Up-front design no desenvolvimento ágil de software centrado no usuário.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-23102019-123856/ |
Resumo: | O Desenvolvimento Ágil de Software Centrado no Usuário refere-se à integração das abordagens de Desenvolvimento Ágil de Software e Design Centrado no Usuário. Esta integração ganhou interesse recente e se tornou uma tendência, porque as organizações estão progressivamente buscando capturar o melhor dos dois mundos: entregar projetos no prazo, dentro do orçamento, atendendo aos requisitos do negócio e, ao mesmo tempo, criando produtos ou serviços utilizáveis, úteis e desejáveis para o usuário final. A literatura aponta que ao longo do ciclo de vida de criação do produto existem quatro principais momentos nesta integração, sendo o mais utilizado deles o little design up-front, que se refere `as atividades realizadas logo antes do início do desenvolvimento, para definição dos requisitos para a equipe ágil e visão do produto. Ainda assim, pesquisas claramente evidenciam que apesar dos benefícios desta integração, o processo do little design up-front ainda é realizado de forma incipiente ou inadequada, pois não há uma definição clara do processo em si, quem são os participantes, como deve ser planejado, executado, quais são seus resultados e sua extensão. Além disso, existem evidências de que a equipe de projeto tende a desviar de práticas prescritas, uma vez que contingências do projeto acabam por influenciar a forma de gerenciar e executar estes processos com maior eficiência. O principal objetivo desta pesquisa, portanto, é propor uma estruturação clara, compreensível e replicável do desenvolvimento ágil de software centrado no usuário com foco em suas atividades antes do início do desenvolvimento, orientando praticantes da área a planejar e executar o Up-Front Design (UFD) em diferentes contextos de projetos de software. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura no tema para conceituação dos principais tópicos em up-front design do desenvolvimento ágil de software centrado no usuário e criação do modelo de pesquisa. Em seguida, foi realizado um estudo de caso com 27 processos de little design up-front em uma organização com 21 empresas diferentes, de forma a confirmar e/ou contrastar as consolidações e propostas feitas a partir da literatura com estudos de campo, alinhando teoria e prática. Os resultados obtidos permitem que acadêmicos e praticantes tenham uma visão holística do desenvolvimento ágil de software centrado no usuário, com uma separação dos estágios de integração de acordo com diferentes finalidades e um processo cíclico com três alternativas diferentes de iteração, dependendo do objetivo de inovação e melhorias desejadas. Este trabalho também agrega para profissionais da área, propondo limites de tempo para o processo de little design up-front, uma configuração de equipe para processos desta natureza, e uma análise de como os fatores contingenciais influenciam os dois principais responsáveis por este processo: o sponsor e o lider do processo, de forma a auxiliá-los no melhor gerenciamento e execução do up-front design. Este trabalho contribui para o corpo de conhecimento do desenvolvimento ágil de software centro no usuário de forma a estimular a criação de softwares úteis, utilizáveis e atraentes. |
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Up-front design no desenvolvimento ágil de software centrado no usuário.Up-front design in user centered agile software development : a contingency approach.Abordagem contingencialAgile software developmentContingency approachDesenvolvimento ágil de softwareDesenvolvimento ágil de software centrado no usuárioDesign centrado no usuárioSoftwares (Desenvolvimento)Up-front designUser centered agile software developmentUser centered designO Desenvolvimento Ágil de Software Centrado no Usuário refere-se à integração das abordagens de Desenvolvimento Ágil de Software e Design Centrado no Usuário. Esta integração ganhou interesse recente e se tornou uma tendência, porque as organizações estão progressivamente buscando capturar o melhor dos dois mundos: entregar projetos no prazo, dentro do orçamento, atendendo aos requisitos do negócio e, ao mesmo tempo, criando produtos ou serviços utilizáveis, úteis e desejáveis para o usuário final. A literatura aponta que ao longo do ciclo de vida de criação do produto existem quatro principais momentos nesta integração, sendo o mais utilizado deles o little design up-front, que se refere `as atividades realizadas logo antes do início do desenvolvimento, para definição dos requisitos para a equipe ágil e visão do produto. Ainda assim, pesquisas claramente evidenciam que apesar dos benefícios desta integração, o processo do little design up-front ainda é realizado de forma incipiente ou inadequada, pois não há uma definição clara do processo em si, quem são os participantes, como deve ser planejado, executado, quais são seus resultados e sua extensão. Além disso, existem evidências de que a equipe de projeto tende a desviar de práticas prescritas, uma vez que contingências do projeto acabam por influenciar a forma de gerenciar e executar estes processos com maior eficiência. O principal objetivo desta pesquisa, portanto, é propor uma estruturação clara, compreensível e replicável do desenvolvimento ágil de software centrado no usuário com foco em suas atividades antes do início do desenvolvimento, orientando praticantes da área a planejar e executar o Up-Front Design (UFD) em diferentes contextos de projetos de software. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura no tema para conceituação dos principais tópicos em up-front design do desenvolvimento ágil de software centrado no usuário e criação do modelo de pesquisa. Em seguida, foi realizado um estudo de caso com 27 processos de little design up-front em uma organização com 21 empresas diferentes, de forma a confirmar e/ou contrastar as consolidações e propostas feitas a partir da literatura com estudos de campo, alinhando teoria e prática. Os resultados obtidos permitem que acadêmicos e praticantes tenham uma visão holística do desenvolvimento ágil de software centrado no usuário, com uma separação dos estágios de integração de acordo com diferentes finalidades e um processo cíclico com três alternativas diferentes de iteração, dependendo do objetivo de inovação e melhorias desejadas. Este trabalho também agrega para profissionais da área, propondo limites de tempo para o processo de little design up-front, uma configuração de equipe para processos desta natureza, e uma análise de como os fatores contingenciais influenciam os dois principais responsáveis por este processo: o sponsor e o lider do processo, de forma a auxiliá-los no melhor gerenciamento e execução do up-front design. Este trabalho contribui para o corpo de conhecimento do desenvolvimento ágil de software centro no usuário de forma a estimular a criação de softwares úteis, utilizáveis e atraentes.User-Centered Agile Software Development refers to the integration of Agile Software Development and User-Centered Design approaches. This integration has gained interest and became a trend as organizations are progressively pursuing the best of both worlds: delivering projects on time, within budget, and attending to business requirements, and, at the same time, creating products or services that are usable, useful and desirable for the end user. Literature highlights four dfferent moments for this integration, being the most used one the little design up-front, which refers to the activities carried out right before development starts, in order to create a product vision, and define requirements for the agile team from an idea originated internally or externally to the organization. Despite the advantages of such integration, previous researches point out that up-front design is still done in an incipient or inadequate way in organizations, as there is no clear definition of the process itself, who the participants are, how it should be planned, executed, its outcomes, and its extent. In addition, there are evidences that designers and developers tend to act differently than how theory prescribes, because there are internal and external contingencies to the project that end up influencing the way to manage and execute these processes more eciently, making a simple replication of a process for different contexts proven to be ineffective. The main objective of this research is to propose a clear, comprehensible and replicable structure for the user-centered agile software development life cycle and its stages, with a focus on the activities carried out before development starts, alternatives for team configuration and deadlines for those processes and discuss how contingency factor can influence the process, in order to help companies creating useful, usable, desirable and attractive software. Therefore, a systematic literature review was carried out for conceptualizing the main topics on the theme of up-front design of user centered agile software development and creating a research model. Afterwards a case study was carried out with 27 little up-front design processes of 21 different companies in order to confirm and/or contrast the findings in literature with field studies, to align theory and practice. Results enable academics and practitioners to have a holistic view of the user-centered agile software development with a clear separation of its stages according to different objectives, and a cyclical process with three different iteration alternatives depending on the type of innovation desired. This work also helps practitioners of the area, proposing time limits and a team configuration for the process and an analysis on how contingency factors affect the main players on this process: the sponsor and the process leader, to help them better manage and execute the up-front design. This work contributes to the body of knowledge of user centered agile software development in order to stimulate the creation of useful, usable and attractive software.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFleury, André LemeFigueiredo, Lucas Baraças2019-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-23102019-123856/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T23:47:01Zoai:teses.usp.br:tde-23102019-123856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T23:47:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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