O modelo de gerência de contas especiais: um estudo exploratório em instituições financeiras no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendizabal Alvarez, Francisco Javier Sebastian
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-12072004-184239/
Resumo: Esta tese de doutorado estuda a implantação e gestão do modelo de Gerência de Contas Especiais, em instituições financeiras no Brasil. O aumento da competitividade de mercado, fez com que os bancos tivessem que buscar novas formas de interação com seus clientes, como forma de garantir sua posição competitiva de mercado. A aplicação do modelo se inicia como uma forma diferenciada de atendimento de vendas aos principais clientes que são segmentados, em um primeiro momento, pelo volume de faturamento. A partir da evolução da implantação do modelo se identifica a necessidade de mudar o foco de vendas para o foco de marketing de relacionamento, o que exige a aplicação de instrumentos de gestão diferentes e uma mudança no foco da organização. Os instrumentos que devem ser desenvolvidos são : -a base de dados individual dos clientes, que além de transacional passa a ser gerencial e contemplar informações quantitativas e qualitativas dos clientes -o plano de negócios por cliente. O objetivo final é conseguir mudar o foco de obter resultados pelo volume de vendas de produtos aos clientes para o objetivo de obter rentabilidade no cliente pelo desenvolvimento do relacionamento.
id USP_7e47f2e55a66f2c11d45ba624997e8b7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12072004-184239
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O modelo de gerência de contas especiais: um estudo exploratório em instituições financeiras no Brasil.Key Account Management model a exploratory study in finantial institutions in Brazilgerencia de contas especiaisKey Account Managementkey account managementmarketingmarketingsalesvendasEsta tese de doutorado estuda a implantação e gestão do modelo de Gerência de Contas Especiais, em instituições financeiras no Brasil. O aumento da competitividade de mercado, fez com que os bancos tivessem que buscar novas formas de interação com seus clientes, como forma de garantir sua posição competitiva de mercado. A aplicação do modelo se inicia como uma forma diferenciada de atendimento de vendas aos principais clientes que são segmentados, em um primeiro momento, pelo volume de faturamento. A partir da evolução da implantação do modelo se identifica a necessidade de mudar o foco de vendas para o foco de marketing de relacionamento, o que exige a aplicação de instrumentos de gestão diferentes e uma mudança no foco da organização. Os instrumentos que devem ser desenvolvidos são : -a base de dados individual dos clientes, que além de transacional passa a ser gerencial e contemplar informações quantitativas e qualitativas dos clientes -o plano de negócios por cliente. O objetivo final é conseguir mudar o foco de obter resultados pelo volume de vendas de produtos aos clientes para o objetivo de obter rentabilidade no cliente pelo desenvolvimento do relacionamento. This thesis studies the Key Account Management model implementation in financial institutions in Brazil. The growth of market competition, direct the banks to look for new forms of interaction with their clients, as a way to garantee the competitive position in the market. The model implementation starts as a different way of sales calls to major clients, that are segmented at the first moment, per turnover value. With the evolution of the implementation of this model, it is possible to identify the need to change the focus from sales to relationship marketing, what demands the application of different management tools and the change of organization focus. The tools to be developed are : -The database of individual clients, has to be focussed not only in transactional aspects but should also contemplate the quantitative and qualitative managerial data from each client. -The client Business Plan The final objective is to manage the change in focus, from products sales volume to clients to the objective to obtain rentability on the client by the relationship development with clients.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPToledo, Geraldo LucianoMendizabal Alvarez, Francisco Javier Sebastian2004-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-12072004-184239/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-12072004-184239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O modelo de gerência de contas especiais: um estudo exploratório em instituições financeiras no Brasil.
Key Account Management model a exploratory study in finantial institutions in Brazil
title O modelo de gerência de contas especiais: um estudo exploratório em instituições financeiras no Brasil.
spellingShingle O modelo de gerência de contas especiais: um estudo exploratório em instituições financeiras no Brasil.
Mendizabal Alvarez, Francisco Javier Sebastian
gerencia de contas especiais
Key Account Management
key account management
marketing
marketing
sales
vendas
title_short O modelo de gerência de contas especiais: um estudo exploratório em instituições financeiras no Brasil.
title_full O modelo de gerência de contas especiais: um estudo exploratório em instituições financeiras no Brasil.
title_fullStr O modelo de gerência de contas especiais: um estudo exploratório em instituições financeiras no Brasil.
title_full_unstemmed O modelo de gerência de contas especiais: um estudo exploratório em instituições financeiras no Brasil.
title_sort O modelo de gerência de contas especiais: um estudo exploratório em instituições financeiras no Brasil.
author Mendizabal Alvarez, Francisco Javier Sebastian
author_facet Mendizabal Alvarez, Francisco Javier Sebastian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toledo, Geraldo Luciano
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendizabal Alvarez, Francisco Javier Sebastian
dc.subject.por.fl_str_mv gerencia de contas especiais
Key Account Management
key account management
marketing
marketing
sales
vendas
topic gerencia de contas especiais
Key Account Management
key account management
marketing
marketing
sales
vendas
description Esta tese de doutorado estuda a implantação e gestão do modelo de Gerência de Contas Especiais, em instituições financeiras no Brasil. O aumento da competitividade de mercado, fez com que os bancos tivessem que buscar novas formas de interação com seus clientes, como forma de garantir sua posição competitiva de mercado. A aplicação do modelo se inicia como uma forma diferenciada de atendimento de vendas aos principais clientes que são segmentados, em um primeiro momento, pelo volume de faturamento. A partir da evolução da implantação do modelo se identifica a necessidade de mudar o foco de vendas para o foco de marketing de relacionamento, o que exige a aplicação de instrumentos de gestão diferentes e uma mudança no foco da organização. Os instrumentos que devem ser desenvolvidos são : -a base de dados individual dos clientes, que além de transacional passa a ser gerencial e contemplar informações quantitativas e qualitativas dos clientes -o plano de negócios por cliente. O objetivo final é conseguir mudar o foco de obter resultados pelo volume de vendas de produtos aos clientes para o objetivo de obter rentabilidade no cliente pelo desenvolvimento do relacionamento.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-12072004-184239/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-12072004-184239/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256897484226560