Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132/tde-17012008-160054/
Resumo: O presente trabalho consiste no desenvolvimento, implantação e avaliação de uma metodologia para auxiliar o professor no uso de novas tecnologias em suas aulas, orientando-o na integração de informações para a produção do próprio material educacional multimídia. Pesquisou-se o uso de tecnologias em sala de aula e na formação de professores, com o objetivo de apresentar uma visão geral do que tem sido feito na área. Realizou-se ainda, um levantamento de propostas de autores sobre a formação do professor mostrando-se a importância do uso da tecnologia em sua formação inicial, no seu modo de ensinar e da aprendizagem da docência. A metodologia proposta constitui-se de quatro fases: Preparação, Produção, Integração e Visualização/Distribuição. Para ser utilizado, na fase de Integração, foi desenvolvido o software InMid, cujo objetivo é permitir que o professor integre diversas mídias obtidas antes, durante e/ou após a aula, possibilitando a sincronização das mesmas. A metodologia e o InMid foram aplicados no curso de Licenciatura em Ciências Exatas da USP/São Carlos, onde realizou-se uma avaliação, para que os futuros professores pudessem expressar dificuldades e facilidades encontradas com a utilização dos mesmos.
id USP_7aad625fbe1c01832491e772a6157ca9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17012008-160054
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professoresMethodology for technology integration in the teacher educationEducational multimediaFormação de professoresIntegração de tecnologiasMultimídia educacionalNovas tecnologias na educaçãoTeacher educationTecnhnology in the educationTecnhnology integrationO presente trabalho consiste no desenvolvimento, implantação e avaliação de uma metodologia para auxiliar o professor no uso de novas tecnologias em suas aulas, orientando-o na integração de informações para a produção do próprio material educacional multimídia. Pesquisou-se o uso de tecnologias em sala de aula e na formação de professores, com o objetivo de apresentar uma visão geral do que tem sido feito na área. Realizou-se ainda, um levantamento de propostas de autores sobre a formação do professor mostrando-se a importância do uso da tecnologia em sua formação inicial, no seu modo de ensinar e da aprendizagem da docência. A metodologia proposta constitui-se de quatro fases: Preparação, Produção, Integração e Visualização/Distribuição. Para ser utilizado, na fase de Integração, foi desenvolvido o software InMid, cujo objetivo é permitir que o professor integre diversas mídias obtidas antes, durante e/ou após a aula, possibilitando a sincronização das mesmas. A metodologia e o InMid foram aplicados no curso de Licenciatura em Ciências Exatas da USP/São Carlos, onde realizou-se uma avaliação, para que os futuros professores pudessem expressar dificuldades e facilidades encontradas com a utilização dos mesmos.The present work consists on development, implementation and evaluation of a methodology to aid teachers using technology in classroom and integrating information for the production of their own educational multimedia material. Technology applications in classroom and in the initial teacher education were researched. Proposals about the teacher education were still presented. The importance of the technology in the initial teacher education, the importance of how the teacher teaches and the importance of the teacher learning were showed. The methodology was constituted by four phases: Preparation, Production, Integration and Visualization/Delivery. The software InMid was developed to be used in the phase of Integration and its objective is to allow the teacher to integrate several medias obtained before, during and after the class, facilitating the synchronization of them. The methodology and the InMid were applied in an initial teacher education course of the USP/São Carlos and they were evaluated to know about the future teachers´ difficulties and facilitates in using them.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchiel, DietrichMagalhães, Mônica Giacomassi de Menezes de2004-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132/tde-17012008-160054/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-17012008-160054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professores
Methodology for technology integration in the teacher education
title Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professores
spellingShingle Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professores
Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes de
Educational multimedia
Formação de professores
Integração de tecnologias
Multimídia educacional
Novas tecnologias na educação
Teacher education
Tecnhnology in the education
Tecnhnology integration
title_short Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professores
title_full Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professores
title_fullStr Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professores
title_full_unstemmed Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professores
title_sort Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professores
author Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes de
author_facet Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schiel, Dietrich
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educational multimedia
Formação de professores
Integração de tecnologias
Multimídia educacional
Novas tecnologias na educação
Teacher education
Tecnhnology in the education
Tecnhnology integration
topic Educational multimedia
Formação de professores
Integração de tecnologias
Multimídia educacional
Novas tecnologias na educação
Teacher education
Tecnhnology in the education
Tecnhnology integration
description O presente trabalho consiste no desenvolvimento, implantação e avaliação de uma metodologia para auxiliar o professor no uso de novas tecnologias em suas aulas, orientando-o na integração de informações para a produção do próprio material educacional multimídia. Pesquisou-se o uso de tecnologias em sala de aula e na formação de professores, com o objetivo de apresentar uma visão geral do que tem sido feito na área. Realizou-se ainda, um levantamento de propostas de autores sobre a formação do professor mostrando-se a importância do uso da tecnologia em sua formação inicial, no seu modo de ensinar e da aprendizagem da docência. A metodologia proposta constitui-se de quatro fases: Preparação, Produção, Integração e Visualização/Distribuição. Para ser utilizado, na fase de Integração, foi desenvolvido o software InMid, cujo objetivo é permitir que o professor integre diversas mídias obtidas antes, durante e/ou após a aula, possibilitando a sincronização das mesmas. A metodologia e o InMid foram aplicados no curso de Licenciatura em Ciências Exatas da USP/São Carlos, onde realizou-se uma avaliação, para que os futuros professores pudessem expressar dificuldades e facilidades encontradas com a utilização dos mesmos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132/tde-17012008-160054/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132/tde-17012008-160054/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090787392094208