Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21102010-091645/ |
Resumo: | Este trabalho é fruto de uma investigação realizada junto Programa Educom.rádio, curso de extensão oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Artes da USP a aproximadamente 11 mil professores e alunos de 455 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, entre 2001 e 2004, tendo como foco a maneira como o conceito e a prática do planejamento foram considerados tanto na elaboração do projeto quanto como conteúdo previsto no cronograma de atividades. Além da descrição das formas sob as quais o tema do planejamento esteve presente ao logo do desenvolvimento do curso, foram analisados especificamente a produção de 169 propostas de planejamento educomunicativo de autoria conjunta de professores, alunos e membros da comunidade que participaram de duas das sete fases do Educom.rádio, respectivamente a 6ª e a 7ª fases. O resultado da pesquisa possibilita afirmar não apenas que o planejamento é um requisito fundamental para garantir o sucesso de qualquer trabalho educomunicativo, como atesta o esforço de coerência epistemológica do próprio do projeto para garantir sua coerência interna, entre o que ensinou e o que praticou, enquanto atividade cultural e educativa. |
id |
USP_7737027548326d58af835fef912d04ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21102010-091645 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamentoEducomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamentoCommunicationComunicaçãoEcosystem management and participatory communicationEducaçãoEducationEducomunicaçãoEducomunicationGestão participativa e ecossistema comunicativoPlanejamentoPlanningEste trabalho é fruto de uma investigação realizada junto Programa Educom.rádio, curso de extensão oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Artes da USP a aproximadamente 11 mil professores e alunos de 455 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, entre 2001 e 2004, tendo como foco a maneira como o conceito e a prática do planejamento foram considerados tanto na elaboração do projeto quanto como conteúdo previsto no cronograma de atividades. Além da descrição das formas sob as quais o tema do planejamento esteve presente ao logo do desenvolvimento do curso, foram analisados especificamente a produção de 169 propostas de planejamento educomunicativo de autoria conjunta de professores, alunos e membros da comunidade que participaram de duas das sete fases do Educom.rádio, respectivamente a 6ª e a 7ª fases. O resultado da pesquisa possibilita afirmar não apenas que o planejamento é um requisito fundamental para garantir o sucesso de qualquer trabalho educomunicativo, como atesta o esforço de coerência epistemológica do próprio do projeto para garantir sua coerência interna, entre o que ensinou e o que praticou, enquanto atividade cultural e educativa.This paper is the result of a research program conducted with Educom.rádio, extension course offered by the Center for Communication and Arts of USP to approximately 11 thousand students and teachers of 455 schools in the municipal system of education in the city of São Paulo, between 2001 and 2004, focusing how the concept and practice of planning were both in the preparation of the project as content as specified in schedule of activities. Besides the description of the ways in which the subject of planning was right to the development of the course, have been examined specifically the production of 169 proposals for planning educomunication of joint authorship of teachers, students and community members who participated in two of the seven stages the Educom.rádio respectively the 6th and 7th phases. The search result provides not only to say that planning is a prerequisite for the success of any work educomunicating, as evidenced by the effort of the epistemological consistency by design to ensure internal consistency, and what it taught and practiced as cultural and educational activity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, Ismar de OliveiraBorges, Queila Cristina Goes2009-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21102010-091645/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-21102010-091645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento |
title |
Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento |
spellingShingle |
Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento Borges, Queila Cristina Goes Communication Comunicação Ecosystem management and participatory communication Educação Education Educomunicação Educomunication Gestão participativa e ecossistema comunicativo Planejamento Planning |
title_short |
Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento |
title_full |
Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento |
title_fullStr |
Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento |
title_full_unstemmed |
Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento |
title_sort |
Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento |
author |
Borges, Queila Cristina Goes |
author_facet |
Borges, Queila Cristina Goes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Ismar de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Queila Cristina Goes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Communication Comunicação Ecosystem management and participatory communication Educação Education Educomunicação Educomunication Gestão participativa e ecossistema comunicativo Planejamento Planning |
topic |
Communication Comunicação Ecosystem management and participatory communication Educação Education Educomunicação Educomunication Gestão participativa e ecossistema comunicativo Planejamento Planning |
description |
Este trabalho é fruto de uma investigação realizada junto Programa Educom.rádio, curso de extensão oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Artes da USP a aproximadamente 11 mil professores e alunos de 455 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, entre 2001 e 2004, tendo como foco a maneira como o conceito e a prática do planejamento foram considerados tanto na elaboração do projeto quanto como conteúdo previsto no cronograma de atividades. Além da descrição das formas sob as quais o tema do planejamento esteve presente ao logo do desenvolvimento do curso, foram analisados especificamente a produção de 169 propostas de planejamento educomunicativo de autoria conjunta de professores, alunos e membros da comunidade que participaram de duas das sete fases do Educom.rádio, respectivamente a 6ª e a 7ª fases. O resultado da pesquisa possibilita afirmar não apenas que o planejamento é um requisito fundamental para garantir o sucesso de qualquer trabalho educomunicativo, como atesta o esforço de coerência epistemológica do próprio do projeto para garantir sua coerência interna, entre o que ensinou e o que praticou, enquanto atividade cultural e educativa. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21102010-091645/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21102010-091645/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090968257822720 |