"Interdisciplinaridade em cursos de graduação na área da saúde da Universidade de Uberaba-UNIUBE"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-20062005-083314/ |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender como o significado de interdisciplinaridade foi percebido pelos sujeitos envolvidos nos cursos aglutinados na Área da Saúde da Universidade de Uberaba- UNIUBE. A expressão Área diz respeito à integração de cursos e suas disciplinas. A Área, matriz virtual, operacionalizou a experiência interdisciplinar através do Programa de Promoção de Saúde Pró-Saúde. Este programa foi elaborado com a participação dos diferentes cursos de graduação a partir do reconhecimento das prioridades de saúde da população-alvo. O estudo foi desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde-UBS sob gerência plena da UNIUBE, no bairro Alfredo Freire. Para compreender a experiência colocada em prática, foi construído um instrumento específico relativo à percepção do significado de interdisciplinaridade e da percepção da experiência com o Pró-Saúde. O instrumento reunia dados de identificação pessoal, formação escolar e profissional dos entrevistados (diretores, professores, alunos dos cursos, coordenadores dos subprogramas, além de funcionários da UBS e usuários), bem como suas percepções sobre sua experiência interdisciplinar. Pela análise dos depoimentos, concluiu-se que a Área foi a indutora e o Pró-Saúde foi o facilitador do processo interdisciplinar entre os cursos de graduação da Área da Saúde. Concluiu-se, também que a interdisciplinaridade, além do conhecimento cognitivo que lhe é constitutivo, tem componente de ordem subjetiva representado pela vontade de cooperação, colaboração, diálogo, abertura do conhecimento para o outro e realização de trabalho comum. Em suma, a interdisciplinaridade envolve questões de atitudes frente à construção do conhecimento, sua compreensão e sua práxis. |
id |
USP_7806e6cb45094c2b419044b46a07b68f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20062005-083314 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
"Interdisciplinaridade em cursos de graduação na área da saúde da Universidade de Uberaba-UNIUBE" Interdisciplinaridade in courses of graduation in the area of the health of the University of Uberaba - Uniubeeducaçãoeducationhealthinterdisciplinaridadeinterdisciplinary experiencesaúdeO objetivo deste estudo foi compreender como o significado de interdisciplinaridade foi percebido pelos sujeitos envolvidos nos cursos aglutinados na Área da Saúde da Universidade de Uberaba- UNIUBE. A expressão Área diz respeito à integração de cursos e suas disciplinas. A Área, matriz virtual, operacionalizou a experiência interdisciplinar através do Programa de Promoção de Saúde Pró-Saúde. Este programa foi elaborado com a participação dos diferentes cursos de graduação a partir do reconhecimento das prioridades de saúde da população-alvo. O estudo foi desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde-UBS sob gerência plena da UNIUBE, no bairro Alfredo Freire. Para compreender a experiência colocada em prática, foi construído um instrumento específico relativo à percepção do significado de interdisciplinaridade e da percepção da experiência com o Pró-Saúde. O instrumento reunia dados de identificação pessoal, formação escolar e profissional dos entrevistados (diretores, professores, alunos dos cursos, coordenadores dos subprogramas, além de funcionários da UBS e usuários), bem como suas percepções sobre sua experiência interdisciplinar. Pela análise dos depoimentos, concluiu-se que a Área foi a indutora e o Pró-Saúde foi o facilitador do processo interdisciplinar entre os cursos de graduação da Área da Saúde. Concluiu-se, também que a interdisciplinaridade, além do conhecimento cognitivo que lhe é constitutivo, tem componente de ordem subjetiva representado pela vontade de cooperação, colaboração, diálogo, abertura do conhecimento para o outro e realização de trabalho comum. Em suma, a interdisciplinaridade envolve questões de atitudes frente à construção do conhecimento, sua compreensão e sua práxis.This study aimed at getting to know how the interdisciplinary concept was understood by the subjects involved in the courses within the Health Area of the University of Uberaba UNIUBE. The term Area has to do with courses integration and its disciplines. The Area, virtual matrix, performed the interdisciplinary experience through the Health Promotion Program Pro-Health. This program was elaborated with the participation of different undergraduate courses, aiming at the health priorities of the target population. The study was developed in a Basic Health Unit-BHU under the full management of UNIUBE, in the Alfredo Freire borough. A specific instrument focused on the perception of the interdisciplinary concept and the Pro-Health experience was built to evaluate the practical experience. The instrument included data on personal identification, interviewees schooling and professional background (head, professor, undergraduate student, subprogram supervisor, besides HBU officials and users), as well as their opinion on their interdisciplinary experience. Through report analysis, it may be concluded that the Area was the inducing agent and Pro-Health was the facilitator of the interdisciplinary process among the undergraduate courses in the Health Area. Also, that the interdisciplinary factor, besides its inherent cognitive element, carries a subjective component represented by the willingness to cooperate, collaborate and exchange ideas, besides sharing knowledge and working experience. In short, the interdisciplinary factor is a matter of attitude in face of knowledge, its diffusion and praxis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFuregato, Antonia Regina FerreiraGattas, Maria Lucia Borges2005-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-20062005-083314/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-20062005-083314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Interdisciplinaridade em cursos de graduação na área da saúde da Universidade de Uberaba-UNIUBE" Interdisciplinaridade in courses of graduation in the area of the health of the University of Uberaba - Uniube |
title |
"Interdisciplinaridade em cursos de graduação na área da saúde da Universidade de Uberaba-UNIUBE" |
spellingShingle |
"Interdisciplinaridade em cursos de graduação na área da saúde da Universidade de Uberaba-UNIUBE" Gattas, Maria Lucia Borges educação education health interdisciplinaridade interdisciplinary experience saúde |
title_short |
"Interdisciplinaridade em cursos de graduação na área da saúde da Universidade de Uberaba-UNIUBE" |
title_full |
"Interdisciplinaridade em cursos de graduação na área da saúde da Universidade de Uberaba-UNIUBE" |
title_fullStr |
"Interdisciplinaridade em cursos de graduação na área da saúde da Universidade de Uberaba-UNIUBE" |
title_full_unstemmed |
"Interdisciplinaridade em cursos de graduação na área da saúde da Universidade de Uberaba-UNIUBE" |
title_sort |
"Interdisciplinaridade em cursos de graduação na área da saúde da Universidade de Uberaba-UNIUBE" |
author |
Gattas, Maria Lucia Borges |
author_facet |
Gattas, Maria Lucia Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furegato, Antonia Regina Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gattas, Maria Lucia Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação education health interdisciplinaridade interdisciplinary experience saúde |
topic |
educação education health interdisciplinaridade interdisciplinary experience saúde |
description |
O objetivo deste estudo foi compreender como o significado de interdisciplinaridade foi percebido pelos sujeitos envolvidos nos cursos aglutinados na Área da Saúde da Universidade de Uberaba- UNIUBE. A expressão Área diz respeito à integração de cursos e suas disciplinas. A Área, matriz virtual, operacionalizou a experiência interdisciplinar através do Programa de Promoção de Saúde Pró-Saúde. Este programa foi elaborado com a participação dos diferentes cursos de graduação a partir do reconhecimento das prioridades de saúde da população-alvo. O estudo foi desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde-UBS sob gerência plena da UNIUBE, no bairro Alfredo Freire. Para compreender a experiência colocada em prática, foi construído um instrumento específico relativo à percepção do significado de interdisciplinaridade e da percepção da experiência com o Pró-Saúde. O instrumento reunia dados de identificação pessoal, formação escolar e profissional dos entrevistados (diretores, professores, alunos dos cursos, coordenadores dos subprogramas, além de funcionários da UBS e usuários), bem como suas percepções sobre sua experiência interdisciplinar. Pela análise dos depoimentos, concluiu-se que a Área foi a indutora e o Pró-Saúde foi o facilitador do processo interdisciplinar entre os cursos de graduação da Área da Saúde. Concluiu-se, também que a interdisciplinaridade, além do conhecimento cognitivo que lhe é constitutivo, tem componente de ordem subjetiva representado pela vontade de cooperação, colaboração, diálogo, abertura do conhecimento para o outro e realização de trabalho comum. Em suma, a interdisciplinaridade envolve questões de atitudes frente à construção do conhecimento, sua compreensão e sua práxis. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-05-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-20062005-083314/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-20062005-083314/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257157139955712 |