Desenvolvimento e avaliação de um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo para Técnico de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelissoni, Amanda Menon
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-14122023-100226/
Resumo: Introdução: A Agitação Psicomotora com Comportamento Agressivo se caracteriza por alterações agudas, de origem psíquica, com mudanças no estado mental da pessoa, e pode implicar em risco de vida e/ou dano grave para si ou para outros, precisando assim de intervenção terapêutica imediata. Apesar da importância do atendimento adequado às pessoas em situação de urgências e emergências psiquiátricas, nota-se que os profissionais de saúde, nomeadamente, os Técnico de Enfermagem, apresentam dificuldades no manejo de pessoas com essa condição clínica, identificando-se uma lacuna em termos de formação e capacitação. As tecnologias digitais podem apoiar a prestação de cuidado humanizado e impactar positivamente no manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo, possibilitando interações que permitam acesso às informações, tomadas de decisão a favor de boas práticas e bem-estar do paciente. Objetivo: Desenvolver e avaliar um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamentos Agressivos para Técnicos de Enfermagem. Método: Pesquisa metodológica, organizada em três etapas: 1) revisão da literatura; 2) desenvolvimento do website voltado à manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem comportamento agressivo; 3) avaliação do conteúdo e softwares por experts. Aplicou-se a metodologia DADI, que envolve quatro fases: Definição (D), Arquitetura (A), Design (D) e Implementação (I). Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva com frequência absoluta, relativa, médias e desvio padrão (caracterização sociodemográfica e laboral dos experts) e Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para avaliar a confiabilidade e validade da estrutura do website. Resultados: A partir dos apontamentos feitos pelos experts, o produto final do website apresenta evidências de validade satisfatória. O alfa de Cronbach obtido com base em itens padronizados foi de 0,979% na confiabilidade. Entre as 28 questões avaliadas pelo questionário, somente o item 10 apresentou o IVC = 0,700, e os demais itens apresentaram valores de IVC acima de 0,800. O valor médio de IVC para o conteúdo do website na sua versão final foi de 0,900. Conclusão: O website/e-learning cumpriu seu objetivo didático como facilitador da aprendizagem, motivação, autonomia e liberdade de exploração das informações disponíveis, além de se configurar como recurso potencial a ser incorporado em espaços de formação/capacitação. O website foi desenvolvido para acesso mobile e/ou computador, a partir de conteúdo atualizado, de qualidade e pertinente. O mesmo é capaz de potencializar a motivação de seus utilizadores para ampliar conhecimentos, com vistas promover reflexões sobre posturas e/ou comportamentos de Técnicos de Enfermagem no manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamentos Agressivos. Palavras
id USP_7f54daa9cd228ce3be34cc7d7bd4476b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14122023-100226
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenvolvimento e avaliação de um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo para Técnico de EnfermagemDevelopment and evaluation of an informative website on the management of people with Psychomotor Agitation with or without Aggressive Behavior for Nursing TechniciansAggressive behaviorAgitação psicomotoraComportamento agressivoEducation TechnologyEquipe de enfermagemNursing teamPsychomotor agitationTecnologia da EducaçãoIntrodução: A Agitação Psicomotora com Comportamento Agressivo se caracteriza por alterações agudas, de origem psíquica, com mudanças no estado mental da pessoa, e pode implicar em risco de vida e/ou dano grave para si ou para outros, precisando assim de intervenção terapêutica imediata. Apesar da importância do atendimento adequado às pessoas em situação de urgências e emergências psiquiátricas, nota-se que os profissionais de saúde, nomeadamente, os Técnico de Enfermagem, apresentam dificuldades no manejo de pessoas com essa condição clínica, identificando-se uma lacuna em termos de formação e capacitação. As tecnologias digitais podem apoiar a prestação de cuidado humanizado e impactar positivamente no manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo, possibilitando interações que permitam acesso às informações, tomadas de decisão a favor de boas práticas e bem-estar do paciente. Objetivo: Desenvolver e avaliar um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamentos Agressivos para Técnicos de Enfermagem. Método: Pesquisa metodológica, organizada em três etapas: 1) revisão da literatura; 2) desenvolvimento do website voltado à manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem comportamento agressivo; 3) avaliação do conteúdo e softwares por experts. Aplicou-se a metodologia DADI, que envolve quatro fases: Definição (D), Arquitetura (A), Design (D) e Implementação (I). Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva com frequência absoluta, relativa, médias e desvio padrão (caracterização sociodemográfica e laboral dos experts) e Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para avaliar a confiabilidade e validade da estrutura do website. Resultados: A partir dos apontamentos feitos pelos experts, o produto final do website apresenta evidências de validade satisfatória. O alfa de Cronbach obtido com base em itens padronizados foi de 0,979% na confiabilidade. Entre as 28 questões avaliadas pelo questionário, somente o item 10 apresentou o IVC = 0,700, e os demais itens apresentaram valores de IVC acima de 0,800. O valor médio de IVC para o conteúdo do website na sua versão final foi de 0,900. Conclusão: O website/e-learning cumpriu seu objetivo didático como facilitador da aprendizagem, motivação, autonomia e liberdade de exploração das informações disponíveis, além de se configurar como recurso potencial a ser incorporado em espaços de formação/capacitação. O website foi desenvolvido para acesso mobile e/ou computador, a partir de conteúdo atualizado, de qualidade e pertinente. O mesmo é capaz de potencializar a motivação de seus utilizadores para ampliar conhecimentos, com vistas promover reflexões sobre posturas e/ou comportamentos de Técnicos de Enfermagem no manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamentos Agressivos. PalavrasIntroduction: Psychomotor Agitation with Aggressive Behavior is characterized by acute alterations, of psychic origin, with changes in the person\'s mental state, and may involve life thre atening and/or serious harm to oneself or others, thus requiring immediate therapeutic intervention. Despite the importance of adequate care for people in situations of psychiatric urgencies and emergencies, it is noted that health professionals, namely Nursing Technicians, have difficulties in managing people with this clinical condition, identifying a gap in terms of training and capacity building. Digital technologies can support the provision of humanized care and positively impact the management of p eople with Psychomotor Agitation with or without Aggressive Behavior, enabling interactions that allow access to information, decision making in favor of good practices and patient well being. Objective: To develop and evaluate an informative website on th e management of people with Psychomotor Agitation with or without Aggressive Behaviors for Nursing Technicians. Method: Methodological research, organized in three stages: 1) literature review; 2) development of the website aimed at managing people with Ps ychomotor Agitation with or without aggressive behavior; 3) evaluation of content and software by experts. The DADI methodology was applied, which involves four phases: Definition (D), Architecture (A), Design (D) and Implementation (I). For data analysis, descriptive statistics with absolute and relative frequency, means and standard deviation (sociodemographic and labor characteristics of the experts) and Content Validation Index (CVI) were used to assess the reliability and validity of the website struct ure. Results: From the notes made by the experts, the final product of the website presents evidence of satisfactory validity. Cronbach\'s alpha obtained based on standardized items was 0.979% in reliability. Among the 28 questions assessed by the questionn aire, only item 10 had a CVI = 0.700, and the other items had CVI values above 0.800. The average CVI value for the website content in its final version was 0.900. Conclusion: The website/e learning fulfilled its didactic objective as a facilitator of lear ning, motivation, autonomy and freedom to explore available information, in addition to being configured as a potential resource to be to explore available information, in addition to being configured as a potential resource to be incorporated into training/training spaces. The website was developed for mobile and/or incorporated into training/training spaces. The website was developed for mobile and/or computer access, based on updatedcomputer access, based on updated, quality and relevant content. The same is capable of , quality and relevant content. The same is capable of enhancing the motivation of its users to expand knowledge, with a view to promoting enhancing the motivation of its users to expand knowledge, with a view to promoting reflections on postures and/or behaviors of Nursing Technicians in the management of people reflections on postures and/or behaviors of Nursing Technicians in the management of people with Psychomotor Agitatiowith Psychomotor Agitation with or without Aggressive Behaviors.n with or without Aggressive Behaviors.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNóbrega, Maria do Perpétuo Socorro de SousaPelissoni, Amanda Menon2023-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-14122023-100226/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-20T20:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-14122023-100226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-20T20:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e avaliação de um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo para Técnico de Enfermagem
Development and evaluation of an informative website on the management of people with Psychomotor Agitation with or without Aggressive Behavior for Nursing Technicians
title Desenvolvimento e avaliação de um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo para Técnico de Enfermagem
spellingShingle Desenvolvimento e avaliação de um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo para Técnico de Enfermagem
Pelissoni, Amanda Menon
Aggressive behavior
Agitação psicomotora
Comportamento agressivo
Education Technology
Equipe de enfermagem
Nursing team
Psychomotor agitation
Tecnologia da Educação
title_short Desenvolvimento e avaliação de um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo para Técnico de Enfermagem
title_full Desenvolvimento e avaliação de um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo para Técnico de Enfermagem
title_fullStr Desenvolvimento e avaliação de um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo para Técnico de Enfermagem
title_full_unstemmed Desenvolvimento e avaliação de um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo para Técnico de Enfermagem
title_sort Desenvolvimento e avaliação de um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo para Técnico de Enfermagem
author Pelissoni, Amanda Menon
author_facet Pelissoni, Amanda Menon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nóbrega, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelissoni, Amanda Menon
dc.subject.por.fl_str_mv Aggressive behavior
Agitação psicomotora
Comportamento agressivo
Education Technology
Equipe de enfermagem
Nursing team
Psychomotor agitation
Tecnologia da Educação
topic Aggressive behavior
Agitação psicomotora
Comportamento agressivo
Education Technology
Equipe de enfermagem
Nursing team
Psychomotor agitation
Tecnologia da Educação
description Introdução: A Agitação Psicomotora com Comportamento Agressivo se caracteriza por alterações agudas, de origem psíquica, com mudanças no estado mental da pessoa, e pode implicar em risco de vida e/ou dano grave para si ou para outros, precisando assim de intervenção terapêutica imediata. Apesar da importância do atendimento adequado às pessoas em situação de urgências e emergências psiquiátricas, nota-se que os profissionais de saúde, nomeadamente, os Técnico de Enfermagem, apresentam dificuldades no manejo de pessoas com essa condição clínica, identificando-se uma lacuna em termos de formação e capacitação. As tecnologias digitais podem apoiar a prestação de cuidado humanizado e impactar positivamente no manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamento Agressivo, possibilitando interações que permitam acesso às informações, tomadas de decisão a favor de boas práticas e bem-estar do paciente. Objetivo: Desenvolver e avaliar um website informativo sobre manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamentos Agressivos para Técnicos de Enfermagem. Método: Pesquisa metodológica, organizada em três etapas: 1) revisão da literatura; 2) desenvolvimento do website voltado à manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem comportamento agressivo; 3) avaliação do conteúdo e softwares por experts. Aplicou-se a metodologia DADI, que envolve quatro fases: Definição (D), Arquitetura (A), Design (D) e Implementação (I). Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva com frequência absoluta, relativa, médias e desvio padrão (caracterização sociodemográfica e laboral dos experts) e Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para avaliar a confiabilidade e validade da estrutura do website. Resultados: A partir dos apontamentos feitos pelos experts, o produto final do website apresenta evidências de validade satisfatória. O alfa de Cronbach obtido com base em itens padronizados foi de 0,979% na confiabilidade. Entre as 28 questões avaliadas pelo questionário, somente o item 10 apresentou o IVC = 0,700, e os demais itens apresentaram valores de IVC acima de 0,800. O valor médio de IVC para o conteúdo do website na sua versão final foi de 0,900. Conclusão: O website/e-learning cumpriu seu objetivo didático como facilitador da aprendizagem, motivação, autonomia e liberdade de exploração das informações disponíveis, além de se configurar como recurso potencial a ser incorporado em espaços de formação/capacitação. O website foi desenvolvido para acesso mobile e/ou computador, a partir de conteúdo atualizado, de qualidade e pertinente. O mesmo é capaz de potencializar a motivação de seus utilizadores para ampliar conhecimentos, com vistas promover reflexões sobre posturas e/ou comportamentos de Técnicos de Enfermagem no manejo de pessoas com Agitação Psicomotora com ou sem Comportamentos Agressivos. Palavras
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-14122023-100226/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-14122023-100226/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090728596340736