Sistema de injeção de gás sob pressão em cilindros de motores diesel de médio porte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trielli, Mauricio Assumpção
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-26072024-134023/
Resumo: O objetivo deste estudo é estudar as características de desempenho de uma proposta alternativa de sistema de injeção de gás natural, projetada para substituir parcialmente o óleo disel na alimentação de motores de médio porte, originalmente concebidos para serem de ignição por compressão. Este sistema de dupla-injeção difere dos demais em desenvolvimento no exterior por possuir um injetor de gás comandado hidraulicamente com a utilização de bombas injetoras tradicionais, o que o torna simples e de baixo custo além de permitir fácil reconversão. A injeção é feita no cilindro, com pressões moderadas, durante o início do curso de compressão do ciclo do motor, sendo a ignição da mistura ar-gás assegurada por chama piloto de óleo disel. Desenvolveu-se um protótipo de um sistema de injeção aplicável a um motor específico e o modelo matemático que descreve seu comportamento dinâmico. Os escoamentos de óleo hidráulico no sistema de atuação do injetor e de gás natural foram equacionados levando em conta variações de propriedades dos fluidos e utilizando modelos de parâmetros concentrados em cada componente característico sistema de injeção, exceto nos trechos correspondentes aos condutos onde foram utilizados modelos de parâmetros distribuídos. Os conjuntos de equações diferenciais ordinárias e parciais hiperbólicas resultantes foram integrados simultaneamente utilizando-se dos métodos numéricos de Runge-Kutta e das características, respectivamente. Para validação do modelamento, vários resultados experimentais de desempenho são apresentados e comparados com os simulados.
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