Análise de comportamento de consumidores por agrupamento de sessões para avaliar o consumo de recursos computacionais e de comunicação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-11122006-142711/ |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma nova análise de negócio para avaliar a importância de classes de consumidores para o modelo de negócio de aplicações de negócio eletrônico para a WWW. Esta avaliação é feita através do agrupamento dos consumidores em classes e da medição da receita gerada e do consumo de recursos de cada uma das classes. Este trabalho também propõe a modelagem e a implementação de uma ferramenta para a medição do consumo de recursos computacionais de cada uma das classes de consumidores. Para medir o consumo de recursos foi criada uma nova técnica baseada na proposta por Menasce et al. (1999).que permite a medição do consumo de recursos de servidores WWW através da monitoração de uma aplicação de negócio eletrônica durante a operação ou através da extração dos dados necessários para medir o consumo de recursos de arquivos de log. Para realizar a medição do consumo e para validar a técnica proposta foi projetada e construída uma ferramenta que, uma vez passada a forma de identificação de classes de consumidores e a navegação desses consumidores em arquivos de logs ou em banco de dados, permite contabilizar os recursos computacionais consumidos pelos mesmos. A ferramenta e o seu correto funcionamento foram validados através da aplicação da ferramenta sobre dados de navegação simulados para grupos pré-definidos de consumidores cujo resultado obtido foi comparado ao resultado esperado. |
id |
USP_79fa06fb7c28d1922ecb8ae0b8caf1c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-11122006-142711 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Análise de comportamento de consumidores por agrupamento de sessões para avaliar o consumo de recursos computacionais e de comunicação.Customer behavior analysis by session grouping to measure computer and communication resources consumption.BusinessConsumidorCustomerNegócioWorld wide webWorld wide webO presente trabalho propõe uma nova análise de negócio para avaliar a importância de classes de consumidores para o modelo de negócio de aplicações de negócio eletrônico para a WWW. Esta avaliação é feita através do agrupamento dos consumidores em classes e da medição da receita gerada e do consumo de recursos de cada uma das classes. Este trabalho também propõe a modelagem e a implementação de uma ferramenta para a medição do consumo de recursos computacionais de cada uma das classes de consumidores. Para medir o consumo de recursos foi criada uma nova técnica baseada na proposta por Menasce et al. (1999).que permite a medição do consumo de recursos de servidores WWW através da monitoração de uma aplicação de negócio eletrônica durante a operação ou através da extração dos dados necessários para medir o consumo de recursos de arquivos de log. Para realizar a medição do consumo e para validar a técnica proposta foi projetada e construída uma ferramenta que, uma vez passada a forma de identificação de classes de consumidores e a navegação desses consumidores em arquivos de logs ou em banco de dados, permite contabilizar os recursos computacionais consumidos pelos mesmos. A ferramenta e o seu correto funcionamento foram validados através da aplicação da ferramenta sobre dados de navegação simulados para grupos pré-definidos de consumidores cujo resultado obtido foi comparado ao resultado esperado.This work describes a new business analysis to evaluate the importance of individual customer classes to the business model of a web-based electronic business application. This can be accomplished by breaking the customer base into classes and measuring the monetary income and the resource consumption for each class. This work also proposes a software tool modeling to measure the computer resource consumption for each customer class and each individual application module. To measure the resource consumption, a new technique based on the one proposed by Menasce et al. (1999) was created to allow the proper breakdown of the resource consumption by the customers in a WWW server through monitoring the business software application during its operation or through the extraction of the data needed to measure the resource consumption from the log files generated by the WWW servers hosting the application. To perform the measurement and to validate the proposed technique, it was designed and built a software tool that is able to evaluate the resource consumption of a customer group when it receives the way to identify the group of a customer and the navigation of these customers in the form of a navigation database or in a log file. This software tool was validated by applying it over some simulated customer navigating data based on the expected behavior of some predefined customer groups and comparing the data obtained with the expected result.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRuggiero, Wilson VicenteFranco, Eduardo Vidal2006-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-11122006-142711/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-11122006-142711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de comportamento de consumidores por agrupamento de sessões para avaliar o consumo de recursos computacionais e de comunicação. Customer behavior analysis by session grouping to measure computer and communication resources consumption. |
title |
Análise de comportamento de consumidores por agrupamento de sessões para avaliar o consumo de recursos computacionais e de comunicação. |
spellingShingle |
Análise de comportamento de consumidores por agrupamento de sessões para avaliar o consumo de recursos computacionais e de comunicação. Franco, Eduardo Vidal Business Consumidor Customer Negócio World wide web World wide web |
title_short |
Análise de comportamento de consumidores por agrupamento de sessões para avaliar o consumo de recursos computacionais e de comunicação. |
title_full |
Análise de comportamento de consumidores por agrupamento de sessões para avaliar o consumo de recursos computacionais e de comunicação. |
title_fullStr |
Análise de comportamento de consumidores por agrupamento de sessões para avaliar o consumo de recursos computacionais e de comunicação. |
title_full_unstemmed |
Análise de comportamento de consumidores por agrupamento de sessões para avaliar o consumo de recursos computacionais e de comunicação. |
title_sort |
Análise de comportamento de consumidores por agrupamento de sessões para avaliar o consumo de recursos computacionais e de comunicação. |
author |
Franco, Eduardo Vidal |
author_facet |
Franco, Eduardo Vidal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruggiero, Wilson Vicente |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Eduardo Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Business Consumidor Customer Negócio World wide web World wide web |
topic |
Business Consumidor Customer Negócio World wide web World wide web |
description |
O presente trabalho propõe uma nova análise de negócio para avaliar a importância de classes de consumidores para o modelo de negócio de aplicações de negócio eletrônico para a WWW. Esta avaliação é feita através do agrupamento dos consumidores em classes e da medição da receita gerada e do consumo de recursos de cada uma das classes. Este trabalho também propõe a modelagem e a implementação de uma ferramenta para a medição do consumo de recursos computacionais de cada uma das classes de consumidores. Para medir o consumo de recursos foi criada uma nova técnica baseada na proposta por Menasce et al. (1999).que permite a medição do consumo de recursos de servidores WWW através da monitoração de uma aplicação de negócio eletrônica durante a operação ou através da extração dos dados necessários para medir o consumo de recursos de arquivos de log. Para realizar a medição do consumo e para validar a técnica proposta foi projetada e construída uma ferramenta que, uma vez passada a forma de identificação de classes de consumidores e a navegação desses consumidores em arquivos de logs ou em banco de dados, permite contabilizar os recursos computacionais consumidos pelos mesmos. A ferramenta e o seu correto funcionamento foram validados através da aplicação da ferramenta sobre dados de navegação simulados para grupos pré-definidos de consumidores cujo resultado obtido foi comparado ao resultado esperado. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-11122006-142711/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-11122006-142711/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256879871295488 |