelecer como produto do presente trabalho um manual descritivo que esclarece os pormenores envolvidos nas etapas de aplicação da metodologia para o ensino de Ciências.The present Project proposes a literature an analysis about the factors involved in the motivation and its components related to the metacognitive learning strategies in Science Teaching. The methodology used is field research, as outline based on a study case, with the target audience students of the 9th grade of Basic Education. being the eight students surveyed in the research: twenty students and teachers of the 9th year of Elementary School II of a private school in the interior of the State of São Paulo. The objectives of this publication were: analyze the motivational aspects that can influence the research of Elementary School II students through the Design for Change methodology in order to provide greater motivation and objectives in Science classes, using metacognitive strategies a learning process. The collection of information through observation form, questionnaire, photographic records and notes taken during the meetings, allowed the elucidated phenomenon to be reflected in terms of different biases - psychological, environmental and emotional and indicated that the application of the project was able to to offer students the possibility of developing the ability to reflect on their own issues, as well as greater knowledge about their own learning strategies, increasing their motivation to learn in Science classes. According to the analysis, will be possible to establish as a product of the present work, a descriptive manual that clarifies the steps of applying the methodology for Science Teaching.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarreto, Maria Auxiliadora MottaLima, Marco Aurélio Araujo Corrêa de2022-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-12122022-132331/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-12T15:29:52Zoai:teses.usp.br:tde-12122022-132331Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-12T15:29:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental II: análise de aspectos motivacionais no Ensino de Ciências por meio da metodologia Design for change
Metacognitive strategies in Elementary School II: analysis of the motivational aspects of Science Teaching through the methodology Design for change
title Estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental II: análise de aspectos motivacionais no Ensino de Ciências por meio da metodologia Design for change
spellingShingle Estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental II: análise de aspectos motivacionais no Ensino de Ciências por meio da metodologia Design for change
Lima, Marco Aurélio Araujo Corrêa de
Design for change
Design for change
Ensino de Ciências
Estratégias metacognitivas
Metacognitive strategies
Motivação para aprender
Motivation to learn
Science teaching
title_short Estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental II: análise de aspectos motivacionais no Ensino de Ciências por meio da metodologia Design for change
title_full Estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental II: análise de aspectos motivacionais no Ensino de Ciências por meio da metodologia Design for change
title_fullStr Estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental II: análise de aspectos motivacionais no Ensino de Ciências por meio da metodologia Design for change
title_full_unstemmed Estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental II: análise de aspectos motivacionais no Ensino de Ciências por meio da metodologia Design for change
title_sort Estratégias metacognitivas no Ensino Fundamental II: análise de aspectos motivacionais no Ensino de Ciências por meio da metodologia Design for change
author Lima, Marco Aurélio Araujo Corrêa de
author_facet Lima, Marco Aurélio Araujo Corrêa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Maria Auxiliadora Motta
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marco Aurélio Araujo Corrêa de
dc.subject.por.fl_str_mv Design for change
Design for change
Ensino de Ciências
Estratégias metacognitivas
Metacognitive strategies
Motivação para aprender
Motivation to learn
Science teaching
topic Design for change
Design for change
Ensino de Ciências
Estratégias metacognitivas
Metacognitive strategies
Motivação para aprender
Motivation to learn
Science teaching
description O presente trabalho propõe uma análise a respeito dos fatores envolvidos na motivação e seus componentes relacionados às estratégias metacognitivas da aprendizagem no Ensino de Ciências. A metodologia utilizada trata-se uma pesquisa de campo, com delineamento pautado no estudo de caso, utilizando-se da técnica design for change, sendo os participantes da referida pesquisa: vinte estudantes e oito professores do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular do interior do Estado de São Paulo. Os objetivos da pesquisa foram: analisar quais são os aspectos motivacionais que podem influenciar na motivação do aluno do Ensino Fundamental II por meio da metodologia design for change a fim de proporcionar maior engajamento e motivação nas aulas de Ciências, utilizando-se de estratégias metacognitivas para a aprendizagem. O levantamento das informações por intermédio de ficha de observação, questionário, registros fotográficos e anotações realizadas durante os encontros, permitiu que o fenômeno elucidado pudesse ser refletido em função de diferentes vieses psicológico, ambiental e emocional e indicaram que a aplicação do projeto foi capaz de oferecer aos estudantes a possibilidade de os mesmos desenvolverem a capacidade de reflexão acerca de suas próprias questões, bem como maior conhecimento acerca de suas próprias estratégias de aprendizagem, elevando sua motivação para aprender nas aulas de Ciências. Consoante à análise realizada foi possível estabelecer como produto do presente trabalho um manual descritivo que esclarece os pormenores envolvidos nas etapas de aplicação da metodologia para o ensino de Ciências.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-12122022-132331/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-12122022-132331/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090665796075520