Consistência da geometria de rodovias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-01112024-115912/ |
Resumo: | Harmonia, ou consistência, da geometria de rodovias é o grau de concordância e compatibilidade entre os elementos da geometria da rodovia e as solicitações físicas necessárias aos veículos, ou à habilidade dos motoristas para conduzi-los. A consistência é uma variável que pode ser usada para analisar indiretamente as relações entre o controle de veículos, as solicitações à habilidade dos motoristas, e, a facilidade de controle dos veículos pelos condutores, um dos principais elementos do conjunto de variáveis que definem o grau de segurança nas estradas. No presente trabalho discutem-se conceitos sobre a \"consistência da geometria das rodovias\". Em particular, o estudo da compatibilidade entre-os elementos da geometria horizontal da via, a circulação de veículos e solicitações aos motoristas. A finalidade principal do trabalho é sugerir a administradores e técnicos dos transportes que a harmonia entre elementos geométricos da via e a circulação de veículos, do ponto de vista das solicitações à habilidade dos motoristas, é um fator que pode fornecer informações úteis durante o processo de tomada de decisões sobre investimentos e gerência da malha viária. Mas, dentre outros objetivos desse trabalho destacam-se: a) Disseminar métodos usados para determinação e avaliação da consistência da geometria-horizontal das rodovias. b) Divulgar os estudos sobre a consistência no meio técnico-científico nacional; c) Mostrar que os estudos sobre consistência podem ser úteis para auxiliar a localização e classificação relativa (priorização) de secções criticas ou não consistentes, do ponto de vista do seu potencial de ocorrência de acidentes; d) Sugerir a inclusão dos estudos sobre consistência, nos projetos, implantação e obras de recuperação das vias, visando melhorar os padrões de segurança e conforto oferecidos aos usuários; e) Mostrar que o uso dos conceitos que definam e classifiquem |
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A finalidade principal do trabalho é sugerir a administradores e técnicos dos transportes que a harmonia entre elementos geométricos da via e a circulação de veículos, do ponto de vista das solicitações à habilidade dos motoristas, é um fator que pode fornecer informações úteis durante o processo de tomada de decisões sobre investimentos e gerência da malha viária. Mas, dentre outros objetivos desse trabalho destacam-se: a) Disseminar métodos usados para determinação e avaliação da consistência da geometria-horizontal das rodovias. b) Divulgar os estudos sobre a consistência no meio técnico-científico nacional; c) Mostrar que os estudos sobre consistência podem ser úteis para auxiliar a localização e classificação relativa (priorização) de secções criticas ou não consistentes, do ponto de vista do seu potencial de ocorrência de acidentes; d) Sugerir a inclusão dos estudos sobre consistência, nos projetos, implantação e obras de recuperação das vias, visando melhorar os padrões de segurança e conforto oferecidos aos usuários; e) Mostrar que o uso dos conceitos que definam e classifiquemHarmony, or consistency of road geometry is the level of agreement and compatibility among the elements of the road geometry and the physical solicitations necessary to the vehicles, or the motorists ability to drive them. The consistency is a variable which can be used to analyse indirectly the relationships among the vehicle control, the solicitations to the motorists ability, and the ease of the vehicle control by the motorists, one of the main elements of the set of variables which define the safety level of roads. At this work it is discussed concepts about the \"consistency of road geometry\". Particularly the study of compatibility among the horizontal geometry elements of the road, the movement ofvehicles and the solicita.tions to the motorists. The main objective ofthis·work isto hint to administrators and transport technicians that the consistency among geometric elements of roads and the movement of vehicles, from the point of view of the solicitations to the motorists ability, is a factor which may give useful information during the process of making decisions about investiments and management of the road network. However, among other objectives ofthis work, it can be pointed out: a) To disseminate methods used to determine and evaluate the consistency of road horizontal geometry; b) To scatter the studies about the consistency in the national technical-scientific means; c) To show that the studies aoout the consistency may be useful to help the location and the· relative classification (priorization) of critical or inconsistent road sections, taking into consideration its potencial for accident occurences; d) To hint the inclusion of the studies about consistency, in the designs, in the implantation and in the rehabilitation of roads, seeking the improvement ofthe safety leveis and confort offered to the users; e) To show that the use ofthe concepts which define and classify consistency may contribute to the increase of safety on brazilian roads. Among the exposed conclusions are: the consistency may be a useful variable to the orienta.tion of geometric designs of brazilian roads, and may contribute to the perfectioning of the decisions about investments in works for the improvement of safety and confort, or attempts to minimize the number of road accidents, because it identifies arguments which may be used to give explanation about the levei of agreement among the geometry elements ofthe road and solicitation ofthe motorists ability to drive. · The collected information may be useful to help dÚring the decisions on the processes of action priorization which improve the safety of traffic of vehicles on the roads: the studies about the consistency of the geometry- and the harmony of the alignment permit the identification of road sections where the motorists drive under stress and human fails, or inadequate solicitations to the vehicles, may occur with a higher probability, increasing the risk of accidents.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFelex, Jose BernardesSantos, Benjamim Jorge Rodrigues dos1992-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-01112024-115912/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-01T19:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-01112024-115912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-01T19:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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