Sistemas de identidade visual: imagem e informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petraglia, André Luiz
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-13122022-173208/
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo demonstrar a evolução da comunicação visual. Inicialmente, uma breve conceituação histórica relacionando passado e presente é estabelecida visando ilustrar tal evolução. As formas de expressão gráfica passaram por diversos processos evolutivos tanto no âmbito conceitual quanto no tecnológico e o ser humano que inicialmente rabiscava as paredes das cavernas, hoje transmite imagens para qualquer parte do mundo através de seu computador pessoal, sem sair de casa. As mensagens visuais passam a fazer parte do cotidiano, principalmente nos grandes centros que começam a presenciar uma enorme profusão de imagens invadindo o espaço urbano por meio de letreiros, identificadores de fachadas, automóveis personalizados transitando pelas ruas, sinais de trânsito, mobiliário urbano, grandes painéis luminosos, empenas de edifícios e a própria arquitetura, todos transbordando informação visual e competindo pela atenção do usuário. Todas essas mensagens necessitam ser coordenadas e sistematizadas para melhor transmitir as idéias nelas contidas. Para isso surge a programação visual que passa a ser analisada neste trabalho, levando-se em consideração seus aspectos conceituais, comunicativos e aplicativos, avaliados por meio dos procedimentos comuns que direcionam estratégias de comunicação de grandes corporações de todo o mundo, que visam desenvolver e manter sua identidade visual perante seus usuários, consumidores, funcionários, associados e colaboradores. Tal sistematização é estudada a partir da visão de diversos autores sobre conceitos, definições e procedimentos projetuais. O resultado final é uma proposta de desenvolvimento da imagem corporativa da Tilibra S. A. Indústria Gráfica, líder de mercado no segmento de produtos de papelaria, cujo parque gráfico encontra-se na cidade de Bauru, no interior de São Paulo.
id USP_7da4e8cf7ee3d48ba2c2ef5050188e70
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13122022-173208
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Sistemas de identidade visual: imagem e informaçãoNot availableComunicação visualDesign gráficoNot availableEsta dissertação tem por objetivo demonstrar a evolução da comunicação visual. Inicialmente, uma breve conceituação histórica relacionando passado e presente é estabelecida visando ilustrar tal evolução. As formas de expressão gráfica passaram por diversos processos evolutivos tanto no âmbito conceitual quanto no tecnológico e o ser humano que inicialmente rabiscava as paredes das cavernas, hoje transmite imagens para qualquer parte do mundo através de seu computador pessoal, sem sair de casa. As mensagens visuais passam a fazer parte do cotidiano, principalmente nos grandes centros que começam a presenciar uma enorme profusão de imagens invadindo o espaço urbano por meio de letreiros, identificadores de fachadas, automóveis personalizados transitando pelas ruas, sinais de trânsito, mobiliário urbano, grandes painéis luminosos, empenas de edifícios e a própria arquitetura, todos transbordando informação visual e competindo pela atenção do usuário. Todas essas mensagens necessitam ser coordenadas e sistematizadas para melhor transmitir as idéias nelas contidas. Para isso surge a programação visual que passa a ser analisada neste trabalho, levando-se em consideração seus aspectos conceituais, comunicativos e aplicativos, avaliados por meio dos procedimentos comuns que direcionam estratégias de comunicação de grandes corporações de todo o mundo, que visam desenvolver e manter sua identidade visual perante seus usuários, consumidores, funcionários, associados e colaboradores. Tal sistematização é estudada a partir da visão de diversos autores sobre conceitos, definições e procedimentos projetuais. O resultado final é uma proposta de desenvolvimento da imagem corporativa da Tilibra S. A. Indústria Gráfica, líder de mercado no segmento de produtos de papelaria, cujo parque gráfico encontra-se na cidade de Bauru, no interior de São Paulo.This dissertation aims to demonstrate the evolution of visual communication. At first, some brief historical concepts relating past and present are established so as to illustrate such an evolution. Graphic expression has undergone several technological changes and so has the human being who initially has drawn on the cave walls, but nowadays sends images worldwide through his personal computer, from his own home. Visual messages are part of the daily routine, especially in the great urban centers which are invaded by an enormous load of images from billboards, customized vehicles on the roads, traffic signs, huge neon signs and the urban architecture itself, everything is overloaded by the visual information in order to call the onlooker\'s attention. All these messages must be organized and systematized to best transmit the ideas they carry. This is where the visual programming stands and it is here analysed, taking into consideration its concepts, communicational and applying aspects. This programming is evaluated by common procedures which will direct the great corporation\'s strategies all over the world in an attempt to develop and maintain their visual identity before their public and associates. Such a systematization is studied based on several author\'s concepts, definitions and projects. The final result is the proposal of developing the corporate image of Tilibra S.A., leader of paper and stationary products, established in Bauru, state of Sao Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMinami, IssaoPetraglia, André Luiz1999-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-13122022-173208/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-22T11:17:45Zoai:teses.usp.br:tde-13122022-173208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-22T11:17:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas de identidade visual: imagem e informação
Not available
title Sistemas de identidade visual: imagem e informação
spellingShingle Sistemas de identidade visual: imagem e informação
Petraglia, André Luiz
Comunicação visual
Design gráfico
Not available
title_short Sistemas de identidade visual: imagem e informação
title_full Sistemas de identidade visual: imagem e informação
title_fullStr Sistemas de identidade visual: imagem e informação
title_full_unstemmed Sistemas de identidade visual: imagem e informação
title_sort Sistemas de identidade visual: imagem e informação
author Petraglia, André Luiz
author_facet Petraglia, André Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Minami, Issao
dc.contributor.author.fl_str_mv Petraglia, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação visual
Design gráfico
Not available
topic Comunicação visual
Design gráfico
Not available
description Esta dissertação tem por objetivo demonstrar a evolução da comunicação visual. Inicialmente, uma breve conceituação histórica relacionando passado e presente é estabelecida visando ilustrar tal evolução. As formas de expressão gráfica passaram por diversos processos evolutivos tanto no âmbito conceitual quanto no tecnológico e o ser humano que inicialmente rabiscava as paredes das cavernas, hoje transmite imagens para qualquer parte do mundo através de seu computador pessoal, sem sair de casa. As mensagens visuais passam a fazer parte do cotidiano, principalmente nos grandes centros que começam a presenciar uma enorme profusão de imagens invadindo o espaço urbano por meio de letreiros, identificadores de fachadas, automóveis personalizados transitando pelas ruas, sinais de trânsito, mobiliário urbano, grandes painéis luminosos, empenas de edifícios e a própria arquitetura, todos transbordando informação visual e competindo pela atenção do usuário. Todas essas mensagens necessitam ser coordenadas e sistematizadas para melhor transmitir as idéias nelas contidas. Para isso surge a programação visual que passa a ser analisada neste trabalho, levando-se em consideração seus aspectos conceituais, comunicativos e aplicativos, avaliados por meio dos procedimentos comuns que direcionam estratégias de comunicação de grandes corporações de todo o mundo, que visam desenvolver e manter sua identidade visual perante seus usuários, consumidores, funcionários, associados e colaboradores. Tal sistematização é estudada a partir da visão de diversos autores sobre conceitos, definições e procedimentos projetuais. O resultado final é uma proposta de desenvolvimento da imagem corporativa da Tilibra S. A. Indústria Gráfica, líder de mercado no segmento de produtos de papelaria, cujo parque gráfico encontra-se na cidade de Bauru, no interior de São Paulo.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-13122022-173208/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-13122022-173208/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256953122717696