Aplicação de testes de associação explícita e implícita na comunidade acadêmica médica para avaliar a resistência no uso de sistemas de apoio ao diagnóstico médico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85133/tde-18082022-151540/ |
Resumo: | Com a evolução tecnológica no âmbito da saúde, o desenvolvimento de softwares que auxiliam o médico em suas decisões sobre o diagnóstico do paciente tem se intensificado nos últimos anos. O Sistema de Apoio ao Diagnóstico Médico (SADM) torna-se uma ferramenta relevante nesse processo, pois pode contribuir para uma melhor assistência ao paciente e para um diagnóstico mais assertivo. O objetivo deste trabalho é medir os possíveis preconceitos/resistências ao uso do SADM em grupos constituídos de professores médicos e acadêmicos de medicina da FAPAC/ITPAC Porto, em Porto Nacional, Tocantins. Para a medida da memória explícita, foi utilizado um questionário elaborado nesta tese. Já para a memória implícita utilizou-se o Teste de Associação Implícita (TAI) aplicado por meio do software FreeIAT, que mede a latência de resposta do participante, a fim de quantificar os preconceitos dos dois grupos, quanto ao uso do SADM. Como parte deste trabalho, foi desenvolvido um pós-processador gráfico com interface amigável, o que facilitou a apresentação e a interpretação dos resultados por parte dos usuários do FreeIAT. O Teste de Associação Implícita (TAI) do software utilizado neste trabalho, foi customizado com a finalidade de comparar as associações implícitas, tanto de professores médicos, quanto de acadêmicos, em relação às categorias-alvo: \"INFORMÁTICA\" e \"MANUSCRITO\". Para validação dos testes de associação explícita e implícita, um pré-teste foi aplicado a um grupo de professores médicos. Antes da pandemia da COVID-19, o teste de associação implícita foi aplicado para os acadêmicos de medicina no primeiro mês de aula da disciplina Informática Médica e após quatro meses, o teste foi reaplicado. O treinamento para esse grupo consistiu na exposição dos conteúdos abordados durante as aulas, sendo apresentadas as mais variadas aplicações da informática na área médica. Após a ministração da disciplina, os acadêmicos apresentaram resultados mais positivos em relação à \"INFORMÁTICA\". Paralelamente, foi aplicado o FreeIAT customizado para os professores médicos, além da realização de um treinamento multissensorial. Finalmente, o TAI foi reaplicado a esses participantes, cujos resultados mostraram que após o treinamento multissensorial, as associações positivas à \"INFORMÁTICA\" aumentaram. Devido à pandemia da COVID-19, a proposta desta pesquisa foi ampliada, a fim de verificar se houve um aumento nas associações positivas à \"INFORMÁTICA\". O mesmo TAI customizado e o treinamento multissensorial, utilizados na pré-pandemia, foram aplicados a dois novos grupos de professores médicos e acadêmicos de medicina. A metodologia multissensorial elaborada e utilizada neste trabalho para os professores e acadêmicos teve êxito no período da pré-pandemia ao possibilitar mudanças nas associações implícitas, modificando a percepção dos participantes e possibilitando a redução do preconceito/resistência à utilização de SADMs. Já no período da pandemia, apenas os acadêmicos demonstraram maior força de associação à \"INFORMÁTICA\", após cursarem a disciplina Informática Médica. Já os médicos, apresentaram menor força de associação à \"INFORMÁTICA\". Os resultados desta pesquisa promovem uma reflexão sobre como o conhecimento de sistemas computacionais confiáveis pode alterar a percepção prévia de um acadêmico ou médico e minimizar a resistência quanto ao uso desses sistemas. O software TAIGraph, desenvolvido neste trabalho, encontra-se disponível para ser utilizado, especialmente por pesquisadores que fazem uso do FreeIAT. |
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Aplicação de testes de associação explícita e implícita na comunidade acadêmica médica para avaliar a resistência no uso de sistemas de apoio ao diagnóstico médicoApplication of explicit and implicit association tests in the medical academic community to assess resistance in the use of medical diagnostic support systemsensino superiorFreeIAT softwarehigher educationImplicit Association Test (IAT)Medical Diagnosis Support System (MDSD)Sistema de Apoio ao Diagnóstico Médico (SADM)software FreeIATTeste de Associação Implícita (TAI)Com a evolução tecnológica no âmbito da saúde, o desenvolvimento de softwares que auxiliam o médico em suas decisões sobre o diagnóstico do paciente tem se intensificado nos últimos anos. O Sistema de Apoio ao Diagnóstico Médico (SADM) torna-se uma ferramenta relevante nesse processo, pois pode contribuir para uma melhor assistência ao paciente e para um diagnóstico mais assertivo. O objetivo deste trabalho é medir os possíveis preconceitos/resistências ao uso do SADM em grupos constituídos de professores médicos e acadêmicos de medicina da FAPAC/ITPAC Porto, em Porto Nacional, Tocantins. Para a medida da memória explícita, foi utilizado um questionário elaborado nesta tese. Já para a memória implícita utilizou-se o Teste de Associação Implícita (TAI) aplicado por meio do software FreeIAT, que mede a latência de resposta do participante, a fim de quantificar os preconceitos dos dois grupos, quanto ao uso do SADM. Como parte deste trabalho, foi desenvolvido um pós-processador gráfico com interface amigável, o que facilitou a apresentação e a interpretação dos resultados por parte dos usuários do FreeIAT. O Teste de Associação Implícita (TAI) do software utilizado neste trabalho, foi customizado com a finalidade de comparar as associações implícitas, tanto de professores médicos, quanto de acadêmicos, em relação às categorias-alvo: \"INFORMÁTICA\" e \"MANUSCRITO\". Para validação dos testes de associação explícita e implícita, um pré-teste foi aplicado a um grupo de professores médicos. Antes da pandemia da COVID-19, o teste de associação implícita foi aplicado para os acadêmicos de medicina no primeiro mês de aula da disciplina Informática Médica e após quatro meses, o teste foi reaplicado. O treinamento para esse grupo consistiu na exposição dos conteúdos abordados durante as aulas, sendo apresentadas as mais variadas aplicações da informática na área médica. Após a ministração da disciplina, os acadêmicos apresentaram resultados mais positivos em relação à \"INFORMÁTICA\". Paralelamente, foi aplicado o FreeIAT customizado para os professores médicos, além da realização de um treinamento multissensorial. Finalmente, o TAI foi reaplicado a esses participantes, cujos resultados mostraram que após o treinamento multissensorial, as associações positivas à \"INFORMÁTICA\" aumentaram. Devido à pandemia da COVID-19, a proposta desta pesquisa foi ampliada, a fim de verificar se houve um aumento nas associações positivas à \"INFORMÁTICA\". O mesmo TAI customizado e o treinamento multissensorial, utilizados na pré-pandemia, foram aplicados a dois novos grupos de professores médicos e acadêmicos de medicina. A metodologia multissensorial elaborada e utilizada neste trabalho para os professores e acadêmicos teve êxito no período da pré-pandemia ao possibilitar mudanças nas associações implícitas, modificando a percepção dos participantes e possibilitando a redução do preconceito/resistência à utilização de SADMs. Já no período da pandemia, apenas os acadêmicos demonstraram maior força de associação à \"INFORMÁTICA\", após cursarem a disciplina Informática Médica. Já os médicos, apresentaram menor força de associação à \"INFORMÁTICA\". Os resultados desta pesquisa promovem uma reflexão sobre como o conhecimento de sistemas computacionais confiáveis pode alterar a percepção prévia de um acadêmico ou médico e minimizar a resistência quanto ao uso desses sistemas. O software TAIGraph, desenvolvido neste trabalho, encontra-se disponível para ser utilizado, especialmente por pesquisadores que fazem uso do FreeIAT.With the technological evolution in the health field, the development of software that helps doctors in their decisions about the patient\'s diagnosis, has intensified in recent years. The Medical Diagnosis Support System (MDSS) becomes a relevant tool in this process, as it can contribute to better patient care and more assertive diagnosis. The aim of this study is to measure possible prejudices/resistance to the use of SADM by groups of medical professors and medical students from FAPAC/ITPAC Porto, in Porto Nacional, Tocantins. For the measurement of explicit memory, a questionnaire developed in this thesis was used, while for the implicit memory, the Implicit Association Test (IAT) was used, applied through the FreeIAT software, which measures the latency of the participant\'s response, to quantify the prejudices of the two groups, regarding the use of the SADM. As part of this work, a graphical post-processor with a friendly interface was developed, which facilitated the presentation and interpretation of results by FreeIAT users. The Implicit Association Test (IAT) of the FreeIAT software, used in this work, was customized to compare the implicit associations of both medical professors and academics, in relation to \"INFORMATICS\" and \"MANUSCRIPT\". A pre-test was applied to a group of medical professors. Prior to the COVID-19 pandemic, the implicit association test, FreeIAT, was applied to medical students in the first month of the Medical Informatics course, and after four months the test was reapplied. The training for this group consisted of exposing the contents covered during the classes, presenting the most varied applications of informatics in the medical area. After the discipline, the academics presented more positive results in relation to \"INFORMATICS\". At the same time, the customized FreeIAT was applied to medical teachers, in addition to multisensory training. Finally, the TAI was reapplied to these participants, the results of which showed that after the multisensory training, the positive associations to \"INFORMATICS\" increased. Due to the COVID-19 pandemic, the purpose of this research was expanded in order to verify if there was an increase in positive associations to \"INFORMATICS\". The same customized IAT and multisensory training used in the pre-pandemic period was applied to two new groups of medical professors and medical academics. The multisensory methodology developed and used in this work, for teachers and academics, was successful in the pre-pandemic period, by enabling changes in implicit associations, modifying the participants\' perception, and enabling the reduction of prejudice/resistance to the use of SADMs. In the period of the pandemic, only academics showed a greater strength of association with \"INFORMATICS\", after attending the Medical Informatics discipline. Physicians, on the other hand, had a lower strength of association with \"INFORMATICS\". The results of this research promote a reflection on how knowledge of reliable computational systems can change the previous perception of an academic or physician and minimize resistance to the use of these systems. The TAIGraph software developed in this work is available for use, especially by researchers who use FreeIAT.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSabundjian, GaianêSilvestre, Larissa Jácome Barros2022-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85133/tde-18082022-151540/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-19T13:43:23Zoai:teses.usp.br:tde-18082022-151540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-19T13:43:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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