O aperfeiçoamento dos conceitos de Winnicott aplicado às crianças pré-escolares com Implante Coclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Aracê Maria Magenta
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19012021-182550/
Resumo: O tratamento da surdez profunda bilateral em crianças pequenas através de implante na cóclea tem oferecido muitos benefícios não só em termos da restauração da função auditiva, mas extensiva à inclusão da criança com deficiência auditiva no contexto social, afetivo e escolar. A inserção da criança, acompanhada de sua família, no programa de implante coclear é feita mediante o cumprimento de diversas etapas, cuja trajetória pode ocasionar ansiedades e expectativas. O presente estudo tem como escopo aprofundar as contribuições teóricas do psicanalista Donald Woods Winnicott, aplicadas à dez crianças que atravessam o tratamento de implante coclear, bem como objetiva analisar as entrevista efetuadas com os pais ou responsáveis pelas crianças e os resultados obtidos através da aplicação do Jogo Estruturado com Bonecos de Lynn, onde são apresentadas dez pequenas cenas com brinquedos, referentes à pequenas histórias incompletas, para que as crianças as completem. A interpretação é baseada nas contribuições winnicottianas referentes ao ambiente facilitador, à teoria do desenvolvimento humano que pressupõe a evolução da dependência à independência, a constituição do Eu, falso self e verdadeiro self, do trauma e suas defesas
id USP_7cb3e98d488a530a204cf081bc0c122f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19012021-182550
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O aperfeiçoamento dos conceitos de Winnicott aplicado às crianças pré-escolares com Implante CoclearThe improvement of Winnicott\'s concepts applied to preschool children with Cochlear ImplantBrincar (Winnicott)ChildCochlear implantCriançasDeafnessDonald Woods WinnicottImplante CoclearPlaying (Winnicott)SurdezWinnicottO tratamento da surdez profunda bilateral em crianças pequenas através de implante na cóclea tem oferecido muitos benefícios não só em termos da restauração da função auditiva, mas extensiva à inclusão da criança com deficiência auditiva no contexto social, afetivo e escolar. A inserção da criança, acompanhada de sua família, no programa de implante coclear é feita mediante o cumprimento de diversas etapas, cuja trajetória pode ocasionar ansiedades e expectativas. O presente estudo tem como escopo aprofundar as contribuições teóricas do psicanalista Donald Woods Winnicott, aplicadas à dez crianças que atravessam o tratamento de implante coclear, bem como objetiva analisar as entrevista efetuadas com os pais ou responsáveis pelas crianças e os resultados obtidos através da aplicação do Jogo Estruturado com Bonecos de Lynn, onde são apresentadas dez pequenas cenas com brinquedos, referentes à pequenas histórias incompletas, para que as crianças as completem. A interpretação é baseada nas contribuições winnicottianas referentes ao ambiente facilitador, à teoria do desenvolvimento humano que pressupõe a evolução da dependência à independência, a constituição do Eu, falso self e verdadeiro self, do trauma e suas defesasThe treatment of bilateral profound deafness in young children through implantation in the cochlea has offered many benefits not only in terms of restoring hearing function, but also extending to the inclusion of children with hearing loss in the social, emotional and school context. The insertion of the child, accompanied by his family, in the cochlear implantation program is carried out through the fulfillment of several stages, whose trajectory can cause anxieties and expectations. The present study aims to deepen the theoretical contributions of the psychoanalyst Donald Woods Winnicott, applied to ten children undergoing cochlear implant treatment, as well to analyze the interviews with the parents (or responsible) of the children and the results obtained through the application of the Structured Game with Lynn Dolls, where ten small scenes with toys are presented, referring to small incomplete stories, for children to complete them. The interpretation is based on the Winnicottian contributions referring to the facilitating environment, to the theory of human development that presupposes the evolution from dependence to independence, the constitution of the I, false self and true self, from trauma and its defensesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBomtempo, EddaMagalhães, Aracê Maria Magenta2020-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19012021-182550/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-21T00:13:02Zoai:teses.usp.br:tde-19012021-182550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-01-21T00:13:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O aperfeiçoamento dos conceitos de Winnicott aplicado às crianças pré-escolares com Implante Coclear
The improvement of Winnicott\'s concepts applied to preschool children with Cochlear Implant
title O aperfeiçoamento dos conceitos de Winnicott aplicado às crianças pré-escolares com Implante Coclear
spellingShingle O aperfeiçoamento dos conceitos de Winnicott aplicado às crianças pré-escolares com Implante Coclear
Magalhães, Aracê Maria Magenta
Brincar (Winnicott)
Child
Cochlear implant
Crianças
Deafness
Donald Woods Winnicott
Implante Coclear
Playing (Winnicott)
Surdez
Winnicott
title_short O aperfeiçoamento dos conceitos de Winnicott aplicado às crianças pré-escolares com Implante Coclear
title_full O aperfeiçoamento dos conceitos de Winnicott aplicado às crianças pré-escolares com Implante Coclear
title_fullStr O aperfeiçoamento dos conceitos de Winnicott aplicado às crianças pré-escolares com Implante Coclear
title_full_unstemmed O aperfeiçoamento dos conceitos de Winnicott aplicado às crianças pré-escolares com Implante Coclear
title_sort O aperfeiçoamento dos conceitos de Winnicott aplicado às crianças pré-escolares com Implante Coclear
author Magalhães, Aracê Maria Magenta
author_facet Magalhães, Aracê Maria Magenta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bomtempo, Edda
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Aracê Maria Magenta
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar (Winnicott)
Child
Cochlear implant
Crianças
Deafness
Donald Woods Winnicott
Implante Coclear
Playing (Winnicott)
Surdez
Winnicott
topic Brincar (Winnicott)
Child
Cochlear implant
Crianças
Deafness
Donald Woods Winnicott
Implante Coclear
Playing (Winnicott)
Surdez
Winnicott
description O tratamento da surdez profunda bilateral em crianças pequenas através de implante na cóclea tem oferecido muitos benefícios não só em termos da restauração da função auditiva, mas extensiva à inclusão da criança com deficiência auditiva no contexto social, afetivo e escolar. A inserção da criança, acompanhada de sua família, no programa de implante coclear é feita mediante o cumprimento de diversas etapas, cuja trajetória pode ocasionar ansiedades e expectativas. O presente estudo tem como escopo aprofundar as contribuições teóricas do psicanalista Donald Woods Winnicott, aplicadas à dez crianças que atravessam o tratamento de implante coclear, bem como objetiva analisar as entrevista efetuadas com os pais ou responsáveis pelas crianças e os resultados obtidos através da aplicação do Jogo Estruturado com Bonecos de Lynn, onde são apresentadas dez pequenas cenas com brinquedos, referentes à pequenas histórias incompletas, para que as crianças as completem. A interpretação é baseada nas contribuições winnicottianas referentes ao ambiente facilitador, à teoria do desenvolvimento humano que pressupõe a evolução da dependência à independência, a constituição do Eu, falso self e verdadeiro self, do trauma e suas defesas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19012021-182550/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19012021-182550/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257124105617408