Recursos Educacionais Abertos (REAs) na perspectiva da Ciência da Informação: um estudo dos aspectos relacionados à produção e ao uso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-13092018-145712/ |
Resumo: | No atual contexto, em que se faz amplo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em processos de ensino-aprendizagem, este trabalho teve como ponto de partida a necessidade de se investigar os desafios, de ordem técnica e informacional, presentes no desenvolvimento e uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs). Tendo os usuários (aprendizes) como protagonistas em tais processos e considerando suas necessidades informacionais, buscou-se refletir sobre os REAs na perspectiva da Ciência da Informação. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, foi desenvolvida com base em análise da literatura e estudo de caso em plataformas abertas de REAs, cujo acesso é público e de iniciativa do Ministério da Educação (MEC), configurando-se política pública. Dentre os resultados, verificou-se que, como fonte de informação, os REAs têm o potencial de viabilizar a apropriação da informação pelos seus usuários, o que ocorre a partir de uma interface digital. Constatou-se que, para fomentar tal apropriação, a interface, disponibilizada e adaptada aos diversos contextos de uso, deve funcionar como um espaço de mediação, o qual é oferecido aos usuários para acesso e uso dos REAs. Dessa forma, concluiu-se que, dentre os desafios presentes na produção e no uso de REAs, destaca-se a devida compreensão de variáveis como: linguagens, fluxos de informação, instituições, técnicas, contextos de produção e uso, e os usuários de tais recursos, incluindo compreensão de aspectos culturais, uma vez que os usuários (aprendizes) são os protagonistas de todo o processo de ensino-aprendizagem. |
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