Sons por detrás dos cortinados: imagens musicais das Narrativas de Genji
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-29112022-200052/ |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a explorar o universo musical da obra japonesa As Narrativas de Genji (Genji monogatari, ????), escrita pela dama da corte Murasaki Shikibu no início do século XI. Genji é considerado o primeiro romance de autoria conhecida e é uma das obras mais importantes da literatura clássica japonesa. A narrativa está ambientada na corte do período Heian (794-1192), cujo refinado cotidiano era permeado por atividades artísticas como a poesia, caligrafia, música e combinação de incensos, que se fundem às emoções das personagens e ao cenário externo compondo um universo ficcional altamente sensorial. Dentre as expressões artísticas mencionadas, o aspecto musical foi escolhido para ser desenvolvido neste trabalho, dado o grande número e complexidade de cenas em que as personagens participam de performances e conversam sobre música. Partindo do pressuposto de que a música possui um papel no desenvolvimento da narrativa e não opera apenas como recurso ilustrativo das práticas performáticas da época, pretende-se demonstrar como ela é parte estrutural do tecido ficcional da obra. Para tal, primeiramente será apresentado um panorama da música da corte japonesa, o gagaku, com um breve histórico, os gêneros musicais, instrumentos, cosmologia e transmissão da tradição, com trechos de Genji relativos a cada aspecto comentado. Em seguida, conjuntamente à música, outros aspectos sensoriais da obra serão desenvolvidos sob o enfoque da divisão espacial das residências aristocráticas, nas quais as mulheres permaneciam ocultas da vista dos homens por biombos e cortinados. Argumentando que essas barreiras não eram absolutas, mas porosas, permitindo a passagem de sons, aromas, cartas e vislumbres, serão analisados trechos da obra que dialogam com essas manifestações artístico-sensoriais, mostrando como são fundamentais na caracterização das personagens. No último capítulo, a importância da música na narrativa será aprofundada através da análise de cenas com a personagem da dama de Akashi. A partir da estreita conexão que ela possui com a música, será possível explorar os vários aspectos -- poético, político e histórico, entre outros -- que as cenas musicais congregam, enfatizando a relação entre a música e a poesia, tanto do ponto de vista do mecanismo linguístico predominante em ambas, quanto das associações que estabelecem com o estado interno das personagens e do ambiente externo. O reconhecimento dessas várias camadas superpostas permite a expansão de nossa compreensão e apreciação de Genji como obra ficcional e não apenas como cânone literário que expressa o mais puro lirismo japonês. |
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Sons por detrás dos cortinados: imagens musicais das Narrativas de GenjiSounds from behind the blinds: musical images of The Tale of GenjiClassical Japanese literatureGagakuGagakuGenji monogatariGenji monogatariHeian periodLiteratura japonesa clássicaPeríodo HeianEsta pesquisa se propõe a explorar o universo musical da obra japonesa As Narrativas de Genji (Genji monogatari, ????), escrita pela dama da corte Murasaki Shikibu no início do século XI. Genji é considerado o primeiro romance de autoria conhecida e é uma das obras mais importantes da literatura clássica japonesa. A narrativa está ambientada na corte do período Heian (794-1192), cujo refinado cotidiano era permeado por atividades artísticas como a poesia, caligrafia, música e combinação de incensos, que se fundem às emoções das personagens e ao cenário externo compondo um universo ficcional altamente sensorial. Dentre as expressões artísticas mencionadas, o aspecto musical foi escolhido para ser desenvolvido neste trabalho, dado o grande número e complexidade de cenas em que as personagens participam de performances e conversam sobre música. Partindo do pressuposto de que a música possui um papel no desenvolvimento da narrativa e não opera apenas como recurso ilustrativo das práticas performáticas da época, pretende-se demonstrar como ela é parte estrutural do tecido ficcional da obra. Para tal, primeiramente será apresentado um panorama da música da corte japonesa, o gagaku, com um breve histórico, os gêneros musicais, instrumentos, cosmologia e transmissão da tradição, com trechos de Genji relativos a cada aspecto comentado. Em seguida, conjuntamente à música, outros aspectos sensoriais da obra serão desenvolvidos sob o enfoque da divisão espacial das residências aristocráticas, nas quais as mulheres permaneciam ocultas da vista dos homens por biombos e cortinados. Argumentando que essas barreiras não eram absolutas, mas porosas, permitindo a passagem de sons, aromas, cartas e vislumbres, serão analisados trechos da obra que dialogam com essas manifestações artístico-sensoriais, mostrando como são fundamentais na caracterização das personagens. No último capítulo, a importância da música na narrativa será aprofundada através da análise de cenas com a personagem da dama de Akashi. A partir da estreita conexão que ela possui com a música, será possível explorar os vários aspectos -- poético, político e histórico, entre outros -- que as cenas musicais congregam, enfatizando a relação entre a música e a poesia, tanto do ponto de vista do mecanismo linguístico predominante em ambas, quanto das associações que estabelecem com o estado interno das personagens e do ambiente externo. O reconhecimento dessas várias camadas superpostas permite a expansão de nossa compreensão e apreciação de Genji como obra ficcional e não apenas como cânone literário que expressa o mais puro lirismo japonês.This research aims to explore the musical universe of the Japanese work The Tale of Genji (Genji monogatari, ????), written by the court lady Murasaki Shikibu in the beginning of the 11th century. Genji is considered the first novel with known authorship and is one of the most important works of Japanese classical literature. The narrative is set in the court of the Heian period (794-1192), whose refined daily life was pervaded by artistic activities such as poetry, calligraphy, music and the combination of incense, which are merged with the characters\' emotions and the external setting, composing a highly sensory fictional universe. Among the artistic expressions mentioned above, the musical aspect was chosen to be developed in this research, given the large number and complexity of scenes in which the characters participate in performances and talk about music. Assuming that music has a role in the development of the narrative and does not operate only as an illustrative resource of the performance practices of the time, it is intended to demonstrate how it is a structural part of the work\'s fictional fabric. For this purpose, first it will be presented an overview of Japanese court music, gagaku, with a brief history, musical genres, instruments, cosmology and transmission of tradition, with excerpts from Genji relating to each aspect. Then, together with the music, other sensorial aspects of the work will be discussed from the perspective of the spatial division of the aristocratic residences, in which the women remained hidden from the men\'s view by screens and curtains. Arguing that these barriers were not absolute, but porous, allowing the passage of sounds, aromas, letters and glimpses, excerpts from the work that dialogue with these artistic-sensory manifestations will be analyzed, showing how fundamental they are in the characters\' depiction. In the last chapter, the importance of music in the narrative will be further explored through the analysis of scenes involving the character of the Akashi lady. Departing from the close connection she has with music, it will be possible to explore the various aspects -- poetic, political and historical, among others -- that the musical scenes bring together, emphasizing the relationship between music and poetry, so much from the point of view of the predominant linguistic mechanism operating in both, as well as the associations they establish with the internal state of the characters and the external environment. Recognizing these many overlapping layers allows for the expansion of our understanding and appreciation of Genji as a fictional work and not just as a literary canon that expresses the purest Japanese lyricism.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHashimoto, Shirlei Lica IchisatoXavier, Helena Mindlin2022-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-29112022-200052/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-29T22:26:00Zoai:teses.usp.br:tde-29112022-200052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-29T22:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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