A relevância da Pragmática no ensino do inglês aeronáutico: um estudo baseado em corpora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Malila Carvalho de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-16122019-181408/
Resumo: O ensino e a avaliação do inglês aeronáutico são determinados pela Escala de Proficiência Linguística da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), publicada no Doc 9835 (Manual de Implementação de Proficiência Linguística) em 2004. Essa Escala elenca seis áreas linguísticas a serem avaliadas, quais sejam, pronúncia, estrutura, vocabulário, fluência, compreensão e interação. No entanto, mesmo nessas últimas áreas da Escala de Proficiência Linguística, observamos uma ausência de elementos conversacionais presentes nas comunicações radiotelefônicas entre pilotos e controladores de tráfego aéreo (ATCOs), principalmente em situações anormais escopo de interesse da OACI, uma vez que esse é o tipo de situação em que os profissionais necessitam recorrer ao plain English (ICAO, 2010). O presente trabalho propõe um estudo de como fluência e interação se manifestam nas comunicações via rádio em situações não rotineiras, e de como os achados podem ser aplicados no ensino do inglês aeronáutico. Para atingir esses objetivos, compilamos dois corpora: o primeiro é composto de comunicações radiotelefônicas entre os profissionais supracitados; o segundo, da transcrição de sete aulas para um grupo de três pilotos, nas quais aplicamos os resultados da investigação do primeiro corpus. Como arcabouço teórico, utilizamos a Linguística de Corpus e a Pragmática, além de alguns elementos da Análise da Conversação e da Análise do Discurso. As análises do corpus de comunicações radiotelefônicas revelaram alta presença de fenômenos pragmáticos, tais como atos de fala (AUSTIN, 1962) específicos desse registro (BIESWANGER, 2016), emprego de dêiticos (FILLMORE, 1971; LEVINSON, 2004), principalmente na transição entre a Fraseologia Aeronáutica, e o plain aviation English, facework (GOFFMAN, 1967) evidenciado pela mitigação (CAFFI, 1999), e elementos de gerenciamento conversacional (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974; MCCARTHY; CARTER, 2002 [2004]) por meio de blocos de linguagem (AIJMER, 1996; SINCLAIR, 2004; WOOD, 2006; ADOLPHS, 2008). Essa investigação foi então aplicada ao grupo de alunos, cujas aulas foram videogravadas, transcritas e analisadas, conforme prescrito por Walsh (2006, 2011). A partir desse material um corpus de aprendizes , traçamos o mesmo caminho metodológico para levantarmos os blocos de linguagem típicos dessa pequena comunidade linguística, a fim de verificar como os fenômenos pragmáticos se manifestam nesse novo registro. Agrupamos esses blocos de linguagem em algumas funções relacionadas à organização conversacional, ao preenchimento de lacunas na fala, à negociação de significado, à reflexão da própria aprendizagem e aos atos de fala específicos desse grupo (vide NATTINGER; DECARRICO, 1992). Por fim, apresentamos algumas sugestões pedagógicas das quais nos valemos durante as aulas, que têm a Pragmática como objetivo central do conteúdo ministrado. Trata-se de recomendações de atividades que considerem o contexto autêntico e seus elementos como primordial à construção das aulas. Concluímos com alguns desdobramentos no que tange a mudanças na Escala de Proficiência Linguística da OACI que se reflitam no ensino e na avaliação do inglês aeronáutico, de modo que as aulas considerem o contexto em que os profissionais de fato atuam, preparando-os, assim, para que possam executar melhor suas tarefas, principalmente ao se comunicarem em situações não rotineiras.
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spelling A relevância da Pragmática no ensino do inglês aeronáutico: um estudo baseado em corporaThe relevance of Pragmatics in aviation English teaching: a study based on corporaAviation englishComunicações radiotelefônicasCorpus de aprendizesCorpus linguisticsInglês aeronáuticoLearner corpusLinguística de CorpusPragmáticaPragmaticsRadio communicationsO ensino e a avaliação do inglês aeronáutico são determinados pela Escala de Proficiência Linguística da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), publicada no Doc 9835 (Manual de Implementação de Proficiência Linguística) em 2004. Essa Escala elenca seis áreas linguísticas a serem avaliadas, quais sejam, pronúncia, estrutura, vocabulário, fluência, compreensão e interação. No entanto, mesmo nessas últimas áreas da Escala de Proficiência Linguística, observamos uma ausência de elementos conversacionais presentes nas comunicações radiotelefônicas entre pilotos e controladores de tráfego aéreo (ATCOs), principalmente em situações anormais escopo de interesse da OACI, uma vez que esse é o tipo de situação em que os profissionais necessitam recorrer ao plain English (ICAO, 2010). O presente trabalho propõe um estudo de como fluência e interação se manifestam nas comunicações via rádio em situações não rotineiras, e de como os achados podem ser aplicados no ensino do inglês aeronáutico. Para atingir esses objetivos, compilamos dois corpora: o primeiro é composto de comunicações radiotelefônicas entre os profissionais supracitados; o segundo, da transcrição de sete aulas para um grupo de três pilotos, nas quais aplicamos os resultados da investigação do primeiro corpus. Como arcabouço teórico, utilizamos a Linguística de Corpus e a Pragmática, além de alguns elementos da Análise da Conversação e da Análise do Discurso. As análises do corpus de comunicações radiotelefônicas revelaram alta presença de fenômenos pragmáticos, tais como atos de fala (AUSTIN, 1962) específicos desse registro (BIESWANGER, 2016), emprego de dêiticos (FILLMORE, 1971; LEVINSON, 2004), principalmente na transição entre a Fraseologia Aeronáutica, e o plain aviation English, facework (GOFFMAN, 1967) evidenciado pela mitigação (CAFFI, 1999), e elementos de gerenciamento conversacional (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974; MCCARTHY; CARTER, 2002 [2004]) por meio de blocos de linguagem (AIJMER, 1996; SINCLAIR, 2004; WOOD, 2006; ADOLPHS, 2008). Essa investigação foi então aplicada ao grupo de alunos, cujas aulas foram videogravadas, transcritas e analisadas, conforme prescrito por Walsh (2006, 2011). A partir desse material um corpus de aprendizes , traçamos o mesmo caminho metodológico para levantarmos os blocos de linguagem típicos dessa pequena comunidade linguística, a fim de verificar como os fenômenos pragmáticos se manifestam nesse novo registro. Agrupamos esses blocos de linguagem em algumas funções relacionadas à organização conversacional, ao preenchimento de lacunas na fala, à negociação de significado, à reflexão da própria aprendizagem e aos atos de fala específicos desse grupo (vide NATTINGER; DECARRICO, 1992). Por fim, apresentamos algumas sugestões pedagógicas das quais nos valemos durante as aulas, que têm a Pragmática como objetivo central do conteúdo ministrado. Trata-se de recomendações de atividades que considerem o contexto autêntico e seus elementos como primordial à construção das aulas. Concluímos com alguns desdobramentos no que tange a mudanças na Escala de Proficiência Linguística da OACI que se reflitam no ensino e na avaliação do inglês aeronáutico, de modo que as aulas considerem o contexto em que os profissionais de fato atuam, preparando-os, assim, para que possam executar melhor suas tarefas, principalmente ao se comunicarem em situações não rotineiras.The teaching and the testing of aviation English are based on the Language Proficiency Rating Scale of the International Civil Aviation Organization (ICAO), published in Doc 9835 (Manual on the Implementation of ICAO Language Proficiency Requirements) in 2004. This Scale lists six linguistic areas to be assessed, which are pronunciation, structure, vocabulary, fluency, comprehension and interaction. However, even in the three last linguistic areas of the Rating Scale, we observe an absence of conversational elements which are present in the radio communications between pilots and air traffic controllers (ATCOs), mainly in abnormal situations the scope of ICAO´s interest, given that this is the kind of situation in which professionals need to use plain English (ICAO, 2010). The present study aims to understand how fluency and interaction are manifested in radio communications held in abnormal situations, and how these findings can be applied in the teaching of aviation English. To reach these objectives, we compiled two corpora: the first is comprised of radio communications between the abovementioned professionals; the second, of transcriptions of seven classes we offered to a group of three airline pilots, to which we applied the results of the investigation of the first corpus. The theoretical background relies mainly on Corpus Linguistics and Pragmatics, but also draws on elements of other areas such as Conversation Analysis and Discourse Analysis. The analyses of the radio communication corpus revealed a high occurrence of pragmatic phenomena, such as speech acts (AUSTIN, 1962) which are specific to this register (BIESWANGER, 2016); the presence of deictic elements (FILLMORE, 1971; LEVINSON, 2004), mainly in the transition between Aeronautical Phraseology and plain aviation English; facework (GOFFMAN, 1967) highlighted through mitigation (CAFFI, 1999); and components of conversational management (SACKS, SCHEGLOFF & JEFFERSON, 1974; MCCARTHY & CARTER, 2002 [2004]) through multiword strings (AIJMER, 1996; SINCLAIR, 2004; WOOD, 2006; ADOLPHS, 2008). The results of the investigation were then applied to the abovementioned group of students, whose classes were video recorded, transcribed and analyzed, according to Walsh´s (2006, 2011) framework. Based on this material which became a learner corpus we followed the same methodological path to raise the multiword strings typical of this small linguistic community, with a view to verifying how pragmatic phenomena are expressed in this new register. We grouped these strings into functions related to conversational organization, speech gap filling devices, negotiation of meaning, learning awareness and speech acts specific to this register (see NATTINGER & DECARRICO, 1992). The findings of the two corpora formed the basis of some pedagogical activities that are suggested in the final chapter of this dissertation, oriented by Pragmatics as the main objective of the content to be delivered. They are above all recommendations of activities which rely on authentic context and its elements as a fundamental feature of the classes given. We conclude with the suggestion of future changes to ICAO´s Language Proficiency Rating Scale which should then be incorporated in the teaching of aviation English, in such a way that the classes reflect the context in which the professionals work, thus preparing them so they can better accomplish their tasks, particularly when communicating in abnormal situations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTagnin, Stella Esther OrtweilerPrado, Malila Carvalho de Almeida2019-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-16122019-181408/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-16T23:20:02Zoai:teses.usp.br:tde-16122019-181408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-16T23:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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