Adorno, crítico dialético da cultura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-04012018-164207/ |
Resumo: | Essa tese tem como objetivo compreender a crítica que Theodor W. Adorno faz da cultura e de que maneira ela se distingue dos modelos advindos da crítica cultural e da sociologia da cultura. Com esse fito, a tese apresenta uma série de análises da cultura de Adorno, que se iniciam na década de 1930, principalmente no seu debate com Walter Benjamin acerca da relação entre arte e política. Procurou-se entender como esse debate sofreu uma inflexão com o exílio de Adorno nos Estados Unidos, onde foi formulado o conceito de indústria cultural, a partir do qual se delineiam as críticas de Adorno ao rádio, ao cinema e à televisão e ao modo de integração social mobilizado pelo capitalismo tardio. Por meio da apresentação de outros momentos de sua obra, como a crítica literária, a estética e a filosofia, buscou-se demonstrar a complementaridade dos momentos diversos que, juntos, permitem entrever uma crítica dialética, cuja consequência é a suprassunção do próprio conceito de cultura. |
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Adorno, crítico dialético da culturaAdorno, dialectical critic of cultureCrítica da culturaCrítica literáriaCritical TheoryCritique of cultureCulture IndustryDialecticsDialéticaIndústria CulturaLiterary critiqueMarxismMarxismoTeoria CríticaTheodor W AdornoTheodor W AdornoEssa tese tem como objetivo compreender a crítica que Theodor W. Adorno faz da cultura e de que maneira ela se distingue dos modelos advindos da crítica cultural e da sociologia da cultura. Com esse fito, a tese apresenta uma série de análises da cultura de Adorno, que se iniciam na década de 1930, principalmente no seu debate com Walter Benjamin acerca da relação entre arte e política. Procurou-se entender como esse debate sofreu uma inflexão com o exílio de Adorno nos Estados Unidos, onde foi formulado o conceito de indústria cultural, a partir do qual se delineiam as críticas de Adorno ao rádio, ao cinema e à televisão e ao modo de integração social mobilizado pelo capitalismo tardio. Por meio da apresentação de outros momentos de sua obra, como a crítica literária, a estética e a filosofia, buscou-se demonstrar a complementaridade dos momentos diversos que, juntos, permitem entrever uma crítica dialética, cuja consequência é a suprassunção do próprio conceito de cultura.This dissertation aims to comprehend the nature of Theodor W. Adornos critique of culture and how it distinguishes itself from different models arising from cultural critique and from sociology of culture. For this purpose, the dissertation presents a series of Adornos analyses of culture, which begins in the 1930s, especially in his debate with Walter Benjamin concerning art and politics. It sought to understand how this debate suffered an inflection due to Adornos exile in the United States, where the concept of culture industry would be conceived and out of which his critique of radio, cinema and television and of the mode of social integration in late capitalism were delineated. Through the presentation of other moments of Adornos work, such as literary critique, aesthetics and philosophy, it sought to demonstrate the complementarity of different moments which, together, allow us to glimpse a dialectical critique whichs consequence is the sublation of the very concept of culture.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMusse, RicardoLima, Bruna Della Torre de Carvalho2017-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-04012018-164207/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-09-20T19:49:24Zoai:teses.usp.br:tde-04012018-164207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-09-20T19:49:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Essa tese tem como objetivo compreender a crítica que Theodor W. Adorno faz da cultura e de que maneira ela se distingue dos modelos advindos da crítica cultural e da sociologia da cultura. Com esse fito, a tese apresenta uma série de análises da cultura de Adorno, que se iniciam na década de 1930, principalmente no seu debate com Walter Benjamin acerca da relação entre arte e política. Procurou-se entender como esse debate sofreu uma inflexão com o exílio de Adorno nos Estados Unidos, onde foi formulado o conceito de indústria cultural, a partir do qual se delineiam as críticas de Adorno ao rádio, ao cinema e à televisão e ao modo de integração social mobilizado pelo capitalismo tardio. Por meio da apresentação de outros momentos de sua obra, como a crítica literária, a estética e a filosofia, buscou-se demonstrar a complementaridade dos momentos diversos que, juntos, permitem entrever uma crítica dialética, cuja consequência é a suprassunção do próprio conceito de cultura. |
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