Implante coclear bilateral simultâneo em crianças pré-linguais: um estudo eletrofisiológico das funções corticais e percepção auditiva da fala
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-12112019-190457/ |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi caracterizar os componentes do potencial evocado auditivo cortical e componente de interação binaural, bem como, o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem oral em crianças usuárias de implante coclear bilateral simultâneo, nos primeiros dois anos de uso. A casuística foi composta por nove crianças usuárias de implante coclear bilateral, com ativação simultâneo dos dispositivos. A pesquisa dos potenciais evocados auditivos corticais foi realizada com o estímulo de fala /da/, com intensidade de 70 dB NPS, apresentado unilateralmente e bilateralmente em campo livre, com alto-falante posicionado em um ângulo de 0º azimute em relação aos implantes. Em seguida, foram aplicados três questionários aos pais ou responsáveis sob forma de entrevista: o questionário de avaliação do desenvolvimento auditivo LittlEars, a escala de integração auditiva significativa para crianças pequenas IT MAIS ou a escala de integração auditiva significativa MAIS (escolhidas de acordo com a idade no momento da avaliação), e o questionário de avaliação da linguagem oral MUSS. As avaliações foram realizadas aos 12 e 24 meses de uso dos implantes, durante os retornos de acompanhamento dos participantes. Os valores de amplitude de cada registro em 70 dB NPS foram colocados em ordem crescente e analisado a faixa de latência de 60 a 320 ms para definição dos potenciais evocados auditivos corticais. Posteriormente foi aplicado um cálculo aritmético para definir se houve ou não registro do componente de interação binaural. Observou-se com o tempo de uso do implante coclear bilateral simultâneo, redução significativa na latência e aumento na amplitude do componente P1, e evolução significativa no desenvolvimento auditivo e de linguagem oral, evidenciado pelos escores atingidos nos questionários LittlEars, IT-MAIS/MAIS e MUSS após dois anos da ativação dos implantes. Não foi possível visualizar o registro BIC, mas observou-se redução das respostas auditivas binaurais. Conclui-se que o tempo de uso do implante coclear bilateral simultâneo promoveu o desenvolvimento cortical auditivo, das habilidades auditivas e de linguagem oral, e possibilitou a caracterização do desenvolvimento dessas crianças. |
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Implante coclear bilateral simultâneo em crianças pré-linguais: um estudo eletrofisiológico das funções corticais e percepção auditiva da falaSimultaneous bilateral cochlear implant in pre-lingual children: an electrophysiological study of cortical functions and auditory speech perceptionAuditory evoked potentialsCochlear implantImplante coclearNeuronal plasticityPercepção da falaPlasticidade neuronalPotenciais evocados auditivosSpeech perceptionO objetivo deste estudo foi caracterizar os componentes do potencial evocado auditivo cortical e componente de interação binaural, bem como, o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem oral em crianças usuárias de implante coclear bilateral simultâneo, nos primeiros dois anos de uso. A casuística foi composta por nove crianças usuárias de implante coclear bilateral, com ativação simultâneo dos dispositivos. A pesquisa dos potenciais evocados auditivos corticais foi realizada com o estímulo de fala /da/, com intensidade de 70 dB NPS, apresentado unilateralmente e bilateralmente em campo livre, com alto-falante posicionado em um ângulo de 0º azimute em relação aos implantes. Em seguida, foram aplicados três questionários aos pais ou responsáveis sob forma de entrevista: o questionário de avaliação do desenvolvimento auditivo LittlEars, a escala de integração auditiva significativa para crianças pequenas IT MAIS ou a escala de integração auditiva significativa MAIS (escolhidas de acordo com a idade no momento da avaliação), e o questionário de avaliação da linguagem oral MUSS. As avaliações foram realizadas aos 12 e 24 meses de uso dos implantes, durante os retornos de acompanhamento dos participantes. Os valores de amplitude de cada registro em 70 dB NPS foram colocados em ordem crescente e analisado a faixa de latência de 60 a 320 ms para definição dos potenciais evocados auditivos corticais. Posteriormente foi aplicado um cálculo aritmético para definir se houve ou não registro do componente de interação binaural. Observou-se com o tempo de uso do implante coclear bilateral simultâneo, redução significativa na latência e aumento na amplitude do componente P1, e evolução significativa no desenvolvimento auditivo e de linguagem oral, evidenciado pelos escores atingidos nos questionários LittlEars, IT-MAIS/MAIS e MUSS após dois anos da ativação dos implantes. Não foi possível visualizar o registro BIC, mas observou-se redução das respostas auditivas binaurais. Conclui-se que o tempo de uso do implante coclear bilateral simultâneo promoveu o desenvolvimento cortical auditivo, das habilidades auditivas e de linguagem oral, e possibilitou a caracterização do desenvolvimento dessas crianças.This study aims to describe the cortical auditory evoked potential components and binaural interaction component, as well as the development of hearing and oral language skills in children using simultaneous bilateral cochlear implants in the first two years of use. The casuistry was composed of nine children using bilateral cochlear implant, with simultaneous activation of the devices. The investigation of cortical auditory evoked potentials was performed with the speech stimulus, 70 dB NPS intensity, presented unilaterally and bilaterally in the free field, with speaker positioned at a 0º azimuth angle in relation to the implants. Then, parents or guardians were interviewed through three questionnaires: LittlEars auditory development questionnaire, Infant-toddler: Meaningful Auditory Integration Scale IT MAIS or Meaningful Auditory Integration Scale MAIS (chosen to accord to age at the time of evaluation), and Meaningful Use of Speech Scale MUSS. The evaluations were performed at 12 and 24 months of use of the implants, during participants follow-up. The amplitude values of each record in 70 dB NPS were placed in ascending order and the latency range of 60 to 320 ms was analyzed for the definition of cortical auditory evoked potentials. Subsequently, an arithmetic calculation was applied to determine whether the binaural interaction component was recorded. It was observed the time of simultaneous bilateral cochlear implant use, a significant reduction in latency and an increase in the amplitude of the P1 component, as well as a significant evolution in the auditory and oral language development evidenced by the scores obtained in the questionnaires LittlEars, IT-MAIS / MAIS and MUSS after two years of implant activation. It was not possible to visualize the BIC record, but it was observed a reduction of the binaural auditory responses. It was concluded that the use of simultaneous bilateral cochlear implants promoted auditory cortical development, auditory abilities, and oral language, as well as it enabled the characterization of the development of these children.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta Filho, Orozimbo AlvesRegaçone, Simone Fiuza2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-12112019-190457/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-12112019-190457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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