A residência multiprofissional em saúde da família como estratégia de formação da força de trabalho para o SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Debora Dupas Gonçalves do
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7137/tde-03092008-114039/
Resumo: Trata-se de pesquisa qualitativa que tomou como objeto de estudo a formação dos profissionais da saúde para o SUS, na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF). Os objetivos foram: identificar a concepção de competência que orienta a prática pedagógica dos preceptores do curso; identificar as competências profissionais referidas por trabalhadores das equipes da Estratégia Saúde da Família como necessárias no cotidiano de sua prática profissional e construir um perfil de competências para orientar a formação profissional na modalidade residência. Como categoria conceitual e analítica, utilizou-se a competência, tal como definida por Perrenoud, ancorada na concepção de trabalho em saúde de Mendes-Gonçalves e de trabalho em equipe de Peduzzi. O estudo foi desenvolvido em um curso de RMSF de uma instituição de ensino da cidade de São Paulo que tem como parceira uma instituição filantrópica responsável pela gestão de Unidades Básicas de Saúde da ESF. A população foi composta por preceptores do curso e profissionais da saúde que desenvolvem suas atividades profissionais na Estratégia Saúde da Família. A amostra foi constituída pela totalidade dos preceptores (15 participantes) e pelos profissionais por eles indicados como competentes no cotidiano da prática na ESF (8 participantes). Utilizou-se a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados e, para análise dos dados empíricos, a técnica de análise de discurso proposta por Fiorin e adaptada por Car e Bertolozzi. Os discursos foram decompostos em frases temáticas e essas, em conhecimentos, habilidades e atitudes, segundo os quatro pilares da educação preconizados por Delors. Em seguida, à luz do referencial teórico, procedeu-se à recomposição desses conhecimentos, habilidades e atitudes em competências, classificadas nas áreas de domínio propostas por Witt: valores profissionais, comunicação, trabalho em equipe, gerência, orientada à comunidade, promoção da saúde, resolução de problemas, atenção à saúde, educacional e em ciências básicas da saúde pública e coletiva. A construção desse perfil de competências revelou, entre outros aspectos, a necessidade de pensar a formação na RMSF a partir de uma perspectiva ampliada do processo- saúde doença dos indivíduos, assim como refletiu as competências e ações que devem ser desenvolvidas por todos os profissionais no contexto da ESF
id USP_7e27af29e208499acd32aa4c3c0b3e88
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03092008-114039
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A residência multiprofissional em saúde da família como estratégia de formação da força de trabalho para o SUSThe multiprofessional residence in Family Health as a strategy of forming workforce for SUSCompetência profissionalFamily Health ProgramProfessional competencePrograma Saúde da FamíliaResidenceResidênciaSUSSUSTrata-se de pesquisa qualitativa que tomou como objeto de estudo a formação dos profissionais da saúde para o SUS, na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF). Os objetivos foram: identificar a concepção de competência que orienta a prática pedagógica dos preceptores do curso; identificar as competências profissionais referidas por trabalhadores das equipes da Estratégia Saúde da Família como necessárias no cotidiano de sua prática profissional e construir um perfil de competências para orientar a formação profissional na modalidade residência. Como categoria conceitual e analítica, utilizou-se a competência, tal como definida por Perrenoud, ancorada na concepção de trabalho em saúde de Mendes-Gonçalves e de trabalho em equipe de Peduzzi. O estudo foi desenvolvido em um curso de RMSF de uma instituição de ensino da cidade de São Paulo que tem como parceira uma instituição filantrópica responsável pela gestão de Unidades Básicas de Saúde da ESF. A população foi composta por preceptores do curso e profissionais da saúde que desenvolvem suas atividades profissionais na Estratégia Saúde da Família. A amostra foi constituída pela totalidade dos preceptores (15 participantes) e pelos profissionais por eles indicados como competentes no cotidiano da prática na ESF (8 participantes). Utilizou-se a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados e, para análise dos dados empíricos, a técnica de análise de discurso proposta por Fiorin e adaptada por Car e Bertolozzi. Os discursos foram decompostos em frases temáticas e essas, em conhecimentos, habilidades e atitudes, segundo os quatro pilares da educação preconizados por Delors. Em seguida, à luz do referencial teórico, procedeu-se à recomposição desses conhecimentos, habilidades e atitudes em competências, classificadas nas áreas de domínio propostas por Witt: valores profissionais, comunicação, trabalho em equipe, gerência, orientada à comunidade, promoção da saúde, resolução de problemas, atenção à saúde, educacional e em ciências básicas da saúde pública e coletiva. A construção desse perfil de competências revelou, entre outros aspectos, a necessidade de pensar a formação na RMSF a partir de uma perspectiva ampliada do processo- saúde doença dos indivíduos, assim como refletiu as competências e ações que devem ser desenvolvidas por todos os profissionais no contexto da ESFIt\'s a qualitative research that had as the object of study the formation of healthcare professionals for SUS, in the Multiprofessional Residence in Family Health (MRFH) modality. The aims were to: identify the competence conception that guides the pedagogical practice of the course\'s preceptors; identify the professional competences referred by staff workers of Family Health Strategy (FHS) as necessary in the routine of their professional practice and build a competence profile to guide the professional formation in the residence modality. As the analytical and conceptual category, it was used the competence, as it was defined by Perrenoud, grounded in the conception of working in health by Mendes-Gonçalves and team work by Peduzzi. The study was developed at a course of MRFH of a teaching institution in the city of Sao Paulo, which has partnership with a philanthropic institution responsible for management of Health Basic Units of FHS. The population was made up of the course preceptors and healthcare professionals who develop their professional activities in Family Health Strategy. The sample was made of the totality of preceptors (15 participants) and by the professionals who were recommended by them as competent in the practice routine at the FHS (8 participants). It was used a semi-structured interview as instrument for data collection and the technique of analysis discourses proposed by Fiorin and adapted by Car and Bertolozzi for empirical data analysis. The discourses were decomposed in theme sentences and those, in knowledge, skills and attitudes, according to the four pillars of education professed by Delors. After that, following the theoretical referential, it was made the rearrangement of those knowledge, skills and attitudes in competences, classified in domain areas proposed by Witt: professional values, communication, team work, management, guided to community, health promotion, problem solving, attention to health, educational, and in basic science of public and collective health. The build up of this competence profile revealed, among other aspects, the need of thinking the formation in MRFH from a broad perspective of the health-disease process of the individuals, as it reflected the competences and actions that must be developed by all the professionals in the context of the FHSBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Maria Amelia de CamposNascimento, Debora Dupas Gonçalves do2008-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7137/tde-03092008-114039/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-03092008-114039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A residência multiprofissional em saúde da família como estratégia de formação da força de trabalho para o SUS
The multiprofessional residence in Family Health as a strategy of forming workforce for SUS
title A residência multiprofissional em saúde da família como estratégia de formação da força de trabalho para o SUS
spellingShingle A residência multiprofissional em saúde da família como estratégia de formação da força de trabalho para o SUS
Nascimento, Debora Dupas Gonçalves do
Competência profissional
Family Health Program
Professional competence
Programa Saúde da Família
Residence
Residência
SUS
SUS
title_short A residência multiprofissional em saúde da família como estratégia de formação da força de trabalho para o SUS
title_full A residência multiprofissional em saúde da família como estratégia de formação da força de trabalho para o SUS
title_fullStr A residência multiprofissional em saúde da família como estratégia de formação da força de trabalho para o SUS
title_full_unstemmed A residência multiprofissional em saúde da família como estratégia de formação da força de trabalho para o SUS
title_sort A residência multiprofissional em saúde da família como estratégia de formação da força de trabalho para o SUS
author Nascimento, Debora Dupas Gonçalves do
author_facet Nascimento, Debora Dupas Gonçalves do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Amelia de Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Debora Dupas Gonçalves do
dc.subject.por.fl_str_mv Competência profissional
Family Health Program
Professional competence
Programa Saúde da Família
Residence
Residência
SUS
SUS
topic Competência profissional
Family Health Program
Professional competence
Programa Saúde da Família
Residence
Residência
SUS
SUS
description Trata-se de pesquisa qualitativa que tomou como objeto de estudo a formação dos profissionais da saúde para o SUS, na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF). Os objetivos foram: identificar a concepção de competência que orienta a prática pedagógica dos preceptores do curso; identificar as competências profissionais referidas por trabalhadores das equipes da Estratégia Saúde da Família como necessárias no cotidiano de sua prática profissional e construir um perfil de competências para orientar a formação profissional na modalidade residência. Como categoria conceitual e analítica, utilizou-se a competência, tal como definida por Perrenoud, ancorada na concepção de trabalho em saúde de Mendes-Gonçalves e de trabalho em equipe de Peduzzi. O estudo foi desenvolvido em um curso de RMSF de uma instituição de ensino da cidade de São Paulo que tem como parceira uma instituição filantrópica responsável pela gestão de Unidades Básicas de Saúde da ESF. A população foi composta por preceptores do curso e profissionais da saúde que desenvolvem suas atividades profissionais na Estratégia Saúde da Família. A amostra foi constituída pela totalidade dos preceptores (15 participantes) e pelos profissionais por eles indicados como competentes no cotidiano da prática na ESF (8 participantes). Utilizou-se a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados e, para análise dos dados empíricos, a técnica de análise de discurso proposta por Fiorin e adaptada por Car e Bertolozzi. Os discursos foram decompostos em frases temáticas e essas, em conhecimentos, habilidades e atitudes, segundo os quatro pilares da educação preconizados por Delors. Em seguida, à luz do referencial teórico, procedeu-se à recomposição desses conhecimentos, habilidades e atitudes em competências, classificadas nas áreas de domínio propostas por Witt: valores profissionais, comunicação, trabalho em equipe, gerência, orientada à comunidade, promoção da saúde, resolução de problemas, atenção à saúde, educacional e em ciências básicas da saúde pública e coletiva. A construção desse perfil de competências revelou, entre outros aspectos, a necessidade de pensar a formação na RMSF a partir de uma perspectiva ampliada do processo- saúde doença dos indivíduos, assim como refletiu as competências e ações que devem ser desenvolvidas por todos os profissionais no contexto da ESF
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7137/tde-03092008-114039/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7137/tde-03092008-114039/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256645074157568