Gestão do conhecimento e serviços profissionais: um estudo em empresas de consultoria.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davi Noboru Nakano
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.3.2017.tde-26072017-134231
Resumo: O conhecimento é visto por muitos como o principal ativo das organizações na atualidade. Entre as empresas que primeiro tiveram essa percepção e se lançaram ao desenvolvimento e uso de práticas de gestão do conhecimento estão as empresas de consultoria. Essas empresas, genericamente designadas como empresas de serviços profissionais, além do pioneirismo na gestão do conhecimento, enfrentam uma série de mudanças internas e externas, da mesma forma que muitas das demais empresas de serviços profissionais. O tema desta tese explora a intersecção dos dois temas: discutindo aspectos da gestão do conhecimento em empresas de consultoria. O ponto de partida escolhido é o modelo estratégia - aprendizagem - competências. Em poucas palavras, o modelo advoga que as estratégias da organização moldam as suas competências, que por sua vez guiam as suas escolhas estratégicas. O vínculo é estabelecido através da capacidade de aprendizagem que a organização possui. Tomando esse argumento, este trabalho elabora sua discussão em dois estágios. No primeiro parte-se de uma proposição encontrada na literatura que argumenta que a estratégia de produto/mercado de uma organização guia sua estratégia de gestão do conhecimento. Essa proposição é analisada à luz de um estudo qualitativo em sete empresas de consultoria. Dado o apoio limitado que se encontrou, desenvolveu-se um segundo estágio de pesquisa, com o desenvolvimento de um quadro de análise mais abrangente para se entender o uso dos processos de gestão do conhecimento. Esse quadro foi avaliado através de um segundo estudo qualitativo em três grandes empresas de consultoria, que usa entrevistas com 29 profissionais de escritórios localizados em dois países. Os resultados indicam que as competências existentes na organização são tão influentes no uso de práticas de gestão do conhecimento quanto suas escolhas estratégicas.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Gestão do conhecimento e serviços profissionais: um estudo em empresas de consultoria. Knowledge management and professional services: consulting firms. 2002-11-26Afonso Carlos Correa FleuryAndre Luiz FischerFernando José Barbin LaurindoMoacir de Miranda Oliveira JúniorMarcia Terra da SilvaDavi Noboru NakanoUniversidade de São PauloEngenharia (Engenharia de Produção)USPBR Consulting firms Empresas de consultoria Gestão do conhecimento Knowledge management O conhecimento é visto por muitos como o principal ativo das organizações na atualidade. Entre as empresas que primeiro tiveram essa percepção e se lançaram ao desenvolvimento e uso de práticas de gestão do conhecimento estão as empresas de consultoria. Essas empresas, genericamente designadas como empresas de serviços profissionais, além do pioneirismo na gestão do conhecimento, enfrentam uma série de mudanças internas e externas, da mesma forma que muitas das demais empresas de serviços profissionais. O tema desta tese explora a intersecção dos dois temas: discutindo aspectos da gestão do conhecimento em empresas de consultoria. O ponto de partida escolhido é o modelo estratégia - aprendizagem - competências. Em poucas palavras, o modelo advoga que as estratégias da organização moldam as suas competências, que por sua vez guiam as suas escolhas estratégicas. O vínculo é estabelecido através da capacidade de aprendizagem que a organização possui. Tomando esse argumento, este trabalho elabora sua discussão em dois estágios. No primeiro parte-se de uma proposição encontrada na literatura que argumenta que a estratégia de produto/mercado de uma organização guia sua estratégia de gestão do conhecimento. Essa proposição é analisada à luz de um estudo qualitativo em sete empresas de consultoria. Dado o apoio limitado que se encontrou, desenvolveu-se um segundo estágio de pesquisa, com o desenvolvimento de um quadro de análise mais abrangente para se entender o uso dos processos de gestão do conhecimento. Esse quadro foi avaliado através de um segundo estudo qualitativo em três grandes empresas de consultoria, que usa entrevistas com 29 profissionais de escritórios localizados em dois países. Os resultados indicam que as competências existentes na organização são tão influentes no uso de práticas de gestão do conhecimento quanto suas escolhas estratégicas. Knowledge management has received much attention in the last few years, as knowledge is increasingly seen as the core asset to organizations. Consulting firms are among the leading organizations in the development and use of knowledge management processes and systems. At the same time, those firms, broadly classified as professional service firms (PSF), are, as most of the PSF, undergoing several and deep changes. This dissertation places itself in the intersection of these two fields of research, analysing knowledge management processes in consulting firms. The study\'s starting point is the strategy-learning-competence model, which proposes that an organization strategic choices shape its competencies, as well as its competencies guide its strategy formulation processes, closing a self-reinforcing cycle. As the driving force that makes the cycle to be closed, stand the learning capabilities of the organization. Thus, learning links strategy to competencies. Drawing on this argument, this dissertation engages itself in a two-stage study. In the first, it takes one proposition found in the literature that claims that a firm\'s market strategy shapes its knowledge management processes. Using a qualitative study, it investigates the proposition on seven consulting firms. Since the linkage is found not to be not as strong as claimed, a second stage unfolds, developing a more comprehensive framework to explain the use of knowledge management practices. Theframework is used in a second qualitative study within three consulting firms that gathers data from 29 interviews with consultants from two countries. Results indicate that firm\'s existing competencies are as strong as market strategy in shaping knowledge management practices. https://doi.org/10.11606/T.3.2017.tde-26072017-134231info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:12:58Zoai:teses.usp.br:tde-26072017-134231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:20:43.039051Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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