Entre notação e improviso: teoria e prática nos partimenti de Giovanni Furno (1750-1837)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12012023-161938/ |
Resumo: | Este trabalho realiza um estudo sistemático sobre a teoria e a prática dos partimenti napolitanos a partir das fontes relativas à didática de Giovanni Furno (1750-1837). Dessa forma, o primeiro capítulo apresenta uma introdução ao tema, com breve histórico das pesquisas recentes, bem como uma reflexão sobre os possíveis motivos da negligência para com a teoria musical napolitana no século XX e seu redescobrimento em tempos atuais. O segundo capítulo discorre brevemente sobre a biografia de Giovanni Furno e sobre as fontes primárias conhecidas relativas à sua didática. O terceiro capítulo apresenta a primeira tradução para língua portuguesa das regras de partimenti de Furno, discutindo as teorias implícitas em seu texto e em seus partimenti, com base em fontes primárias e secundárias. O quarto capítulo tem por objetivo apresentar uma proposta de realização dos partimenti de Furno, analisando as diversas técnicas e possibilidades de se explorar esse material nos dias de hoje, sempre fundamentando-se em evidências e fontes históricas. Por fim, o quinto capítulo discorre sobre um manuscrito de disposições atribuído a Furno, analisando seu conteúdo a partir de seus pressupostos teóricos, e apresentando os preceitos pedagógicos que fundamentam o modelo de ensino napolitano do contraponto. |
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