Apreensão da paisagem através da fragmentação: uma busca de elementos para compreender a obra de Enric Miralles
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.16.2023.tde-11122023-091624 |
Resumo: | Essa pesquisa aborda a obra do arquiteto catalão Enric Miralles. Busca compreender como a fragmentação da representação do projeto arquitetônico se estabelece como uma ferramenta projetual capaz de influir no pertencimento do projeto em sua paisagem natural e cultural envolvente. Parte então para leitura da paisagem que envolve duas obras do arquiteto, o Cemitério de Igualada (1985-1991), obra que corresponde ao início de sua carreira profissional, e o Parlamento Escocês (1998-2004), uma de suas últimas obras. E busca então na leitura do conjunto de fragmentos de cada projeto, elencar as características que são atribuídas ao projeto através da utilização dessa ferramenta projetual. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Apreensão da paisagem através da fragmentação: uma busca de elementos para compreender a obra de Enric Miralles Apprehension of the landscape through fragmentation: a search for elements to understand the work of Enric Miralles 2023-05-26Marta Vieira BogeaCesar Shundi IwamizuJosé Maria de Macêdo FilhoErico Alves Rigo de Lima BotteselliUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR Cemitério de Igualada Design methodology Enric Miralles Enric Miralles Igualada Cemetery Metodologia de projeto Parlamento escocês Scottish parliament Essa pesquisa aborda a obra do arquiteto catalão Enric Miralles. Busca compreender como a fragmentação da representação do projeto arquitetônico se estabelece como uma ferramenta projetual capaz de influir no pertencimento do projeto em sua paisagem natural e cultural envolvente. Parte então para leitura da paisagem que envolve duas obras do arquiteto, o Cemitério de Igualada (1985-1991), obra que corresponde ao início de sua carreira profissional, e o Parlamento Escocês (1998-2004), uma de suas últimas obras. E busca então na leitura do conjunto de fragmentos de cada projeto, elencar as características que são atribuídas ao projeto através da utilização dessa ferramenta projetual. This research addresses the work of the Catalan architect Enric Miralles. Seeking to understand how the fragmentation of the project representation establishes itself as a design tool capable of influencing the project\'s belonging in its natural and cultural landscape. Then proceeds to read the landscape that surrounds two works by the architect, the Igualada Cemetery (1985-1991), a work that corresponds to the beginning of his professional career, and the Scottish Parliament (1998-2004), one of his last works. And then, in reading the set of fragments of each project, it seeks to list the characteristics that are attributed to the project through the use of this design tool. https://doi.org/10.11606/D.16.2023.tde-11122023-091624info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2024-03-15T13:21:13Zoai:teses.usp.br:tde-11122023-091624Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-27T16:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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