Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Queila Cristina Goes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21102010-091645/
Resumo: Este trabalho é fruto de uma investigação realizada junto Programa Educom.rádio, curso de extensão oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Artes da USP a aproximadamente 11 mil professores e alunos de 455 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, entre 2001 e 2004, tendo como foco a maneira como o conceito e a prática do planejamento foram considerados tanto na elaboração do projeto quanto como conteúdo previsto no cronograma de atividades. Além da descrição das formas sob as quais o tema do planejamento esteve presente ao logo do desenvolvimento do curso, foram analisados especificamente a produção de 169 propostas de planejamento educomunicativo de autoria conjunta de professores, alunos e membros da comunidade que participaram de duas das sete fases do Educom.rádio, respectivamente a 6ª e a 7ª fases. O resultado da pesquisa possibilita afirmar não apenas que o planejamento é um requisito fundamental para garantir o sucesso de qualquer trabalho educomunicativo, como atesta o esforço de coerência epistemológica do próprio do projeto para garantir sua coerência interna, entre o que ensinou e o que praticou, enquanto atividade cultural e educativa.
id USP_7737027548326d58af835fef912d04ee
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21102010-091645
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamentoEducomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamentoCommunicationComunicaçãoEcosystem management and participatory communicationEducaçãoEducationEducomunicaçãoEducomunicationGestão participativa e ecossistema comunicativoPlanejamentoPlanningEste trabalho é fruto de uma investigação realizada junto Programa Educom.rádio, curso de extensão oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Artes da USP a aproximadamente 11 mil professores e alunos de 455 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, entre 2001 e 2004, tendo como foco a maneira como o conceito e a prática do planejamento foram considerados tanto na elaboração do projeto quanto como conteúdo previsto no cronograma de atividades. Além da descrição das formas sob as quais o tema do planejamento esteve presente ao logo do desenvolvimento do curso, foram analisados especificamente a produção de 169 propostas de planejamento educomunicativo de autoria conjunta de professores, alunos e membros da comunidade que participaram de duas das sete fases do Educom.rádio, respectivamente a 6ª e a 7ª fases. O resultado da pesquisa possibilita afirmar não apenas que o planejamento é um requisito fundamental para garantir o sucesso de qualquer trabalho educomunicativo, como atesta o esforço de coerência epistemológica do próprio do projeto para garantir sua coerência interna, entre o que ensinou e o que praticou, enquanto atividade cultural e educativa.This paper is the result of a research program conducted with Educom.rádio, extension course offered by the Center for Communication and Arts of USP to approximately 11 thousand students and teachers of 455 schools in the municipal system of education in the city of São Paulo, between 2001 and 2004, focusing how the concept and practice of planning were both in the preparation of the project as content as specified in schedule of activities. Besides the description of the ways in which the subject of planning was right to the development of the course, have been examined specifically the production of 169 proposals for planning educomunication of joint authorship of teachers, students and community members who participated in two of the seven stages the Educom.rádio respectively the 6th and 7th phases. The search result provides not only to say that planning is a prerequisite for the success of any work educomunicating, as evidenced by the effort of the epistemological consistency by design to ensure internal consistency, and what it taught and practiced as cultural and educational activity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, Ismar de OliveiraBorges, Queila Cristina Goes2009-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21102010-091645/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-21102010-091645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
title Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
spellingShingle Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
Borges, Queila Cristina Goes
Communication
Comunicação
Ecosystem management and participatory communication
Educação
Education
Educomunicação
Educomunication
Gestão participativa e ecossistema comunicativo
Planejamento
Planning
title_short Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
title_full Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
title_fullStr Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
title_full_unstemmed Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
title_sort Educomunicação e democracia na escola pública: o educom.rádio e o planejamento
author Borges, Queila Cristina Goes
author_facet Borges, Queila Cristina Goes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Ismar de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Queila Cristina Goes
dc.subject.por.fl_str_mv Communication
Comunicação
Ecosystem management and participatory communication
Educação
Education
Educomunicação
Educomunication
Gestão participativa e ecossistema comunicativo
Planejamento
Planning
topic Communication
Comunicação
Ecosystem management and participatory communication
Educação
Education
Educomunicação
Educomunication
Gestão participativa e ecossistema comunicativo
Planejamento
Planning
description Este trabalho é fruto de uma investigação realizada junto Programa Educom.rádio, curso de extensão oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Artes da USP a aproximadamente 11 mil professores e alunos de 455 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, entre 2001 e 2004, tendo como foco a maneira como o conceito e a prática do planejamento foram considerados tanto na elaboração do projeto quanto como conteúdo previsto no cronograma de atividades. Além da descrição das formas sob as quais o tema do planejamento esteve presente ao logo do desenvolvimento do curso, foram analisados especificamente a produção de 169 propostas de planejamento educomunicativo de autoria conjunta de professores, alunos e membros da comunidade que participaram de duas das sete fases do Educom.rádio, respectivamente a 6ª e a 7ª fases. O resultado da pesquisa possibilita afirmar não apenas que o planejamento é um requisito fundamental para garantir o sucesso de qualquer trabalho educomunicativo, como atesta o esforço de coerência epistemológica do próprio do projeto para garantir sua coerência interna, entre o que ensinou e o que praticou, enquanto atividade cultural e educativa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21102010-091645/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21102010-091645/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090968257822720