Percepção ambiental: uma análise na bacia hidrográfica do rio Monjolinho, São Carlos, SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-07112006-092522/ |
Resumo: | Nas ultimas décadas, o rio Monjolinho tem sido alvo de diversas pesquisas, nas quais se evidenciou a influência nociva da ação do homem sobre água, solo, fauna e flora, mas poucos estudos enfatizaram a educação ambiental. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção ambiental da população urbana e rural da bacia do rio Monjolinho, mediante a aplicação de questionários, visando à identificação dos principais problemas ambientais existentes, suas origens, efeitos e possíveis soluções. Com os dados obtidos verificou-se uma concepção primordialmente de tendência naturalista de meio ambiente (36,8%) e que mesmo não participando de campanhas ambientalistas (71,9%) ocorre uma preocupação com a problemática ambiental, que é tida como de importância significativa (89,5%). O poder público (76,9%) foi considerado como o grande responsável pelos problemas ambientais, juntamente com a população (53,8%), a qual busca melhores informações (87,7%) sobre meio ambiente e que uma parte ou não sabe o que deve ser proposto (26,3%) ou buscam uma melhor conscientização (33,3%). Verificou-se um isolamento das universidades, que muitas vezes estão mais preocupadas com a produção do saber científico, sem procurar uma maior difusão deste junto à sociedade e ao poder público. A importância do fortalecimento de relações mais afetivas e de um reforço da identidade entre a comunidade e os rios da bacia também foi evidenciada, envolvendo as universidades e as escolas, cuja responsabilidade consistiria em promover atividades com os alunos, professores e funcionários, juntamente com participantes de ONG´s e associações ambientais, procurando o envolvimento de toda a população com a problemática ambiental da bacia do rio Monjolinho. Os resultados desta avaliação podem ser utilizados como parâmetros de orientação para futuras intervenções sociais, econômicas, políticas e ambientais, por meio de programas de educação ambiental que conscientizem as pessoas quanto à importância de se manter uma relação harmoniosa entre o homem e os demais elementos do meio ambiente. |
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Percepção ambiental: uma análise na bacia hidrográfica do rio Monjolinho, São Carlos, SPEnvironmental perception: analysis of hydrographic basin of Monjolinho river, São Carlos, SPeducação ambientalenvironment educationenvironment perceptionMonjolinho riverpercepção ambientalrio MonjolinhoNas ultimas décadas, o rio Monjolinho tem sido alvo de diversas pesquisas, nas quais se evidenciou a influência nociva da ação do homem sobre água, solo, fauna e flora, mas poucos estudos enfatizaram a educação ambiental. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção ambiental da população urbana e rural da bacia do rio Monjolinho, mediante a aplicação de questionários, visando à identificação dos principais problemas ambientais existentes, suas origens, efeitos e possíveis soluções. Com os dados obtidos verificou-se uma concepção primordialmente de tendência naturalista de meio ambiente (36,8%) e que mesmo não participando de campanhas ambientalistas (71,9%) ocorre uma preocupação com a problemática ambiental, que é tida como de importância significativa (89,5%). O poder público (76,9%) foi considerado como o grande responsável pelos problemas ambientais, juntamente com a população (53,8%), a qual busca melhores informações (87,7%) sobre meio ambiente e que uma parte ou não sabe o que deve ser proposto (26,3%) ou buscam uma melhor conscientização (33,3%). Verificou-se um isolamento das universidades, que muitas vezes estão mais preocupadas com a produção do saber científico, sem procurar uma maior difusão deste junto à sociedade e ao poder público. A importância do fortalecimento de relações mais afetivas e de um reforço da identidade entre a comunidade e os rios da bacia também foi evidenciada, envolvendo as universidades e as escolas, cuja responsabilidade consistiria em promover atividades com os alunos, professores e funcionários, juntamente com participantes de ONG´s e associações ambientais, procurando o envolvimento de toda a população com a problemática ambiental da bacia do rio Monjolinho. Os resultados desta avaliação podem ser utilizados como parâmetros de orientação para futuras intervenções sociais, econômicas, políticas e ambientais, por meio de programas de educação ambiental que conscientizem as pessoas quanto à importância de se manter uma relação harmoniosa entre o homem e os demais elementos do meio ambiente.In the last decades, many researches have been made about Monjolinhos basin, in which it became evident mans bad influence on its water, soil, flora and wildlife as a whole. This study aims to analyze the environment perception of the rural an urban population living around Monjolinho river, by making a series of questions in order to identify the main environmental problems there verified, its causes, effects and possible solutions. The collected data point to a naturalistic conception of environment (36,8%). Even among those people who do not participate of environmental campaigns (71,9%), there is a great concern with the problematic of this matter, which is considered very important for the majority of the residents (89,5%). The government (76,9%) is the great responsible for the problems, followed by population (53,8%), which is always looking for new information (87,7%) about the environment. In this research, was identifying that universities are more interested in produce just scientific knowledge, keeping an isolated circle around they. Also, the researchers suggested that a better relation between community, students, and teachers should be used to increase the affection from the river. The results of the analyses will be used as basic parameters in the future, directing social, economics, politics and environmental actions by means of educational programs. These actions may aware people to the importance of keeping harmonic relationship between man and all remaining environmental elements.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEspindola, Evaldo Luiz GaetaDornelles, Claudio Turene Almeida2006-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-07112006-092522/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-07112006-092522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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