A mediação da informação contábil sob a ótica da ciência da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Angela Denise Gratão
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-05072009-194611/
Resumo: As companhias abertas, por meio de seus departamentos de Relações com investidores, oferecem serviços de informação, dedicados à construção de significados para usuários de divulgações contábil-financeiras. Esses serviços foram, nesta pesquisa, estudados como mediação institucional. O estudo sobre a transferência de informações contidas nos relatórios contábeis e sua mediação permitiu a congregação interdisciplinar entre a Teoria da Contabilidade, especificamente em sua função comunicativa, e a Ciência da Informação. Os objetivos estabelecidos foram: relacionar os serviços informacionais gerados pelas companhias abertas aos paradigmas de transferência de informações de domínios específicos, estabelecidos nas Teorias da Comunicação e Informação;apresentar e analisar as práticas de mediação institucional realizadas pelas empresas estudadas; e apresentar alternativas que pudessem aprimorar os processos de comunicação de informações contábil-financeiras. A pesquisa de campo escolhida foi um estudo de casos múltiplos, aplicado em cinco empresas com setores de Relações com Investidores reconhecidos e teve como metodologia uma análise triangular envolvendo a empresa, seu ambiente de sociedade anônima e o macro ambiente sócio-econômico. As unidades de análise foram estabelecidas com base nas principais áreas de pesquisas em Ciência da Informação. Como generalizações, observou-se que os relatórios contábeis constituem um conjunto voltado ao público externo à empresa e com domínio da linguagem de especialidade. A mediação tem forte embasamento na interatividade com os usuários e não há barreiras de armazenamento de informações. O crescimento dos serviços informacionais está relacionado aos atributos de relevância, conforme definido na Ciência da Informação, e na confiança conquistada. Entre outros resultados, a pesquisa também trouxe, para ser inserido nas pesquisas e aplicações da Ciência da Informação, o conjunto de características qualitativas da informação, cunhado pela Teoria da Contabilidade.
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