Identidades, poderes e saberes em um programa popular da televisão brasileira - uma abordagem discursiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-23012008-110205/ |
Resumo: | O presente trabalho situa-se na convergência interdisciplinar entre a Análise do Discurso de linha francesa e os estudos da mídia na pós-modernidade. Nele pretende-se demonstrar, com base na observação de 10 episódios de um programa popular da televisão brasileira (o Programa do Ratinho), como existe no gênero uma tendência crescente de dispersão de identidades, poderes e saberes. Embora limitados por regras discursivas que determinam sua produção e exibição, esses programas se caracterizam pela constante negociação e redefinição dos limites de poder dos diferentes sujeitos envolvidos - apresentadores, convidados leigos e especialistas, público da platéia e audiência doméstica. Propõe-se que tal tendência à dispersão está ligada ao fenômeno marcadamente pós-moderno da dispersão dos sentidos, promovida por sua vez em grande parte pela multiplicidade de vozes que se fazem ouvir, com níveis desiguais de poder, nos formatos da mídia contemporânea. No programa popular brasileiro em questão, observa-se uma aparente contradição no que diz respeito à construção de poderes e saberes. Por um lado, a multiplicação potencial das diversas vozes no programa sugere uma situação mais ou menos caótica, na qual os discursos circulam sem uma hierarquia nítida ou estável. Por outro lado, há uma valorização visível das narrativas da experiência pessoal dos participantes, experiência essa que tende a desbancar a autoridade do discurso oficial da ciência - o discurso especializado dos psicólogos, advogados e médicos - e a assumir o status de parâmetro de autenticidade. Nesse sentido, a autenticidade do conhecimento (e também do poder) torna-se maior quanto melhor construída e articulada no espaço concreto do programa popular, ainda que isso implique em uma maximização do elemento performático, que nesse contexto se equivale à verdade autenticada. |
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Identidades, poderes e saberes em um programa popular da televisão brasileira - uma abordagem discursivaIdentities, power and knowledge in a popular Brazilian TV program: a discursive approachDiscourseDiscursoIdentidadeIdentityPrograma do RatinhoPrograma do RatinhoTalk showTalk showTelevisãoTelevisionO presente trabalho situa-se na convergência interdisciplinar entre a Análise do Discurso de linha francesa e os estudos da mídia na pós-modernidade. Nele pretende-se demonstrar, com base na observação de 10 episódios de um programa popular da televisão brasileira (o Programa do Ratinho), como existe no gênero uma tendência crescente de dispersão de identidades, poderes e saberes. Embora limitados por regras discursivas que determinam sua produção e exibição, esses programas se caracterizam pela constante negociação e redefinição dos limites de poder dos diferentes sujeitos envolvidos - apresentadores, convidados leigos e especialistas, público da platéia e audiência doméstica. Propõe-se que tal tendência à dispersão está ligada ao fenômeno marcadamente pós-moderno da dispersão dos sentidos, promovida por sua vez em grande parte pela multiplicidade de vozes que se fazem ouvir, com níveis desiguais de poder, nos formatos da mídia contemporânea. No programa popular brasileiro em questão, observa-se uma aparente contradição no que diz respeito à construção de poderes e saberes. Por um lado, a multiplicação potencial das diversas vozes no programa sugere uma situação mais ou menos caótica, na qual os discursos circulam sem uma hierarquia nítida ou estável. Por outro lado, há uma valorização visível das narrativas da experiência pessoal dos participantes, experiência essa que tende a desbancar a autoridade do discurso oficial da ciência - o discurso especializado dos psicólogos, advogados e médicos - e a assumir o status de parâmetro de autenticidade. Nesse sentido, a autenticidade do conhecimento (e também do poder) torna-se maior quanto melhor construída e articulada no espaço concreto do programa popular, ainda que isso implique em uma maximização do elemento performático, que nesse contexto se equivale à verdade autenticada.This dissertation is situated in the interdisciplinary convergence between the French approach to discourse analysis and the Media Studies in postmodernity. We set out to demonstrate, based on the observation of 10 episodes of a popular Brazilian TV program (Programa do Ratinho), how the genre is marked by a growing tendency towards the dispersion of identities, power and knowledge. Despite being restrained by discursive rules which determine their production and exhibition, these programs are characterized by constant negotiation and redefinition of the limits of power of the different subjects involved - hosts, lay and expert guests, and the audiences at home and in the studio. We propose that such tendency towards dispersion is associated with the markedly postmodern phenomenon of the dispersion of meanings, which in turn is grounded partly on the multiplicity of voices which are heard, at unequal levels of power, in the contemporary media formats. On the Brazilian popular broadcast in question, we observe an apparent contradiction regarding the construction of power and knowledge forms. On the one hand, the potential multiplicity of voices on the show points to a rather chaotic situation, in which discourses circulate without a distinct or stable hierarchy. On the other hand, there is a clear emphasis on the participants\' narratives of personal experience, of the kind that tend to debunk the authority of the official discourse of science - the expertise discourse of psychologists, lawyers and doctors - and to take on the status of parameters of authenticity. In this connection, the authenticity of knowledge (and also of power) becomes all the greater the better it is constructed and articulated within the concrete space of the popular broadcast, even if this implies a maximization of the performative element, which in this context is equivalent to authenticated truth.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarmagnani, Anna Maria GrammaticoLopes, Carlos Renato2000-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-23012008-110205/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-23012008-110205Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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