Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queila Cristina Goes Borges
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-21102010-091645
Resumo: Este trabalho é fruto de uma investigação realizada junto Programa Educom.rádio, curso de extensão oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Artes da USP a aproximadamente 11 mil professores e alunos de 455 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, entre 2001 e 2004, tendo como foco a maneira como o conceito e a prática do planejamento foram considerados tanto na elaboração do projeto quanto como conteúdo previsto no cronograma de atividades. Além da descrição das formas sob as quais o tema do planejamento esteve presente ao logo do desenvolvimento do curso, foram analisados especificamente a produção de 169 propostas de planejamento educomunicativo de autoria conjunta de professores, alunos e membros da comunidade que participaram de duas das sete fases do Educom.rádio, respectivamente a 6ª e a 7ª fases. O resultado da pesquisa possibilita afirmar não apenas que o planejamento é um requisito fundamental para garantir o sucesso de qualquer trabalho educomunicativo, como atesta o esforço de coerência epistemológica do próprio do projeto para garantir sua coerência interna, entre o que ensinou e o que praticou, enquanto atividade cultural e educativa.
id USP_7737027548326d58af835fef912d04ee
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21102010-091645
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento 2009-05-13Ismar de Oliveira SoaresPatricia Horta AlvesLucilene CuryQueila Cristina Goes BorgesUniversidade de São PauloCiências da ComunicaçãoUSPBR Communication Comunicação Ecosystem management and participatory communication Educação Education Educomunicação Educomunication Gestão participativa e ecossistema comunicativo Planejamento Planning Este trabalho é fruto de uma investigação realizada junto Programa Educom.rádio, curso de extensão oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Artes da USP a aproximadamente 11 mil professores e alunos de 455 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, entre 2001 e 2004, tendo como foco a maneira como o conceito e a prática do planejamento foram considerados tanto na elaboração do projeto quanto como conteúdo previsto no cronograma de atividades. Além da descrição das formas sob as quais o tema do planejamento esteve presente ao logo do desenvolvimento do curso, foram analisados especificamente a produção de 169 propostas de planejamento educomunicativo de autoria conjunta de professores, alunos e membros da comunidade que participaram de duas das sete fases do Educom.rádio, respectivamente a 6ª e a 7ª fases. O resultado da pesquisa possibilita afirmar não apenas que o planejamento é um requisito fundamental para garantir o sucesso de qualquer trabalho educomunicativo, como atesta o esforço de coerência epistemológica do próprio do projeto para garantir sua coerência interna, entre o que ensinou e o que praticou, enquanto atividade cultural e educativa. This paper is the result of a research program conducted with Educom.rádio, extension course offered by the Center for Communication and Arts of USP to approximately 11 thousand students and teachers of 455 schools in the municipal system of education in the city of São Paulo, between 2001 and 2004, focusing how the concept and practice of planning were both in the preparation of the project as content as specified in schedule of activities. Besides the description of the ways in which the subject of planning was right to the development of the course, have been examined specifically the production of 169 proposals for planning educomunication of joint authorship of teachers, students and community members who participated in two of the seven stages the Educom.rádio respectively the 6th and 7th phases. The search result provides not only to say that planning is a prerequisite for the success of any work educomunicating, as evidenced by the effort of the epistemological consistency by design to ensure internal consistency, and what it taught and practiced as cultural and educational activity. https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-21102010-091645info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:48:49Zoai:teses.usp.br:tde-21102010-091645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:06:13.371618Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
title Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
spellingShingle Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
Queila Cristina Goes Borges
title_short Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
title_full Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
title_fullStr Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
title_full_unstemmed Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
title_sort Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
author Queila Cristina Goes Borges
author_facet Queila Cristina Goes Borges
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ismar de Oliveira Soares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Patricia Horta Alves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lucilene Cury
dc.contributor.author.fl_str_mv Queila Cristina Goes Borges
contributor_str_mv Ismar de Oliveira Soares
Patricia Horta Alves
Lucilene Cury
description Este trabalho é fruto de uma investigação realizada junto Programa Educom.rádio, curso de extensão oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Artes da USP a aproximadamente 11 mil professores e alunos de 455 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, entre 2001 e 2004, tendo como foco a maneira como o conceito e a prática do planejamento foram considerados tanto na elaboração do projeto quanto como conteúdo previsto no cronograma de atividades. Além da descrição das formas sob as quais o tema do planejamento esteve presente ao logo do desenvolvimento do curso, foram analisados especificamente a produção de 169 propostas de planejamento educomunicativo de autoria conjunta de professores, alunos e membros da comunidade que participaram de duas das sete fases do Educom.rádio, respectivamente a 6ª e a 7ª fases. O resultado da pesquisa possibilita afirmar não apenas que o planejamento é um requisito fundamental para garantir o sucesso de qualquer trabalho educomunicativo, como atesta o esforço de coerência epistemológica do próprio do projeto para garantir sua coerência interna, entre o que ensinou e o que praticou, enquanto atividade cultural e educativa.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-21102010-091645
url https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-21102010-091645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502952601255936