Santa geometria: o erotismo trágico na prosa de Hilda Hilst

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Andréa Jamilly Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-07022023-190930/
Resumo: Com a finalidade de contribuir para a expansão da fortuna crítica dos livros Tu não te moves de ti (1980), A obscena senhora D (1982) e Com os meus olhos de cão (1986), a presente pesquisa investiga de que modo este tríptico forja a questão do erotismo trágico em sua composição, perfazendo imagens do excesso ligadas ao ato erótico e à finitude. Parte-se aqui das formulações de Georges Bataille para compreender a ligação entre o erotismo e a consciência da morte. Sob a \"emoção extremada\" ou os \"estados extremos do homem\", o erotismo trágico implica uma força desmedida que se manifesta nos arrebatamentos dilacerantes dos protagonistas: o ciúme e o desejo incestuoso de Maria Matamoros, o autossacrifício de Tadeu e de Axelrod Silva, a cólera de Hillé e a loucura suicida de Amós Kéres. A presença da geometria em seus volumes exerce um papel fundamental no desenho da fusão erótica entres os corpos amantes, bem como na tentativa de apreensão do insondável e de entendimento do que foi vivido. Considerando que o triângulo é o modo privilegiado de representação do sagrado - cujos vértices são ocupados por Deus, o homem e o mundo -, a tese percorrerá, em seus capítulos, cada eixo relacionado na procura pelo ser divino ou, no limite, pelo outro. O primeiro focalizará o eixo pertinente à divindade, detendo-se nos mecanismos que proporcionam a \"sagrada ubiquidade\", ora pela via do sacrifício, ora pela do erotismo. No segundo, o ângulo se voltará para o eixo destinado ao ser humano e à voracidade dos sentimentos. A prosa hilstiana imprime um sentido humano e, por assim dizer, dionisíaco à deidade, estabelecendo um paralelo entre Jesus Cristo e Dioniso. Por fim, o terceiro se deterá sobre o vértice referente à natureza ou ao mundo. As inquietações humanas atravessam a esfera da animalidade, como expressão do núcleo da ancestralidade. Quanto à realidade instaurada pela palavra e à trajetória do escritor, as personagens assumem a demanda pelo acontecimento verbal, entendido ora na disposição ao fracasso, a partir do diálogo com os estudos de Marcel Mauss e de Bataille sobre a experiência do Potlatch; ora na dádiva de capturar a imagem de um universo unívoco e prismático nas \"mil faces\" da narrativa.
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Sob a \"emoção extremada\" ou os \"estados extremos do homem\", o erotismo trágico implica uma força desmedida que se manifesta nos arrebatamentos dilacerantes dos protagonistas: o ciúme e o desejo incestuoso de Maria Matamoros, o autossacrifício de Tadeu e de Axelrod Silva, a cólera de Hillé e a loucura suicida de Amós Kéres. A presença da geometria em seus volumes exerce um papel fundamental no desenho da fusão erótica entres os corpos amantes, bem como na tentativa de apreensão do insondável e de entendimento do que foi vivido. Considerando que o triângulo é o modo privilegiado de representação do sagrado - cujos vértices são ocupados por Deus, o homem e o mundo -, a tese percorrerá, em seus capítulos, cada eixo relacionado na procura pelo ser divino ou, no limite, pelo outro. O primeiro focalizará o eixo pertinente à divindade, detendo-se nos mecanismos que proporcionam a \"sagrada ubiquidade\", ora pela via do sacrifício, ora pela do erotismo. No segundo, o ângulo se voltará para o eixo destinado ao ser humano e à voracidade dos sentimentos. A prosa hilstiana imprime um sentido humano e, por assim dizer, dionisíaco à deidade, estabelecendo um paralelo entre Jesus Cristo e Dioniso. Por fim, o terceiro se deterá sobre o vértice referente à natureza ou ao mundo. As inquietações humanas atravessam a esfera da animalidade, como expressão do núcleo da ancestralidade. Quanto à realidade instaurada pela palavra e à trajetória do escritor, as personagens assumem a demanda pelo acontecimento verbal, entendido ora na disposição ao fracasso, a partir do diálogo com os estudos de Marcel Mauss e de Bataille sobre a experiência do Potlatch; ora na dádiva de capturar a imagem de um universo unívoco e prismático nas \"mil faces\" da narrativa.With the purpose of contributing to the expansion of the critical fortune of the books Tu não te moves de ti (1980), A obscena senhora D (1982) and Com os meus olhos de cão (1986), the present research intends to investigate how this triptych forges the issue of tragic eroticism in its composition, making images of excess linked to the erotic act and finitude. It starts here from the formulations of Georges Bataille to understand the connection between eroticism and the consciousness of death. Under the \"extreme emotion\" or \"extreme states of man\", the tragic eroticism implies an unmeasured force that manifests itself in the tearful raptures of the protagonists: the jealousy and incestuous desire of Maria Matamoros, the self-sacrifice of Tadeu and Axelrod Silva, the anger of Hillé, and the suicidal madness of Amós Kéres. The presence of geometry in his volumes plays a fundamental role in the design of the erotic fusion between the loving bodies, as well as in the attempt to apprehend the unfathomable and to understand what has been experienced. Considering that the triangle is the privileged mode of representation of the sacred - whose vertices are occupied by God, man and the world -, the thesis will go through, in its chapters, each related axis in the search for the divine being or, in the limit, by the other. The first one will focus on the axis pertinent to divinity, focusing on the mechanisms that provide the \"sacred ubiquity\", sometimes through sacrifice, sometimes through eroticism. In the second, the angle will turn to the axis intended for the human being and the voracity of his feelings. Hilst\'s prose gives a human and, so to speak, Dionysian sense to the deity, establishing a parallel between Jesus Christ and Dionysus. Finally, the third section will focus on the vertex referring to nature or the world. Human restlessness crosses the sphere of animality, as an expression of the ancestral core. As for the reality established by the word and the writer\'s trajectory, the characters assume the demand for the verbal event, understood sometimes in the disposition to failure, from the dialogue with the studies of Marcel Mauss and Bataille on the experience of Potlatch; sometimes in the gift of capturing the image of a univocal and prismatic universe in the \"thousand faces\" of the narrative.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Eliane RobertLeitão, Andréa Jamilly Rodrigues2022-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-07022023-190930/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-07T21:15:12Zoai:teses.usp.br:tde-07022023-190930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-07T21:15:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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