Percepção ambiental: uma análise na bacia hidrográfica do rio Monjolinho, São Carlos, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Claudio Turene Almeida
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-07112006-092522/
Resumo: Nas ultimas décadas, o rio Monjolinho tem sido alvo de diversas pesquisas, nas quais se evidenciou a influência nociva da ação do homem sobre água, solo, fauna e flora, mas poucos estudos enfatizaram a educação ambiental. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção ambiental da população urbana e rural da bacia do rio Monjolinho, mediante a aplicação de questionários, visando à identificação dos principais problemas ambientais existentes, suas origens, efeitos e possíveis soluções. Com os dados obtidos verificou-se uma concepção primordialmente de tendência naturalista de meio ambiente (36,8%) e que mesmo não participando de campanhas ambientalistas (71,9%) ocorre uma preocupação com a problemática ambiental, que é tida como de importância significativa (89,5%). O poder público (76,9%) foi considerado como o grande responsável pelos problemas ambientais, juntamente com a população (53,8%), a qual busca melhores informações (87,7%) sobre meio ambiente e que uma parte ou não sabe o que deve ser proposto (26,3%) ou buscam uma melhor conscientização (33,3%). Verificou-se um isolamento das universidades, que muitas vezes estão mais preocupadas com a produção do saber científico, sem procurar uma maior difusão deste junto à sociedade e ao poder público. A importância do fortalecimento de relações mais afetivas e de um reforço da identidade entre a comunidade e os rios da bacia também foi evidenciada, envolvendo as universidades e as escolas, cuja responsabilidade consistiria em promover atividades com os alunos, professores e funcionários, juntamente com participantes de ONG´s e associações ambientais, procurando o envolvimento de toda a população com a problemática ambiental da bacia do rio Monjolinho. Os resultados desta avaliação podem ser utilizados como parâmetros de orientação para futuras intervenções sociais, econômicas, políticas e ambientais, por meio de programas de educação ambiental que conscientizem as pessoas quanto à importância de se manter uma relação harmoniosa entre o homem e os demais elementos do meio ambiente.
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