Seções de Variedades Analíticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomazella, João Nivaldo
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-02122019-160253/
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar a trivialidade topológica de famílias de seções de variedades analíticas. Estendemos parcialmente os resultados de B. Teissier e T. Gaffney, mostrando que o fecho integral do espaço tangente dos grupos RV, e KRV é o objeto infinitesimal que dá uma condição suficiente para a trivialidade topológica de famílias de seções. Procuramos também definir um conceito de equisingularidade para famílias de seções, que chamaremos de V-equisingularidade. Os métodos utilizados permitem a obtenção de resultados precisos quando a variedade analítica é quase homogênea e a família de seções é uma deformação de um germe quasehomogêneo f consistente com V, por termos de filtração maior ou igual a filtração de f. Resultados de M. Saia sobre a determinação do fecho integral de um ideal através de seu poliedro de Newton são usados para descrever um método eficiente para garantir a trivialidade topológica de famílias Newton não-degeneradas.
id USP_7f8cc3f05801bb600f5465cd1b1a6fb1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02122019-160253
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Seções de Variedades AnalíticasNot availableNão disponívelNot availableO objetivo deste trabalho é estudar a trivialidade topológica de famílias de seções de variedades analíticas. Estendemos parcialmente os resultados de B. Teissier e T. Gaffney, mostrando que o fecho integral do espaço tangente dos grupos RV, e KRV é o objeto infinitesimal que dá uma condição suficiente para a trivialidade topológica de famílias de seções. Procuramos também definir um conceito de equisingularidade para famílias de seções, que chamaremos de V-equisingularidade. Os métodos utilizados permitem a obtenção de resultados precisos quando a variedade analítica é quase homogênea e a família de seções é uma deformação de um germe quasehomogêneo f consistente com V, por termos de filtração maior ou igual a filtração de f. Resultados de M. Saia sobre a determinação do fecho integral de um ideal através de seu poliedro de Newton são usados para descrever um método eficiente para garantir a trivialidade topológica de famílias Newton não-degeneradas.In this work we study the topological triviality of families of sections of analytic varieties. We partially extend results of B. Teissier and T. Gaffney, showing that the integral closure of the tangent space of the groups RV and KRV is an adequate infinitesimal object to study topological triviality and equisingularity of families of sections. The methods we introduce allow us to prove precise results on deformations by terms of positive weights of a weighted homogeneous analytic variety. Results M. Saia on the determination of the integral closure of an ideal in terms of its Newton polyhedron are used to describe an efficient method of equisingularity of Newton-non degenerate families of sectionsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRuas, Maria Aparecida SoaresTomazella, João Nivaldo1999-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-02122019-160253/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-02T21:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-02122019-160253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-02T21:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Seções de Variedades Analíticas
Not available
title Seções de Variedades Analíticas
spellingShingle Seções de Variedades Analíticas
Tomazella, João Nivaldo
Não disponível
Not available
title_short Seções de Variedades Analíticas
title_full Seções de Variedades Analíticas
title_fullStr Seções de Variedades Analíticas
title_full_unstemmed Seções de Variedades Analíticas
title_sort Seções de Variedades Analíticas
author Tomazella, João Nivaldo
author_facet Tomazella, João Nivaldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruas, Maria Aparecida Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomazella, João Nivaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Não disponível
Not available
topic Não disponível
Not available
description O objetivo deste trabalho é estudar a trivialidade topológica de famílias de seções de variedades analíticas. Estendemos parcialmente os resultados de B. Teissier e T. Gaffney, mostrando que o fecho integral do espaço tangente dos grupos RV, e KRV é o objeto infinitesimal que dá uma condição suficiente para a trivialidade topológica de famílias de seções. Procuramos também definir um conceito de equisingularidade para famílias de seções, que chamaremos de V-equisingularidade. Os métodos utilizados permitem a obtenção de resultados precisos quando a variedade analítica é quase homogênea e a família de seções é uma deformação de um germe quasehomogêneo f consistente com V, por termos de filtração maior ou igual a filtração de f. Resultados de M. Saia sobre a determinação do fecho integral de um ideal através de seu poliedro de Newton são usados para descrever um método eficiente para garantir a trivialidade topológica de famílias Newton não-degeneradas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-02122019-160253/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55135/tde-02122019-160253/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256623637069824