Interação na cabine de comando: um foco na comunicação multimodal e multissensorial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-05082024-120514/ |
Resumo: | Falhas de comunicação entre pilotos na cabine de comando contam entre as principais responsáveis por falhas em voo. Por isso, esmiuçamos esse processo comunicativo, a fim de entendê-lo. Estamos interessados nas funções e no desempenho da comunicação multimodal da interação instrutor-aluno na cabine em circuito de tráfego até o pouso, e como demonstram seus entendimentos corporeados, situados a cada momento, destacando, para nossos fins, a fala, movimentos e gestos em um ambiente rico em elementos. Com o respaldo teórico dos estudos da Análise da Conversa (expandida para incluir a multimodalidade da conversa), propiciando diversos ângulos e modos para o entendimento dos elementos envolvidos no momento, bem como da Cognição Distribuída, contribuindo com uma visão da cognição além da mente humana e atingindo todo raio do espaço interacional, fizemos uma análise multimodal de uma gravação em áudio/vídeo de um treinamento prático de voo visual, em uma aeronave DA-Diamond 42. Também, a fim de comparar dados, realizamos uma filmagem em áudio/vídeo de um piloto profissional, em uma aeronave Cirrus SR, em circuito de tráfego para pouso. Na fase de aproximação para pouso, um momento situado, em tempo real, ambos instrutor e aluno interagem com elementos dispostos no espaço ao longo da sequência dos procedimentos para pouso até o momento de buscar o alinhamento da aeronave com o centro da pista de pouso devido ao vento forte afetando a aeronave. O procedimento para pouso pode envolver diversas variáveis e complicações, como, por exemplo, relacionadas à configuração da aeronave para o pouso, à meteorologia, às condições da aeronave e aos pilotos (correspondendo à maior parte das complicações), e se efetiva momento a momento no decorrer de ações situadas em um ambiente sócio-técnico orientado por tarefas. Dessa forma, a unidade de análise deste trabalho considera o signo além da palavra, integrando, também, os corpos falantes e os artefatos no ambiente, contribuindo com subsídios para o aperfeiçoamento do treinamento da comunicação na cabine, e refletindo em práticas otimizadas de treinamento, bem como segurança de voo |
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Interação na cabine de comando: um foco na comunicação multimodal e multissensorialInteraction in the cockpit: a look at multimodal and multisensory communicationAmbiente de trabalho sócio-técnicoAnálise da Conversa etnometodológicaCognição distribuídaComunicação multimodalConversation analysisDistributed cognitionMultimodal communicationMultimodal transcriptionSocio-technical work environmentsTranscrição de interação multimodalFalhas de comunicação entre pilotos na cabine de comando contam entre as principais responsáveis por falhas em voo. Por isso, esmiuçamos esse processo comunicativo, a fim de entendê-lo. Estamos interessados nas funções e no desempenho da comunicação multimodal da interação instrutor-aluno na cabine em circuito de tráfego até o pouso, e como demonstram seus entendimentos corporeados, situados a cada momento, destacando, para nossos fins, a fala, movimentos e gestos em um ambiente rico em elementos. Com o respaldo teórico dos estudos da Análise da Conversa (expandida para incluir a multimodalidade da conversa), propiciando diversos ângulos e modos para o entendimento dos elementos envolvidos no momento, bem como da Cognição Distribuída, contribuindo com uma visão da cognição além da mente humana e atingindo todo raio do espaço interacional, fizemos uma análise multimodal de uma gravação em áudio/vídeo de um treinamento prático de voo visual, em uma aeronave DA-Diamond 42. Também, a fim de comparar dados, realizamos uma filmagem em áudio/vídeo de um piloto profissional, em uma aeronave Cirrus SR, em circuito de tráfego para pouso. Na fase de aproximação para pouso, um momento situado, em tempo real, ambos instrutor e aluno interagem com elementos dispostos no espaço ao longo da sequência dos procedimentos para pouso até o momento de buscar o alinhamento da aeronave com o centro da pista de pouso devido ao vento forte afetando a aeronave. O procedimento para pouso pode envolver diversas variáveis e complicações, como, por exemplo, relacionadas à configuração da aeronave para o pouso, à meteorologia, às condições da aeronave e aos pilotos (correspondendo à maior parte das complicações), e se efetiva momento a momento no decorrer de ações situadas em um ambiente sócio-técnico orientado por tarefas. Dessa forma, a unidade de análise deste trabalho considera o signo além da palavra, integrando, também, os corpos falantes e os artefatos no ambiente, contribuindo com subsídios para o aperfeiçoamento do treinamento da comunicação na cabine, e refletindo em práticas otimizadas de treinamento, bem como segurança de vooMiscommunication between pilots in the cockpit is among the main causes of flight incidents and accidents. Due to this, we scrutinize this communicative process in order to understand it. We are interested in the functions and performance of multimodal communication in instructor-student interaction in the cockpit during configurations for landing. We examine how their embodied understandings are demonstrated, situated at each moment, emphasizing speech, movements, and gestures in an environment full of diverse elements. For our analysis, we make use of two theoretical frameworks: Conversation Analysis, as applied to the multimodality of conversation, focusing on the details of interaction; and Distributed Cognition, which allows us to extend cognition beyond the human mind, reaching every aspect of the interactional space. We conducted a multimodal analysis of an audio/video recording of a visual flight training session in a DA-Diamond 42 aircraft. Additionally, for data comparison, we recorded audio/video footage of a professional pilot in a Cirrus SR aircraft during traffic pattern and landing. During the approach for landing, at each moment, both instructor and student interact with elements arranged in the space of action throughout the landing procedures until eventually aligning the aircraft with the center of the runway, which can be challenging due to strong crosswinds affecting the aircraft. The landing procedure may involve various variables and complications, such as those related to aircraft configuration, weather conditions, aircraft conditions, and pilots, accounting for the majority of complications. It unfolds moment by moment through actions situated in a socio-technical environment oriented by tasks. In this sense, the unit of analysis in this work considers the sign beyond words, integrating speaking bodies, artifacts, and weather conditions. This contributes to improving communication training in the cockpit, reflecting in optimized training practices, as well as flight safetyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMcCleary, Leland EmersonFarina, Rodrigo Chimento Bau2024-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-05082024-120514/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-05T15:23:03Zoai:teses.usp.br:tde-05082024-120514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-05T15:23:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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