Identificação e hierarquização dos atributos da qualidade de shopping centers de mix temático com ênfase em produtos de alta comparação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo Junior, Yoakim Petrola de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-06062005-175127/
Resumo: Shoppings centers são empreendimentos planejados e gerenciados para atender às necessidades e aos anseios dos consumidores. Assim, quanto mais próximos das expectativas do público alvo estiverem os produtos, os serviços e as facilidades oferecidas no empreendimento, maior será o número de consumidores atraídos para comprar nas lojas do shopping center. No entanto, a escassez de pesquisas sobre os shoppings centers de mix temático confere ao setor um ambiente de grande incerteza, carente de informações de qualidade. Este trabalho pretende suprir parte dessa lacuna ao discutir a percepção dos consumidores quanto à importância de atributos da qualidade utilizados para estruturar o sistema de ancoragem dos shoppings centers de mix temático com ênfase em produtos de alta comparação. O método de pesquisa envolve estudos exploratórios e estudos de caso na região metropolitana de São Paulo. As análises dos dados primários, coletados nas entrevistas semi-estruturadas e nas enquetes, confirmam alguns aspectos identificados na revisão bibliográfica e permitem reconhecer a hierarquia dos consumidores entrevistados, para os atributos pesquisados. Espera-se que este trabalho oriente os envolvidos no planejamento e na administração dos empreendimentos e incentive a continuidade de pesquisas no setor de shopping center devido, entre outros fatores, à dinâmica do mercado e ao volume de recursos necessários para a implantação de empreendimentos dessa natureza.
id USP_80509cdfb4e7b18bc3e7a5156d4ee9fb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06062005-175127
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Identificação e hierarquização dos atributos da qualidade de shopping centers de mix temático com ênfase em produtos de alta comparação. Recognition and hierarchy of the specialty shopping centers attributes, with tenant focused on high comparison goods.atributo de qualidadeconsumer perceptionmix temáticopercepção do consumidorshopping attributesshopping centershopping centerspecialty shoppingShoppings centers são empreendimentos planejados e gerenciados para atender às necessidades e aos anseios dos consumidores. Assim, quanto mais próximos das expectativas do público alvo estiverem os produtos, os serviços e as facilidades oferecidas no empreendimento, maior será o número de consumidores atraídos para comprar nas lojas do shopping center. No entanto, a escassez de pesquisas sobre os shoppings centers de mix temático confere ao setor um ambiente de grande incerteza, carente de informações de qualidade. Este trabalho pretende suprir parte dessa lacuna ao discutir a percepção dos consumidores quanto à importância de atributos da qualidade utilizados para estruturar o sistema de ancoragem dos shoppings centers de mix temático com ênfase em produtos de alta comparação. O método de pesquisa envolve estudos exploratórios e estudos de caso na região metropolitana de São Paulo. As análises dos dados primários, coletados nas entrevistas semi-estruturadas e nas enquetes, confirmam alguns aspectos identificados na revisão bibliográfica e permitem reconhecer a hierarquia dos consumidores entrevistados, para os atributos pesquisados. Espera-se que este trabalho oriente os envolvidos no planejamento e na administração dos empreendimentos e incentive a continuidade de pesquisas no setor de shopping center devido, entre outros fatores, à dinâmica do mercado e ao volume de recursos necessários para a implantação de empreendimentos dessa natureza.Theme shopping centers are facilities conceived and managed to meet customer’s needs and expectations. Theoretically, the closer facilities, goods and services are to customer’s needs and expectations, the more appealing and profitable will be the theme shopping center. However, the scarcity of reliable data about theme shopping centers attributes has brought a great uncertainty to their planning and operation process. The current research addresses the above limitation as it analyses customer’s perception regarding theme shopping centers attributes. In this context, the research method comprises semi-structured interviews and exploratory case studies in theme shopping centers located at Sao Paulo metropolitan area. The primary data was collated through semi-structured interviews with facility managers and questionnaires applied to customers. The data analysis confirms some basic assumptions acknowledged in the technical literature, and allows identifying the attributes data hierarchy for theme shopping centers according to customers’ perception. As a result, it is expected that this study may provide guidance for investors, planners and decision-makers during theme shopping centers planning and operation stage. Moreover, it may encourage future developments in this particular research field due to fast-paced changes in the marketplace and to the large capital investments involved in the delivery of these schemes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMonetti, ElianeMelo Junior, Yoakim Petrola de2005-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-06062005-175127/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-06062005-175127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação e hierarquização dos atributos da qualidade de shopping centers de mix temático com ênfase em produtos de alta comparação.
Recognition and hierarchy of the specialty shopping centers attributes, with tenant focused on high comparison goods.
title Identificação e hierarquização dos atributos da qualidade de shopping centers de mix temático com ênfase em produtos de alta comparação.
spellingShingle Identificação e hierarquização dos atributos da qualidade de shopping centers de mix temático com ênfase em produtos de alta comparação.
Melo Junior, Yoakim Petrola de
atributo de qualidade
consumer perception
mix temático
percepção do consumidor
shopping attributes
shopping center
shopping center
specialty shopping
title_short Identificação e hierarquização dos atributos da qualidade de shopping centers de mix temático com ênfase em produtos de alta comparação.
title_full Identificação e hierarquização dos atributos da qualidade de shopping centers de mix temático com ênfase em produtos de alta comparação.
title_fullStr Identificação e hierarquização dos atributos da qualidade de shopping centers de mix temático com ênfase em produtos de alta comparação.
title_full_unstemmed Identificação e hierarquização dos atributos da qualidade de shopping centers de mix temático com ênfase em produtos de alta comparação.
title_sort Identificação e hierarquização dos atributos da qualidade de shopping centers de mix temático com ênfase em produtos de alta comparação.
author Melo Junior, Yoakim Petrola de
author_facet Melo Junior, Yoakim Petrola de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monetti, Eliane
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo Junior, Yoakim Petrola de
dc.subject.por.fl_str_mv atributo de qualidade
consumer perception
mix temático
percepção do consumidor
shopping attributes
shopping center
shopping center
specialty shopping
topic atributo de qualidade
consumer perception
mix temático
percepção do consumidor
shopping attributes
shopping center
shopping center
specialty shopping
description Shoppings centers são empreendimentos planejados e gerenciados para atender às necessidades e aos anseios dos consumidores. Assim, quanto mais próximos das expectativas do público alvo estiverem os produtos, os serviços e as facilidades oferecidas no empreendimento, maior será o número de consumidores atraídos para comprar nas lojas do shopping center. No entanto, a escassez de pesquisas sobre os shoppings centers de mix temático confere ao setor um ambiente de grande incerteza, carente de informações de qualidade. Este trabalho pretende suprir parte dessa lacuna ao discutir a percepção dos consumidores quanto à importância de atributos da qualidade utilizados para estruturar o sistema de ancoragem dos shoppings centers de mix temático com ênfase em produtos de alta comparação. O método de pesquisa envolve estudos exploratórios e estudos de caso na região metropolitana de São Paulo. As análises dos dados primários, coletados nas entrevistas semi-estruturadas e nas enquetes, confirmam alguns aspectos identificados na revisão bibliográfica e permitem reconhecer a hierarquia dos consumidores entrevistados, para os atributos pesquisados. Espera-se que este trabalho oriente os envolvidos no planejamento e na administração dos empreendimentos e incentive a continuidade de pesquisas no setor de shopping center devido, entre outros fatores, à dinâmica do mercado e ao volume de recursos necessários para a implantação de empreendimentos dessa natureza.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-06062005-175127/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-06062005-175127/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256716345868288