Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-07072020-225332/ |
Resumo: | Tendo como pressuposto que o ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental pode se utilizar das novas tecnologias, foi proposta, neste trabalho, a investigação das possíveis contribuições da criação de vídeos digitais como recurso didático para auxiliar o desenvolvimento de conceitos relativos à probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Ao longo do trabalho, discutimos aspectos do ensino-aprendizagem de Probabilidade, suas definições/interpretações e sua presença em alguns documentos oficiais. Além disso, descrevemos algumas das dificuldades conceituais para o seu desenvolvimento junto aos estudantes. São apresentadas também ideias referentes ao uso de metodologias ativas no contexto escolar, que buscam fornecer ao estudante um lugar de protagonismo em sala de aula, incluindo reflexões a respeito do uso de vídeo como recurso de ensino. Com base na breve análise de um projeto piloto, foi descrita e analisada uma proposta de trabalho aplicada com alunos de nono ano de Ensino Fundamental de uma escola privada de São Paulo, visando proporcionar reflexões acerca do conteúdo de probabilidade, utilizando o vídeo como criação coletiva. Neste trabalho de campo, foi possível acompanhar o processo de trabalho dos alunos, bem como analisar os resultados apresentados. Por meio dessas análises, de aplicações de questionários, de entrevistas e de gravações, notou-se avanços no que diz respeito à compreensão conceitual acerca do tema bem como importantes contribuições na formação de um aluno autônomo diante de sua aprendizagem. |
id |
USP_76c5431d623c694cb657d261489b54c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-07072020-225332 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de ProbabilidadeDigital video making in the teaching-learning of ProbabilityBasic educationEducação básicaEducação estatísticaEducationProbabilidadeProbabilityProdução de vídeosProduction of videosStatisticsVideoVídeoTendo como pressuposto que o ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental pode se utilizar das novas tecnologias, foi proposta, neste trabalho, a investigação das possíveis contribuições da criação de vídeos digitais como recurso didático para auxiliar o desenvolvimento de conceitos relativos à probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Ao longo do trabalho, discutimos aspectos do ensino-aprendizagem de Probabilidade, suas definições/interpretações e sua presença em alguns documentos oficiais. Além disso, descrevemos algumas das dificuldades conceituais para o seu desenvolvimento junto aos estudantes. São apresentadas também ideias referentes ao uso de metodologias ativas no contexto escolar, que buscam fornecer ao estudante um lugar de protagonismo em sala de aula, incluindo reflexões a respeito do uso de vídeo como recurso de ensino. Com base na breve análise de um projeto piloto, foi descrita e analisada uma proposta de trabalho aplicada com alunos de nono ano de Ensino Fundamental de uma escola privada de São Paulo, visando proporcionar reflexões acerca do conteúdo de probabilidade, utilizando o vídeo como criação coletiva. Neste trabalho de campo, foi possível acompanhar o processo de trabalho dos alunos, bem como analisar os resultados apresentados. Por meio dessas análises, de aplicações de questionários, de entrevistas e de gravações, notou-se avanços no que diz respeito à compreensão conceitual acerca do tema bem como importantes contribuições na formação de um aluno autônomo diante de sua aprendizagem.Considering that the teaching-learning process of Mathematics in Elementary School can make use of new technologies, this paper investigates the possible contribution of the making of digital videos as a didactic resource to help the study of probability related concepts in the final years of elementary school. Throughout the paper, we discuss aspects of probability teaching and learning, their definitions / interpretations and their presence in some official documents. In addition, we describe some of the conceptual difficulties for its development with students. Furthermore, some aspects concerning the use of videos as a teaching resource are presented, besides ideas regarding the use of active methodologies in the school context. Those methodologies seek to bestow the student with a leading role in the classroom. Based on the analysis conducted on a first experiment, a work proposal for ninth grade students from a private school in São Paulo was described and analyzed, aiming to reflect about the content of probability and the use of videos as a collective creation in the scope of this area. During the field research, it was possible to watch the work process of students, as well as analize the results presented. By consideration of the analizes done, the questionnaires given, the interviews and recordings, it was possible to notice improvement regarding the comprehension of concepts related to the theme, in addintion to great contribution to the general formation of the independent student and their learning process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMagalhaes, Marcos NascimentoMorais, Thiago Picos de2019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-07072020-225332/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T20:58:02Zoai:teses.usp.br:tde-07072020-225332Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T20:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade Digital video making in the teaching-learning of Probability |
title |
Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade |
spellingShingle |
Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade Morais, Thiago Picos de Basic education Educação básica Educação estatística Education Probabilidade Probability Produção de vídeos Production of videos Statistics Video Vídeo |
title_short |
Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade |
title_full |
Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade |
title_fullStr |
Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade |
title_full_unstemmed |
Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade |
title_sort |
Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade |
author |
Morais, Thiago Picos de |
author_facet |
Morais, Thiago Picos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magalhaes, Marcos Nascimento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Thiago Picos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Basic education Educação básica Educação estatística Education Probabilidade Probability Produção de vídeos Production of videos Statistics Video Vídeo |
topic |
Basic education Educação básica Educação estatística Education Probabilidade Probability Produção de vídeos Production of videos Statistics Video Vídeo |
description |
Tendo como pressuposto que o ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental pode se utilizar das novas tecnologias, foi proposta, neste trabalho, a investigação das possíveis contribuições da criação de vídeos digitais como recurso didático para auxiliar o desenvolvimento de conceitos relativos à probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Ao longo do trabalho, discutimos aspectos do ensino-aprendizagem de Probabilidade, suas definições/interpretações e sua presença em alguns documentos oficiais. Além disso, descrevemos algumas das dificuldades conceituais para o seu desenvolvimento junto aos estudantes. São apresentadas também ideias referentes ao uso de metodologias ativas no contexto escolar, que buscam fornecer ao estudante um lugar de protagonismo em sala de aula, incluindo reflexões a respeito do uso de vídeo como recurso de ensino. Com base na breve análise de um projeto piloto, foi descrita e analisada uma proposta de trabalho aplicada com alunos de nono ano de Ensino Fundamental de uma escola privada de São Paulo, visando proporcionar reflexões acerca do conteúdo de probabilidade, utilizando o vídeo como criação coletiva. Neste trabalho de campo, foi possível acompanhar o processo de trabalho dos alunos, bem como analisar os resultados apresentados. Por meio dessas análises, de aplicações de questionários, de entrevistas e de gravações, notou-se avanços no que diz respeito à compreensão conceitual acerca do tema bem como importantes contribuições na formação de um aluno autônomo diante de sua aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-07072020-225332/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-07072020-225332/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256788486848512 |