Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovanetti, Rodrigo Manoel
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-25102006-105800/
Resumo: Objetivos: o apoio social no trabalho (AST) de professores está associado à prevenção de agravos à saúde e à melhoria do ambiente psicossocial de trabalho, sendo a compreensão de sua estrutura, relevante. Procurou-se descrever a estrutura de AST de professores considerando o sentido suportivo atribuído aos seus conteúdos nas relações sociais de trabalho. Métodos: realizou-se um estudo com contribuição da pesquisa qualitativa em uma escola pública de educação básica da cidade de São Paulo. Foram aplicadas a observação participante e entrevista individual em profundidade como técnicas instrumentais. Fez-se análise de conteúdo e os resultados foram discutidos com base em aproximações teóricas com a representação social, os fatores psicossociais e a organização do trabalho docente (FPS/OT). Resultados e discussões: foram descritos e especificados os tipos (emocional, instrumental, informativo e de apreciação) e fontes (professores, diretoria, pais/responsáveis e alunos) de AST, que se relacionou com práticas cotidianas para a amenização das exigências de OT e da precarização de recursos educacionais. Sugeriu-se o desenvolvimento de grupos de discussão no trabalho.
id USP_7cdca164e6fd541c07ec6fb209fb9071
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25102006-105800
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública Health and social support at work: a case study of teachers from elementary public schoolAmbiente de trabalhoApoio socialCondições de trabalhoDoenças ocupacionaisEnsinoEstresseImpacto psicossocialOccupational diseasesOccupational healthOrganização e administraçãoOrganization and administrationPrevenção primáriaPrimary preventionPsicossocial impactSaúde do trabalhadorSocial supportStressTeachingWorking conditionsWorking environmentObjetivos: o apoio social no trabalho (AST) de professores está associado à prevenção de agravos à saúde e à melhoria do ambiente psicossocial de trabalho, sendo a compreensão de sua estrutura, relevante. Procurou-se descrever a estrutura de AST de professores considerando o sentido suportivo atribuído aos seus conteúdos nas relações sociais de trabalho. Métodos: realizou-se um estudo com contribuição da pesquisa qualitativa em uma escola pública de educação básica da cidade de São Paulo. Foram aplicadas a observação participante e entrevista individual em profundidade como técnicas instrumentais. Fez-se análise de conteúdo e os resultados foram discutidos com base em aproximações teóricas com a representação social, os fatores psicossociais e a organização do trabalho docente (FPS/OT). Resultados e discussões: foram descritos e especificados os tipos (emocional, instrumental, informativo e de apreciação) e fontes (professores, diretoria, pais/responsáveis e alunos) de AST, que se relacionou com práticas cotidianas para a amenização das exigências de OT e da precarização de recursos educacionais. Sugeriu-se o desenvolvimento de grupos de discussão no trabalho.Objectives: social support at teachers’ work (SSW) is associated with illness prevention and improvement of psychosocial working conditions. Hence, identyfing teachers’ SSW specific structure is important. The objective of this study was to describe teachers’ SSW specific structure in terms of its content. Methods: contributions from qualitative case study were used to assess teachers social relations within Sao Paulo’s public elementary school. It was applied participant observations and individual unstructured interviews as instrumental techniques. Data were formulated with content analysis and discussed form a theoretical approach with Social Representation Theory, Psychosocial Factors at Work and Work Organization (PSF/WO). Results and discussion: teachers’ SSW structure was based on sources (principal, coworkers, student’s fathers and student themselves) and types (emotional, instrumental, informational and appraisal). SSW was associated with workers’ formulation of daily educational practices and WO, improving precarious working conditions. It was suggested the development of discussion groups at work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPParaguay, Ana Isabel Bruzzi BezerraGiovanetti, Rodrigo Manoel2006-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-25102006-105800/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-25102006-105800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública
Health and social support at work: a case study of teachers from elementary public school
title Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública
spellingShingle Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública
Giovanetti, Rodrigo Manoel
Ambiente de trabalho
Apoio social
Condições de trabalho
Doenças ocupacionais
Ensino
Estresse
Impacto psicossocial
Occupational diseases
Occupational health
Organização e administração
Organization and administration
Prevenção primária
Primary prevention
Psicossocial impact
Saúde do trabalhador
Social support
Stress
Teaching
Working conditions
Working environment
title_short Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública
title_full Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública
title_fullStr Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública
title_full_unstemmed Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública
title_sort Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública
author Giovanetti, Rodrigo Manoel
author_facet Giovanetti, Rodrigo Manoel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paraguay, Ana Isabel Bruzzi Bezerra
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovanetti, Rodrigo Manoel
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de trabalho
Apoio social
Condições de trabalho
Doenças ocupacionais
Ensino
Estresse
Impacto psicossocial
Occupational diseases
Occupational health
Organização e administração
Organization and administration
Prevenção primária
Primary prevention
Psicossocial impact
Saúde do trabalhador
Social support
Stress
Teaching
Working conditions
Working environment
topic Ambiente de trabalho
Apoio social
Condições de trabalho
Doenças ocupacionais
Ensino
Estresse
Impacto psicossocial
Occupational diseases
Occupational health
Organização e administração
Organization and administration
Prevenção primária
Primary prevention
Psicossocial impact
Saúde do trabalhador
Social support
Stress
Teaching
Working conditions
Working environment
description Objetivos: o apoio social no trabalho (AST) de professores está associado à prevenção de agravos à saúde e à melhoria do ambiente psicossocial de trabalho, sendo a compreensão de sua estrutura, relevante. Procurou-se descrever a estrutura de AST de professores considerando o sentido suportivo atribuído aos seus conteúdos nas relações sociais de trabalho. Métodos: realizou-se um estudo com contribuição da pesquisa qualitativa em uma escola pública de educação básica da cidade de São Paulo. Foram aplicadas a observação participante e entrevista individual em profundidade como técnicas instrumentais. Fez-se análise de conteúdo e os resultados foram discutidos com base em aproximações teóricas com a representação social, os fatores psicossociais e a organização do trabalho docente (FPS/OT). Resultados e discussões: foram descritos e especificados os tipos (emocional, instrumental, informativo e de apreciação) e fontes (professores, diretoria, pais/responsáveis e alunos) de AST, que se relacionou com práticas cotidianas para a amenização das exigências de OT e da precarização de recursos educacionais. Sugeriu-se o desenvolvimento de grupos de discussão no trabalho.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-25102006-105800/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-25102006-105800/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091078344671232