Four black revolutionary plays: Amiri Baraka e a construção de uma dramaturgia revolucionária negra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camêlo, Gerson Vieira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-16022011-101923/
Resumo: Esta pesquisa pretende apontar a presença e a representação de elementos revolucionários nas estruturas formais das Four Black Revolutionary Plays: All Praises to the black man (Quatro Peças Revolucionárias Negras: Todos os louvores ao homem negro). Peças escritas pelo dramaturgo negro Amiri Baraka que, sobretudo nos anos sessenta, se colocou contra o establishment e produziu uma dramaturgia que pregava a valorização da cultura negra, o engajamento político e a rebeldia contra os valores do status quo branco e de parte da classe média negra norte-americana. Nossas hipóteses, aqui apresentadas, são de que a obra baraqueana é processual porque não se finda em um único período ou obra, mas guia-se por uma necessidade de mudança contínua em face dos acontecimentos históricos e sociais que o dramaturgo vivencia enquanto escreve suas peças e porque busca reescrever uma nova história e mitologia negra. Desta forma, ao procurar valorizar a negritude e os outros valores apregoados pelo movimento Black Power e pelo nacionalismo negro, Baraka desenvolve uma dramaturgia contundente que tenta abarcar as demandas da comunidade negra e que a instigue a agir coletivamente.
id USP_7f911d218f053dd7826b08ed6a8f1e72
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16022011-101923
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Four black revolutionary plays: Amiri Baraka e a construção de uma dramaturgia revolucionária negraFour black revolutionary plays: Amiri Baraka and the construction of a black revolutionary dramaturgyAmiri BarakaAmiri BarakaBlack theaterConstrução de uma dramaturgia revolucionáriaConstruction of a revolutionary dramaturgyFour black revolutionary playsNorth-American black theaterQuatro peças revolucionárias negrasTeatro negroTeatro negro norte-americanoEsta pesquisa pretende apontar a presença e a representação de elementos revolucionários nas estruturas formais das Four Black Revolutionary Plays: All Praises to the black man (Quatro Peças Revolucionárias Negras: Todos os louvores ao homem negro). Peças escritas pelo dramaturgo negro Amiri Baraka que, sobretudo nos anos sessenta, se colocou contra o establishment e produziu uma dramaturgia que pregava a valorização da cultura negra, o engajamento político e a rebeldia contra os valores do status quo branco e de parte da classe média negra norte-americana. Nossas hipóteses, aqui apresentadas, são de que a obra baraqueana é processual porque não se finda em um único período ou obra, mas guia-se por uma necessidade de mudança contínua em face dos acontecimentos históricos e sociais que o dramaturgo vivencia enquanto escreve suas peças e porque busca reescrever uma nova história e mitologia negra. Desta forma, ao procurar valorizar a negritude e os outros valores apregoados pelo movimento Black Power e pelo nacionalismo negro, Baraka desenvolve uma dramaturgia contundente que tenta abarcar as demandas da comunidade negra e que a instigue a agir coletivamente.This paper intends to spot the presence and representation of the revolutionary elements within the formal structures of the Four Black Revolutionary Plays: All Praises to the black man. These are the plays by the black playwright Amiri Baraka who, especially in the sixties, fought against the establishment by means of plays that extolled the appreciation of the black culture, the political engagement and the defiance of the white mens status quo and also a portion of the American black middle class. Our theses provided herein say Barakas work has an ever-evolving nature as its not restricted to a single time or work; rather, it is driven by the need for the continuous change due to the social and historic events the playwright experienced at the time he wrote his plays, also seeking to rewrite a new black history and mythology. Accordingly Baraka creates groundbreaking plays intended to consider and review the black communitys condition and make it act collectively in response.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBetti, Maria SilviaCamêlo, Gerson Vieira2010-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-16022011-101923/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:28Zoai:teses.usp.br:tde-16022011-101923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Four black revolutionary plays: Amiri Baraka e a construção de uma dramaturgia revolucionária negra
Four black revolutionary plays: Amiri Baraka and the construction of a black revolutionary dramaturgy
title Four black revolutionary plays: Amiri Baraka e a construção de uma dramaturgia revolucionária negra
spellingShingle Four black revolutionary plays: Amiri Baraka e a construção de uma dramaturgia revolucionária negra
Camêlo, Gerson Vieira
Amiri Baraka
Amiri Baraka
Black theater
Construção de uma dramaturgia revolucionária
Construction of a revolutionary dramaturgy
Four black revolutionary plays
North-American black theater
Quatro peças revolucionárias negras
Teatro negro
Teatro negro norte-americano
title_short Four black revolutionary plays: Amiri Baraka e a construção de uma dramaturgia revolucionária negra
title_full Four black revolutionary plays: Amiri Baraka e a construção de uma dramaturgia revolucionária negra
title_fullStr Four black revolutionary plays: Amiri Baraka e a construção de uma dramaturgia revolucionária negra
title_full_unstemmed Four black revolutionary plays: Amiri Baraka e a construção de uma dramaturgia revolucionária negra
title_sort Four black revolutionary plays: Amiri Baraka e a construção de uma dramaturgia revolucionária negra
author Camêlo, Gerson Vieira
author_facet Camêlo, Gerson Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Betti, Maria Silvia
dc.contributor.author.fl_str_mv Camêlo, Gerson Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Amiri Baraka
Amiri Baraka
Black theater
Construção de uma dramaturgia revolucionária
Construction of a revolutionary dramaturgy
Four black revolutionary plays
North-American black theater
Quatro peças revolucionárias negras
Teatro negro
Teatro negro norte-americano
topic Amiri Baraka
Amiri Baraka
Black theater
Construção de uma dramaturgia revolucionária
Construction of a revolutionary dramaturgy
Four black revolutionary plays
North-American black theater
Quatro peças revolucionárias negras
Teatro negro
Teatro negro norte-americano
description Esta pesquisa pretende apontar a presença e a representação de elementos revolucionários nas estruturas formais das Four Black Revolutionary Plays: All Praises to the black man (Quatro Peças Revolucionárias Negras: Todos os louvores ao homem negro). Peças escritas pelo dramaturgo negro Amiri Baraka que, sobretudo nos anos sessenta, se colocou contra o establishment e produziu uma dramaturgia que pregava a valorização da cultura negra, o engajamento político e a rebeldia contra os valores do status quo branco e de parte da classe média negra norte-americana. Nossas hipóteses, aqui apresentadas, são de que a obra baraqueana é processual porque não se finda em um único período ou obra, mas guia-se por uma necessidade de mudança contínua em face dos acontecimentos históricos e sociais que o dramaturgo vivencia enquanto escreve suas peças e porque busca reescrever uma nova história e mitologia negra. Desta forma, ao procurar valorizar a negritude e os outros valores apregoados pelo movimento Black Power e pelo nacionalismo negro, Baraka desenvolve uma dramaturgia contundente que tenta abarcar as demandas da comunidade negra e que a instigue a agir coletivamente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-16022011-101923/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-16022011-101923/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257012406059008