Treinamento de habilidades auditivas e cognitivas: uma nova proposta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-10112021-121319/ |
Resumo: | Introdução: O Treinamento Auditivo (TA) pode ser utilizado para aprimorar os processos auditivos em qualquer população que apresente alterações associadas ao sistema nervoso auditivo central. O sucesso do TA está diretamente relacionado à plasticidade neural. A maioria dos treinamentos existentes focam exclusivamente o treino das habilidades auditivas, sem estimular aspectos cognitivos, como memória e atenção. No Brasil, ainda há poucos instrumentos computadorizados de TA voltados para a população adulta e/ou idosa, se comparados com a variedade de programas para a população infantil. Para que o treinamento possa beneficiar a comunicação no dia a dia, é importante realizar uma abordagem auditivo-cognitiva integrada, pois o treinamento trabalharia os processos cognitivos já aplicados ao uso. A hipótese deste estudo é que um programa de treinamento que considere tais fatores possa se estabelecer como ferramenta efetiva de treinamento auditivo, auxiliando os pacientes na melhoria das habilidades trabalhadas. Objetivo: Desenvolver um programa de treinamento para habilidades auditivas e cognitivas baseado no LEB, para o público adulto, em português, que visa aprimorar as habilidades auditivas, além de influenciar positivamente as habilidades cognitivas por meio da abordagem auditivo-cognitiva; e avaliar sua aplicabilidade. Método: Desenvolvimento do site para treinamento denominado Treinamento de Habilidades Auditivas e Cognitivas (ThAC), e aplicação do treinamento em adultos jovens sem queixas auditivas e cognitivas, para validação deste. O objetivo do ThAC é trabalhar as habilidades auditivas e cognitivas por meio de atividades em que estímulos (palavras, não palavras, textos) sejam apresentados simultaneamente a um ruído de fundo, que muda de intensidade de uma atividade para outra, de acordo com o desempenho do paciente. O grau de dificuldade se dá pela alteração da relação sinal-ruído entre as atividades. Resultados: Foram desenvolvidos 13 tipos de atividades, apresentados de forma randômica. As avaliações pré e pós-treinamento e o programa foram aplicados a uma amostra de 49 indivíduos, dos quais 38 (77,55%) participaram de todas as etapas do estudo. Os resultados sugerem que o treinamento é aplicável na população amostral. Conclusão: De acordo com os resultados, houve diferença estatisticamente significante entre os momentos pré e pós-treinamento em relação ao desempenho dos testes. Sendo assim, observou-se melhora do desempenho nos testes cognitivos e de processamento auditivo após o treinamento, sugerindo a existência de uma relação entre os dois aspectos pesquisados, uma vez que tanto os aspectos auditivos quanto os cognitivos foram influenciados positivamente no pós-treino |
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Treinamento de habilidades auditivas e cognitivas: uma nova propostaAuditory and cognitive skills training: a new proposalAdultAdultoAgedAtençãoAttentionAuditory perceptionAuditory skillsAuditory training programCentral nervous systemHabilidades auditivasIdosoMemóriaMemoryNeuropsychological testsPercepção auditivaPrograma de treinamentoSistema nervoso centralTestes neuropsicológicosTraining programTreinamento auditivoIntrodução: O Treinamento Auditivo (TA) pode ser utilizado para aprimorar os processos auditivos em qualquer população que apresente alterações associadas ao sistema nervoso auditivo central. O sucesso do TA está diretamente relacionado à plasticidade neural. A maioria dos treinamentos existentes focam exclusivamente o treino das habilidades auditivas, sem estimular aspectos cognitivos, como memória e atenção. No Brasil, ainda há poucos instrumentos computadorizados de TA voltados para a população adulta e/ou idosa, se comparados com a variedade de programas para a população infantil. Para que o treinamento possa beneficiar a comunicação no dia a dia, é importante realizar uma abordagem auditivo-cognitiva integrada, pois o treinamento trabalharia os processos cognitivos já aplicados ao uso. A hipótese deste estudo é que um programa de treinamento que considere tais fatores possa se estabelecer como ferramenta efetiva de treinamento auditivo, auxiliando os pacientes na melhoria das habilidades trabalhadas. Objetivo: Desenvolver um programa de treinamento para habilidades auditivas e cognitivas baseado no LEB, para o público adulto, em português, que visa aprimorar as habilidades auditivas, além de influenciar positivamente as habilidades cognitivas por meio da abordagem auditivo-cognitiva; e avaliar sua aplicabilidade. Método: Desenvolvimento do site para treinamento denominado Treinamento de Habilidades Auditivas e Cognitivas (ThAC), e aplicação do treinamento em adultos jovens sem queixas auditivas e cognitivas, para validação deste. O objetivo do ThAC é trabalhar as habilidades auditivas e cognitivas por meio de atividades em que estímulos (palavras, não palavras, textos) sejam apresentados simultaneamente a um ruído de fundo, que muda de intensidade de uma atividade para outra, de acordo com o desempenho do paciente. O grau de dificuldade se dá pela alteração da relação sinal-ruído entre as atividades. Resultados: Foram desenvolvidos 13 tipos de atividades, apresentados de forma randômica. As avaliações pré e pós-treinamento e o programa foram aplicados a uma amostra de 49 indivíduos, dos quais 38 (77,55%) participaram de todas as etapas do estudo. Os resultados sugerem que o treinamento é aplicável na população amostral. Conclusão: De acordo com os resultados, houve diferença estatisticamente significante entre os momentos pré e pós-treinamento em relação ao desempenho dos testes. Sendo assim, observou-se melhora do desempenho nos testes cognitivos e de processamento auditivo após o treinamento, sugerindo a existência de uma relação entre os dois aspectos pesquisados, uma vez que tanto os aspectos auditivos quanto os cognitivos foram influenciados positivamente no pós-treinoIntroduction: Auditory Training (AT) is used to improve auditory processes in any population that presents alterations associated with the central auditory nervous system. The success of a TA is directly related to neural plasticity. Most of the existing training focuses exclusively on auditory skills, without stimulating cognitive aspects, such as memory and attention. In Brazil, there are still few computerized AT instruments aimed at the adult and/or elderly population, when compared to the greater variety of programs aimed at children. For training to benefit daily communication, it is important that an integrated auditory-cognitive approach is performed, since the training would work with the cognitive processes already applied to use. The hypothesis of this study is that a training program that considers these factors can establish itself as an effective auditory training tool, helping patients to improve their skills. Objective: To develop a training program for auditory and cognitive skills based on LEB, for adults, in Portuguese, which aims to improve auditory skills, in addition to positively influencing cognitive skills through the auditory-cognitive approach; and to evaluate its applicability. Method: This study is divided into two parts, as follows: development of the website for the training titled Training of Auditory and Cognitive Skills (ThAC); the application of this training in young adults without auditory and cognitive complaints, for validation. The objective of the ThAC is to focus on auditory and cognitive skills through activities in which stimuli (words, nonwords, texts) are simultaneously presented to a given background noise, which changes in intensity from one activity to another, according to the patients performance. The degree of difficulty is stablished by the change in the signal-to-noise ratio between activities. Results: Thirteen types of activities were developed and presented randomly. The pre- and post-training assessments and the program were applied to a sample of 49 individuals, of which 38 (77.55%) participated in all stages of the study. The results suggest that the training is applicable to the sample population. Conclusion: According to the results, there was a statistically significant difference between the pre- and post-training moments in relation to the performance in the tests. Thus, it was observed an improvement in performance in cognitive tests and auditory processing after the training, suggesting the existence of a relationship between the two aspects addressed, since both auditory and cognitive aspects were positively influenced in the post-trainingBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchochat, ElianeLaperuta, Erika Biscaro2021-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-10112021-121319/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-11-10T14:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-10112021-121319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-11-10T14:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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