Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-25102006-105800/ |
Resumo: | Objetivos: o apoio social no trabalho (AST) de professores está associado à prevenção de agravos à saúde e à melhoria do ambiente psicossocial de trabalho, sendo a compreensão de sua estrutura, relevante. Procurou-se descrever a estrutura de AST de professores considerando o sentido suportivo atribuído aos seus conteúdos nas relações sociais de trabalho. Métodos: realizou-se um estudo com contribuição da pesquisa qualitativa em uma escola pública de educação básica da cidade de São Paulo. Foram aplicadas a observação participante e entrevista individual em profundidade como técnicas instrumentais. Fez-se análise de conteúdo e os resultados foram discutidos com base em aproximações teóricas com a representação social, os fatores psicossociais e a organização do trabalho docente (FPS/OT). Resultados e discussões: foram descritos e especificados os tipos (emocional, instrumental, informativo e de apreciação) e fontes (professores, diretoria, pais/responsáveis e alunos) de AST, que se relacionou com práticas cotidianas para a amenização das exigências de OT e da precarização de recursos educacionais. Sugeriu-se o desenvolvimento de grupos de discussão no trabalho. |
id |
USP_7cdca164e6fd541c07ec6fb209fb9071 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25102006-105800 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública Health and social support at work: a case study of teachers from elementary public schoolAmbiente de trabalhoApoio socialCondições de trabalhoDoenças ocupacionaisEnsinoEstresseImpacto psicossocialOccupational diseasesOccupational healthOrganização e administraçãoOrganization and administrationPrevenção primáriaPrimary preventionPsicossocial impactSaúde do trabalhadorSocial supportStressTeachingWorking conditionsWorking environmentObjetivos: o apoio social no trabalho (AST) de professores está associado à prevenção de agravos à saúde e à melhoria do ambiente psicossocial de trabalho, sendo a compreensão de sua estrutura, relevante. Procurou-se descrever a estrutura de AST de professores considerando o sentido suportivo atribuído aos seus conteúdos nas relações sociais de trabalho. Métodos: realizou-se um estudo com contribuição da pesquisa qualitativa em uma escola pública de educação básica da cidade de São Paulo. Foram aplicadas a observação participante e entrevista individual em profundidade como técnicas instrumentais. Fez-se análise de conteúdo e os resultados foram discutidos com base em aproximações teóricas com a representação social, os fatores psicossociais e a organização do trabalho docente (FPS/OT). Resultados e discussões: foram descritos e especificados os tipos (emocional, instrumental, informativo e de apreciação) e fontes (professores, diretoria, pais/responsáveis e alunos) de AST, que se relacionou com práticas cotidianas para a amenização das exigências de OT e da precarização de recursos educacionais. Sugeriu-se o desenvolvimento de grupos de discussão no trabalho.Objectives: social support at teachers work (SSW) is associated with illness prevention and improvement of psychosocial working conditions. Hence, identyfing teachers SSW specific structure is important. The objective of this study was to describe teachers SSW specific structure in terms of its content. Methods: contributions from qualitative case study were used to assess teachers social relations within Sao Paulos public elementary school. It was applied participant observations and individual unstructured interviews as instrumental techniques. Data were formulated with content analysis and discussed form a theoretical approach with Social Representation Theory, Psychosocial Factors at Work and Work Organization (PSF/WO). Results and discussion: teachers SSW structure was based on sources (principal, coworkers, students fathers and student themselves) and types (emotional, instrumental, informational and appraisal). SSW was associated with workers formulation of daily educational practices and WO, improving precarious working conditions. It was suggested the development of discussion groups at work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPParaguay, Ana Isabel Bruzzi BezerraGiovanetti, Rodrigo Manoel2006-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-25102006-105800/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-25102006-105800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública Health and social support at work: a case study of teachers from elementary public school |
title |
Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública |
spellingShingle |
Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública Giovanetti, Rodrigo Manoel Ambiente de trabalho Apoio social Condições de trabalho Doenças ocupacionais Ensino Estresse Impacto psicossocial Occupational diseases Occupational health Organização e administração Organization and administration Prevenção primária Primary prevention Psicossocial impact Saúde do trabalhador Social support Stress Teaching Working conditions Working environment |
title_short |
Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública |
title_full |
Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública |
title_fullStr |
Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública |
title_full_unstemmed |
Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública |
title_sort |
Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública |
author |
Giovanetti, Rodrigo Manoel |
author_facet |
Giovanetti, Rodrigo Manoel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paraguay, Ana Isabel Bruzzi Bezerra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giovanetti, Rodrigo Manoel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente de trabalho Apoio social Condições de trabalho Doenças ocupacionais Ensino Estresse Impacto psicossocial Occupational diseases Occupational health Organização e administração Organization and administration Prevenção primária Primary prevention Psicossocial impact Saúde do trabalhador Social support Stress Teaching Working conditions Working environment |
topic |
Ambiente de trabalho Apoio social Condições de trabalho Doenças ocupacionais Ensino Estresse Impacto psicossocial Occupational diseases Occupational health Organização e administração Organization and administration Prevenção primária Primary prevention Psicossocial impact Saúde do trabalhador Social support Stress Teaching Working conditions Working environment |
description |
Objetivos: o apoio social no trabalho (AST) de professores está associado à prevenção de agravos à saúde e à melhoria do ambiente psicossocial de trabalho, sendo a compreensão de sua estrutura, relevante. Procurou-se descrever a estrutura de AST de professores considerando o sentido suportivo atribuído aos seus conteúdos nas relações sociais de trabalho. Métodos: realizou-se um estudo com contribuição da pesquisa qualitativa em uma escola pública de educação básica da cidade de São Paulo. Foram aplicadas a observação participante e entrevista individual em profundidade como técnicas instrumentais. Fez-se análise de conteúdo e os resultados foram discutidos com base em aproximações teóricas com a representação social, os fatores psicossociais e a organização do trabalho docente (FPS/OT). Resultados e discussões: foram descritos e especificados os tipos (emocional, instrumental, informativo e de apreciação) e fontes (professores, diretoria, pais/responsáveis e alunos) de AST, que se relacionou com práticas cotidianas para a amenização das exigências de OT e da precarização de recursos educacionais. Sugeriu-se o desenvolvimento de grupos de discussão no trabalho. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-25102006-105800/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-25102006-105800/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257342378246144 |