Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maristela Silva de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15082022-091832/
Resumo: Esta tese versa a respeito de uma investigação da própria prática pedagógica. Trata de textos escolares, mas também de uma iniciativa que visa à emancipação docente, por meio da reflexão de práticas desenvolvidas na própria sala de aula. A coleta de dados teve início em 2017, em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, e estendeu-se até 2019, quando os estudantes completavam o primeiro ciclo do Fundamental I. Tomamos como corpus vinte e duas produções escritas de duas estudantes que, à época da coleta de dados, estudavam em uma escola pública municipal situada na comunidade de Paraisópolis. Com base em pesquisas sobre o texto escolar produzidas por pesquisadores e professores-pesquisadores, propusemo-nos a analisar os textos destas crianças visando à compreensão dos avanços e retrocessos no percurso de escrita. Por meio do compromisso em superar a fina linha divisória entre pesquisa e ensino (CALKINS, 2002), constatamos que, a partir das observações das marcas no texto da criança, é possível depreender preocupações sobre o exercício da escrita; ainda que em processo de alfabetização, verificamos que as crianças já são capazes de retroagir sobre o próprio texto, fazendo escolhas que manifestam sua implicação com a escrita. Observamos também que, embora sejam concebidas como atividades construtivistas, as sondagens da escrita que também compõem o corpus desta tese -, têm engessado o trabalho docente, conduzindo o professor à reflexões previsíveis que acabam por não contribuir para a aprendizagem da escrita. Em outras palavras, trata-se de uma tese que convida o leitor a assumir a coragem dos delitos da escrita (BARZOTTO, 2011), provocando-o a assumir o compromisso de produzir a diferença por meio da investigação da própria prática.
id USP_7f5c7fad84135a678916214acde03e69
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15082022-091832
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadoraProduction of texts in the classroom and teacher emancipation: the investigation of the research-teacherEmancipação DocentePedagogical PracticePrática PedagógicaSchool textsTeacher EmancipationTextos escolaresEsta tese versa a respeito de uma investigação da própria prática pedagógica. Trata de textos escolares, mas também de uma iniciativa que visa à emancipação docente, por meio da reflexão de práticas desenvolvidas na própria sala de aula. A coleta de dados teve início em 2017, em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, e estendeu-se até 2019, quando os estudantes completavam o primeiro ciclo do Fundamental I. Tomamos como corpus vinte e duas produções escritas de duas estudantes que, à época da coleta de dados, estudavam em uma escola pública municipal situada na comunidade de Paraisópolis. Com base em pesquisas sobre o texto escolar produzidas por pesquisadores e professores-pesquisadores, propusemo-nos a analisar os textos destas crianças visando à compreensão dos avanços e retrocessos no percurso de escrita. Por meio do compromisso em superar a fina linha divisória entre pesquisa e ensino (CALKINS, 2002), constatamos que, a partir das observações das marcas no texto da criança, é possível depreender preocupações sobre o exercício da escrita; ainda que em processo de alfabetização, verificamos que as crianças já são capazes de retroagir sobre o próprio texto, fazendo escolhas que manifestam sua implicação com a escrita. Observamos também que, embora sejam concebidas como atividades construtivistas, as sondagens da escrita que também compõem o corpus desta tese -, têm engessado o trabalho docente, conduzindo o professor à reflexões previsíveis que acabam por não contribuir para a aprendizagem da escrita. Em outras palavras, trata-se de uma tese que convida o leitor a assumir a coragem dos delitos da escrita (BARZOTTO, 2011), provocando-o a assumir o compromisso de produzir a diferença por meio da investigação da própria prática.This thesis deals with an investigation of the pedagogical practice itself. It deals with school texts, but also with an initiative that aims at teacher emancipation, through the reflection of practices developed in the classroom itself. Data collection began in 2017, in a 3rd year class of Elementary School, and lasted until 2019, when students completed the first cycle of Elementary I. We took as corpus twenty-two written productions by two students who, at the time of data collection, they were studying at a municipal public school located in the community of Paraisópolis. Based on research on the school text produced by researchers and teacher-researchers, we proposed to analyze the texts of these children in order to understand the advances and setbacks in the writing path. Through the commitment to overcome the thin dividing line (CALKINS, 2002) between research and teaching, we found that, from the observations of marks in the child\'s text, it is possible to infer concerns about the exercise of writing; although in the literacy process, we found that children are already able to retroact on the text itself, making choices that manifest their involvement with writing. We also observed that, although they are conceived as constructivist activities, the writing surveys - which also make up the corpus of this thesis - have stifled the teaching work, leading the teacher to predictable reflections that does not contribute to the learning of writing. In other words, it is a thesis that invites the reader to assume the courage of the crimes of writing (BARZOTTO, 2011), provoking him to assume the commitment to produce difference through the investigation of the practice itself.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarzotto, Valdir HeitorFreitas, Maristela Silva de2022-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15082022-091832/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-17T16:03:23Zoai:teses.usp.br:tde-15082022-091832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-17T16:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora
Production of texts in the classroom and teacher emancipation: the investigation of the research-teacher
title Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora
spellingShingle Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora
Freitas, Maristela Silva de
Emancipação Docente
Pedagogical Practice
Prática Pedagógica
School texts
Teacher Emancipation
Textos escolares
title_short Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora
title_full Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora
title_fullStr Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora
title_full_unstemmed Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora
title_sort Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora
author Freitas, Maristela Silva de
author_facet Freitas, Maristela Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barzotto, Valdir Heitor
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Maristela Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Emancipação Docente
Pedagogical Practice
Prática Pedagógica
School texts
Teacher Emancipation
Textos escolares
topic Emancipação Docente
Pedagogical Practice
Prática Pedagógica
School texts
Teacher Emancipation
Textos escolares
description Esta tese versa a respeito de uma investigação da própria prática pedagógica. Trata de textos escolares, mas também de uma iniciativa que visa à emancipação docente, por meio da reflexão de práticas desenvolvidas na própria sala de aula. A coleta de dados teve início em 2017, em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, e estendeu-se até 2019, quando os estudantes completavam o primeiro ciclo do Fundamental I. Tomamos como corpus vinte e duas produções escritas de duas estudantes que, à época da coleta de dados, estudavam em uma escola pública municipal situada na comunidade de Paraisópolis. Com base em pesquisas sobre o texto escolar produzidas por pesquisadores e professores-pesquisadores, propusemo-nos a analisar os textos destas crianças visando à compreensão dos avanços e retrocessos no percurso de escrita. Por meio do compromisso em superar a fina linha divisória entre pesquisa e ensino (CALKINS, 2002), constatamos que, a partir das observações das marcas no texto da criança, é possível depreender preocupações sobre o exercício da escrita; ainda que em processo de alfabetização, verificamos que as crianças já são capazes de retroagir sobre o próprio texto, fazendo escolhas que manifestam sua implicação com a escrita. Observamos também que, embora sejam concebidas como atividades construtivistas, as sondagens da escrita que também compõem o corpus desta tese -, têm engessado o trabalho docente, conduzindo o professor à reflexões previsíveis que acabam por não contribuir para a aprendizagem da escrita. Em outras palavras, trata-se de uma tese que convida o leitor a assumir a coragem dos delitos da escrita (BARZOTTO, 2011), provocando-o a assumir o compromisso de produzir a diferença por meio da investigação da própria prática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15082022-091832/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15082022-091832/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257028326588416