Avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental : a experiência de uma escola de Sapucaia do Sul - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Fernanda Regina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197628
Resumo: A inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) vem sendo vista como fator primordial na educação. Exemplo disso é a implantação cada vez maior de laboratórios de informática e recursos tecnológicos nas escolas. Essa transformação é um desafio perante o sistema tradicional. Visando isso, o presente estudo aborda uma avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental, com foco em uma escola pública da rede municipal de Sapucaia do Sul/RS. Para isso, utiliza-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, bem como a observação participante e sistemática deste laboratório. Com a análise dos dados, são analisados pontos significativos desse processo de inclusão digital na educação, mostrando nessa realidade os fatores positivos e negativos, investigando onde estão as barreiras que ainda impedem o avanço das tecnologias na prática educacional e trazendo o embasamento necessário para possíveis soluções para esses desafios. O foco de um laboratório de informática e seus recursos é proporcionar novas abordagens de ensino onde a tecnologia auxilie e favoreça diferentes propostas pedagógicas, intencionando o pleno desenvolvimento dos educandos. Foi possível constatar que a instituição analisada ainda encontra dificuldades tanto de estrutura física, formação tecnológica, quanto de consciência responsável dos profissionais que nela atuam. Entretanto mesmo com as dificuldades enfrentadas, evidenciou-se o início da mudança, a instituição, bem como, parte dos educadores demonstram-se interessados nesses avanços, ofertando e inserindo a tecnologia na prática pedagógica, dentro de suas possibilidades, com o objetivo de tornar a mesma recurso para o processo de ensino e aprendizagem.
id UFRGS-2_5318eb80adf50bc6f7b310ec9a569f57
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197628
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Viegas, Fernanda ReginaHusemann, Ronaldo2019-08-03T02:31:48Z2019http://hdl.handle.net/10183/197628001098566A inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) vem sendo vista como fator primordial na educação. Exemplo disso é a implantação cada vez maior de laboratórios de informática e recursos tecnológicos nas escolas. Essa transformação é um desafio perante o sistema tradicional. Visando isso, o presente estudo aborda uma avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental, com foco em uma escola pública da rede municipal de Sapucaia do Sul/RS. Para isso, utiliza-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, bem como a observação participante e sistemática deste laboratório. Com a análise dos dados, são analisados pontos significativos desse processo de inclusão digital na educação, mostrando nessa realidade os fatores positivos e negativos, investigando onde estão as barreiras que ainda impedem o avanço das tecnologias na prática educacional e trazendo o embasamento necessário para possíveis soluções para esses desafios. O foco de um laboratório de informática e seus recursos é proporcionar novas abordagens de ensino onde a tecnologia auxilie e favoreça diferentes propostas pedagógicas, intencionando o pleno desenvolvimento dos educandos. Foi possível constatar que a instituição analisada ainda encontra dificuldades tanto de estrutura física, formação tecnológica, quanto de consciência responsável dos profissionais que nela atuam. Entretanto mesmo com as dificuldades enfrentadas, evidenciou-se o início da mudança, a instituição, bem como, parte dos educadores demonstram-se interessados nesses avanços, ofertando e inserindo a tecnologia na prática pedagógica, dentro de suas possibilidades, com o objetivo de tornar a mesma recurso para o processo de ensino e aprendizagem.The insertion of Information and Communication Technologies (ICTs) has been seen as a primary factor in education. An example of this is the increasing deployment of computer labs and technological resources in schools. This transformation is a challenge to the traditional system. Aiming at this, the present study addresses an evaluation of the importance and challenges of the use of computer labs for elementary education, focusing on a public school of the municipal network of Sapucaia do Sul / RS. For this, a qualitative and quantitative research is used, as well as the participant and systematic observation of this laboratory. With the data analysis, significant points of this process of digital inclusion in education are analyzed, showing in this reality the positive and negative factors, investigating where are the barriers that still impede the advancement of the technologies in the educational practice and providing the necessary foundation for possible solutions challenges. The focus of a computer lab and its resources is to provide new teaching approaches where technology helps and favors different pedagogical proposals, aiming the full development of students. It was possible to verify that the analyzed institution still has difficulties of both physical structure, technological formation, and responsible conscience of the professionals that work in it. However, even with the difficulties faced, the beginning of the change was evident. The institution, as well as some of the educators, showed themselves interested in these advances, offering and inserting technology in pedagogical practice, within their possibilities, with the objective of making the same resource for the teaching and learning processapplication/pdfporLaboratório de informáticaTecnologiaAmbiente virtualComputer LaboratoriesTecnhnologyEducationAvaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental : a experiência de uma escola de Sapucaia do Sul - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098566.pdf.txt001098566.pdf.txtExtracted Texttext/plain69041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197628/2/001098566.pdf.txt0a971e8e566d2de63bd8e8bc00a6d751MD52ORIGINAL001098566.pdfTexto completoapplication/pdf744243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197628/1/001098566.pdf0e0e8ec25efcaf60658d5adcff1b554cMD5110183/1976282019-08-04 02:30:02.320911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197628Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-04T05:30:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental : a experiência de uma escola de Sapucaia do Sul - RS
title Avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental : a experiência de uma escola de Sapucaia do Sul - RS
spellingShingle Avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental : a experiência de uma escola de Sapucaia do Sul - RS
Viegas, Fernanda Regina
Laboratório de informática
Tecnologia
Ambiente virtual
Computer Laboratories
Tecnhnology
Education
title_short Avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental : a experiência de uma escola de Sapucaia do Sul - RS
title_full Avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental : a experiência de uma escola de Sapucaia do Sul - RS
title_fullStr Avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental : a experiência de uma escola de Sapucaia do Sul - RS
title_full_unstemmed Avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental : a experiência de uma escola de Sapucaia do Sul - RS
title_sort Avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental : a experiência de uma escola de Sapucaia do Sul - RS
author Viegas, Fernanda Regina
author_facet Viegas, Fernanda Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Fernanda Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Husemann, Ronaldo
contributor_str_mv Husemann, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório de informática
Tecnologia
Ambiente virtual
topic Laboratório de informática
Tecnologia
Ambiente virtual
Computer Laboratories
Tecnhnology
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer Laboratories
Tecnhnology
Education
description A inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) vem sendo vista como fator primordial na educação. Exemplo disso é a implantação cada vez maior de laboratórios de informática e recursos tecnológicos nas escolas. Essa transformação é um desafio perante o sistema tradicional. Visando isso, o presente estudo aborda uma avaliação da importância e desafios do uso de laboratórios de informática para o ensino fundamental, com foco em uma escola pública da rede municipal de Sapucaia do Sul/RS. Para isso, utiliza-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, bem como a observação participante e sistemática deste laboratório. Com a análise dos dados, são analisados pontos significativos desse processo de inclusão digital na educação, mostrando nessa realidade os fatores positivos e negativos, investigando onde estão as barreiras que ainda impedem o avanço das tecnologias na prática educacional e trazendo o embasamento necessário para possíveis soluções para esses desafios. O foco de um laboratório de informática e seus recursos é proporcionar novas abordagens de ensino onde a tecnologia auxilie e favoreça diferentes propostas pedagógicas, intencionando o pleno desenvolvimento dos educandos. Foi possível constatar que a instituição analisada ainda encontra dificuldades tanto de estrutura física, formação tecnológica, quanto de consciência responsável dos profissionais que nela atuam. Entretanto mesmo com as dificuldades enfrentadas, evidenciou-se o início da mudança, a instituição, bem como, parte dos educadores demonstram-se interessados nesses avanços, ofertando e inserindo a tecnologia na prática pedagógica, dentro de suas possibilidades, com o objetivo de tornar a mesma recurso para o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-03T02:31:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197628
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098566
url http://hdl.handle.net/10183/197628
identifier_str_mv 001098566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197628/2/001098566.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197628/1/001098566.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a971e8e566d2de63bd8e8bc00a6d751
0e0e8ec25efcaf60658d5adcff1b554c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224577566638080