O sistema das artes na estética de Hegel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrecilha, Gustavo de Azevedo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-14042022-122343/
Resumo: Ao propor a construção de um sistema das artes, Hegel busca apreendê-las tanto em sua singularidade quanto em sua universalidade enquanto arte. O sistema das artes é a terceira parte da estética, apresentado depois das partes dedicadas ao belo ideal e às Formas de arte, e corresponde à investigação da realização da arte na efetividade, da efetivação do espírito na materialidade, na forma das diferentes artes particulares. A sistemática proposta por Hegel, que compreende a universalidade da arte articulada com a singularidade das artes particulares, reflete um aspecto lógico que permeia todo o seu pensamento filosófico, ainda que existam também questões inerentemente estéticas que determinam a compreensão conceitual da arte e das artes. A constituição de um sistema das artes corresponde a um ponto que vinha sido constantemente trabalhado por parte dos pensadores alemães dos períodos do idealismo e do romantismo, fundamentalmente a partir da compreensão de questões formais e de expressividade de cada arte, sendo que Hegel destacará o conteúdo no âmbito essa discussão. Para isso, a estética hegeliana estabelece um conteúdo típico de cada arte, reflexo do contexto espiritual das Formas de arte, e que demandará diferentes maneiras de realização do espírito na materialidade, com o conteúdo simbólico se ligando à arte da arquitetura, o conteúdo clássico à arte da escultura e o conteúdo romântico às artes da pintura, da música e da poesia. A partir do tratamento com base no conteúdo histórico das artes, constitui-se um sistema dinâmico, permitindo também se refletir sobre o contexto posterior a Hegel a partir da chave de seu pensamento, discutindo os diferentes tensionamentos entre forma e conteúdo na arte moderna.
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