Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Aline Grasiele Cardoso de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-09102008-095811/
Resumo: O objetivo principal da pesquisa foi propor medidas de aperfeiçoamento dos procedimentos de gestão estratégica da informação na pequena empresa, compatíveis com suas especificidades. Para avaliar as dificuldades e possibilidades das pequenas empresas no uso desses procedimentos, foi utilizado o artifício de compará-los aos procedimentos utilizados pela média e grande empresa. A gestão estratégica da informação vem se tornando cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. Porém, nas pequenas empresas isso é realizado de uma maneira peculiar devido às suas especificidades, que apresentam diferenças significativas em sua forma organizacional. Os métodos de pesquisa foram delineados para duas fases: na primeira fase foi quantitativa, tendo como objetivo principal atualizar o mapeamento das empresas hoteleiras da região central do estado de São Paulo, além de compreender as principais características dessas empresas e de seus dirigentes. Na segunda, optou-se pelo emprego do método comparativo de casos e pela pesquisa qualitativa; para a coleta de dados fez-se uso de entrevistas, além da observação livre. Entre os principais resultados, constatou-se que as empresas estudadas se apóiam em fontes de informações informais para tomada de decisão. Foi possível afirmar que no primeiro momento do processo estratégico as informações informais e pessoais são mais valorizadas, mas ao passo em que uma estratégia se estabelece todos os procedimentos da GEI facilitam a continuidade do que foi estabelecido. A GEI foi identificada como consciente e compartilhada nas grandes empresas, enquanto que nas pequenas é inconsciente e centralizada.
id USP_78c0b8ec2add43bc029d5d7251067d30
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09102008-095811
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)Strategic information management at small enterprises: a comparative study with medium and large hospitality enterprisesGestão estratégica da informaçãoInformaçãoInformationPequena empresaProcesso estratégicoSmall enterpriseStrategic information managementStrategic processO objetivo principal da pesquisa foi propor medidas de aperfeiçoamento dos procedimentos de gestão estratégica da informação na pequena empresa, compatíveis com suas especificidades. Para avaliar as dificuldades e possibilidades das pequenas empresas no uso desses procedimentos, foi utilizado o artifício de compará-los aos procedimentos utilizados pela média e grande empresa. A gestão estratégica da informação vem se tornando cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. Porém, nas pequenas empresas isso é realizado de uma maneira peculiar devido às suas especificidades, que apresentam diferenças significativas em sua forma organizacional. Os métodos de pesquisa foram delineados para duas fases: na primeira fase foi quantitativa, tendo como objetivo principal atualizar o mapeamento das empresas hoteleiras da região central do estado de São Paulo, além de compreender as principais características dessas empresas e de seus dirigentes. Na segunda, optou-se pelo emprego do método comparativo de casos e pela pesquisa qualitativa; para a coleta de dados fez-se uso de entrevistas, além da observação livre. Entre os principais resultados, constatou-se que as empresas estudadas se apóiam em fontes de informações informais para tomada de decisão. Foi possível afirmar que no primeiro momento do processo estratégico as informações informais e pessoais são mais valorizadas, mas ao passo em que uma estratégia se estabelece todos os procedimentos da GEI facilitam a continuidade do que foi estabelecido. A GEI foi identificada como consciente e compartilhada nas grandes empresas, enquanto que nas pequenas é inconsciente e centralizada.This study aimed at proposing measures to improve strategic information management (SIM) procedures at small enterprises, compatible to their specificities. In order to assess the difficulties and possibilities of small enterprises in using these procedures, they were compared to those used by medium and large enterprises. Strategic information management has become an important procedure in the everyday management of enterprises. At small enterprises, however, this is carried out differently due to their particularities, since they present distinctive organizational features. The research method was designed to have two phases: the first one had a quantitative nature, and its goal was to chart the hospitality enterprises in the central region of São Paulo State, Brazil, in addition to understanding their main characteristics and managers. The second phase employed a comparative case method of a qualitative nature: interviews and unstructured observations were used as data collection tools. In general, the results show that all of the enterprises rely on information to make decisions. This study also shows that while informal and personal information is more valued in the beginning of the strategic process, SIM procedures are then used to promote the continuity of the chosen strategic actions. In addition, while SIM is intentional and shared at large enterprises, it seems to be rather instinctive and centralized at small enterprises.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEscrivão Filho, EdmundoBrito, Aline Grasiele Cardoso de2008-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-09102008-095811/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-09102008-095811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)
Strategic information management at small enterprises: a comparative study with medium and large hospitality enterprises
title Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)
spellingShingle Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)
Brito, Aline Grasiele Cardoso de
Gestão estratégica da informação
Informação
Information
Pequena empresa
Processo estratégico
Small enterprise
Strategic information management
Strategic process
title_short Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)
title_full Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)
title_fullStr Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)
title_full_unstemmed Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)
title_sort Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: um estudo comparativo com as médias e grandes empresas do setor de serviços (hotelaria)
author Brito, Aline Grasiele Cardoso de
author_facet Brito, Aline Grasiele Cardoso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escrivão Filho, Edmundo
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Aline Grasiele Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão estratégica da informação
Informação
Information
Pequena empresa
Processo estratégico
Small enterprise
Strategic information management
Strategic process
topic Gestão estratégica da informação
Informação
Information
Pequena empresa
Processo estratégico
Small enterprise
Strategic information management
Strategic process
description O objetivo principal da pesquisa foi propor medidas de aperfeiçoamento dos procedimentos de gestão estratégica da informação na pequena empresa, compatíveis com suas especificidades. Para avaliar as dificuldades e possibilidades das pequenas empresas no uso desses procedimentos, foi utilizado o artifício de compará-los aos procedimentos utilizados pela média e grande empresa. A gestão estratégica da informação vem se tornando cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. Porém, nas pequenas empresas isso é realizado de uma maneira peculiar devido às suas especificidades, que apresentam diferenças significativas em sua forma organizacional. Os métodos de pesquisa foram delineados para duas fases: na primeira fase foi quantitativa, tendo como objetivo principal atualizar o mapeamento das empresas hoteleiras da região central do estado de São Paulo, além de compreender as principais características dessas empresas e de seus dirigentes. Na segunda, optou-se pelo emprego do método comparativo de casos e pela pesquisa qualitativa; para a coleta de dados fez-se uso de entrevistas, além da observação livre. Entre os principais resultados, constatou-se que as empresas estudadas se apóiam em fontes de informações informais para tomada de decisão. Foi possível afirmar que no primeiro momento do processo estratégico as informações informais e pessoais são mais valorizadas, mas ao passo em que uma estratégia se estabelece todos os procedimentos da GEI facilitam a continuidade do que foi estabelecido. A GEI foi identificada como consciente e compartilhada nas grandes empresas, enquanto que nas pequenas é inconsciente e centralizada.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-09102008-095811/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-09102008-095811/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256841614000128