A arte de gravar em gemas como elemento principal na criação de joias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borotti, Andressa Roberta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-14112022-211129/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo aproximar o leitor da arte de gravar em alto e baixo relevo em gemas, denominada glíptica. Para atingir o objetivo proposto, foram investigados a técnica e sua história, o processo criativo de artífices que a desenvolvem no Brasil e Europa, e as práticas realizadas pela pesquisadora. Em decorrência dos métodos utilizados na pesquisa baseados em revisão bibliográfica, entrevistas, participação em cursos práticos, visitas a museus e feitura de peças , os materiais e ferramentas utilizados para a confecção das joias aqui apresentadas, as simbologias, os significados e as aplicações das gemas com gravações destacam-se como elementos relevantes que visam compreender a relevância desses objetos e o modo como as pessoas com eles se relacionam em diferentes sociedades e períodos históricos. Para a construção da dissertação foram entrelaçadas distintas áreas de conhecimento, tais como: história da arte, história da joalheria, história social da arte e literatura, gemologia e sustentabilidade. Tal abordagem, somada as experiências práticas da autora, elucidaram a viabilidade e a expansão criativa da produção de peças na mesa de joalheria, propiciando a geração do conceito \"repreciosar\", termo criado pela pesquisadora que, de forma breve, significa o reuso e a valorização de gemas (recursos naturais finitos) avariadas e descartadas. Como grande produtor e exportador de material gemológico bruto, o Brasil, tem grande potencial para expandir o número de profissionais habilitados nas técnicas dessa arte. Tal expansão, em conjunto com outras ações, atuaria de forma positiva na minimização dos danos causados aos recursos naturais, no campo da joalheria
id USP_80e3310da56eba9e824204a91df3a502
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14112022-211129
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A arte de gravar em gemas como elemento principal na criação de joiasThe art of gemstones engraving as the main element in jewelry creationDesignDesignGemasGemstonesGlípticaGlypticJewelJoiaSustainabilitySustentabilidadeEste trabalho tem como objetivo aproximar o leitor da arte de gravar em alto e baixo relevo em gemas, denominada glíptica. Para atingir o objetivo proposto, foram investigados a técnica e sua história, o processo criativo de artífices que a desenvolvem no Brasil e Europa, e as práticas realizadas pela pesquisadora. Em decorrência dos métodos utilizados na pesquisa baseados em revisão bibliográfica, entrevistas, participação em cursos práticos, visitas a museus e feitura de peças , os materiais e ferramentas utilizados para a confecção das joias aqui apresentadas, as simbologias, os significados e as aplicações das gemas com gravações destacam-se como elementos relevantes que visam compreender a relevância desses objetos e o modo como as pessoas com eles se relacionam em diferentes sociedades e períodos históricos. Para a construção da dissertação foram entrelaçadas distintas áreas de conhecimento, tais como: história da arte, história da joalheria, história social da arte e literatura, gemologia e sustentabilidade. Tal abordagem, somada as experiências práticas da autora, elucidaram a viabilidade e a expansão criativa da produção de peças na mesa de joalheria, propiciando a geração do conceito \"repreciosar\", termo criado pela pesquisadora que, de forma breve, significa o reuso e a valorização de gemas (recursos naturais finitos) avariadas e descartadas. Como grande produtor e exportador de material gemológico bruto, o Brasil, tem grande potencial para expandir o número de profissionais habilitados nas técnicas dessa arte. Tal expansão, em conjunto com outras ações, atuaria de forma positiva na minimização dos danos causados aos recursos naturais, no campo da joalheriaThis work aims to bring the reader closer to the art of engraving in high and low relief on gemstones, named glyptic. To achieve the proposed objective, the technique of this art and its history, the creative process of craftsmen who develop it in Brazil and Europe, and the practices performed by the researcher were investigated. As a result of the methods used in the research based on a bibliographic review, interviews, participation in practical courses, museums visits and the making of pieces , the materials and tools used to make the jewelry presented here, the symbologies, the meanings and applications of engraved gemstones stand out as relevant elements to understand the relevance of these objects and the way people relate to them in different societies and historical periods. For constructing the dissertation, different areas of knowledge were interwoven, such as art history, jewelry history, social history of art and literature, gemology, and sustainability. Such approach, added to the author\'s practical experiences, elucidated the feasibility and creative expansion of the production of pieces on the jewelry worktable, leading to the generation of the repreciosar [making the object precious again] concept, a term coined by the researcher which, in short, means the reuse and the valorization of damaged and discarded gemstones (finite natural resources). As a major producer and exporter of raw gemological material, Brazil has great potential to expand the number of qualified professionals in the techniques of this art. Such expansion, coupled with other actions, would act positively in minimizing the damage caused to natural resources in the field of jewelryBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPires, Beatriz Helena Fonseca FerreiraBorotti, Andressa Roberta2022-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-14112022-211129/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-24T12:43:51Zoai:teses.usp.br:tde-14112022-211129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-24T12:43:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte de gravar em gemas como elemento principal na criação de joias
The art of gemstones engraving as the main element in jewelry creation
title A arte de gravar em gemas como elemento principal na criação de joias
spellingShingle A arte de gravar em gemas como elemento principal na criação de joias
Borotti, Andressa Roberta
Design
Design
Gemas
Gemstones
Glíptica
Glyptic
Jewel
Joia
Sustainability
Sustentabilidade
title_short A arte de gravar em gemas como elemento principal na criação de joias
title_full A arte de gravar em gemas como elemento principal na criação de joias
title_fullStr A arte de gravar em gemas como elemento principal na criação de joias
title_full_unstemmed A arte de gravar em gemas como elemento principal na criação de joias
title_sort A arte de gravar em gemas como elemento principal na criação de joias
author Borotti, Andressa Roberta
author_facet Borotti, Andressa Roberta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Beatriz Helena Fonseca Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Borotti, Andressa Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Design
Gemas
Gemstones
Glíptica
Glyptic
Jewel
Joia
Sustainability
Sustentabilidade
topic Design
Design
Gemas
Gemstones
Glíptica
Glyptic
Jewel
Joia
Sustainability
Sustentabilidade
description Este trabalho tem como objetivo aproximar o leitor da arte de gravar em alto e baixo relevo em gemas, denominada glíptica. Para atingir o objetivo proposto, foram investigados a técnica e sua história, o processo criativo de artífices que a desenvolvem no Brasil e Europa, e as práticas realizadas pela pesquisadora. Em decorrência dos métodos utilizados na pesquisa baseados em revisão bibliográfica, entrevistas, participação em cursos práticos, visitas a museus e feitura de peças , os materiais e ferramentas utilizados para a confecção das joias aqui apresentadas, as simbologias, os significados e as aplicações das gemas com gravações destacam-se como elementos relevantes que visam compreender a relevância desses objetos e o modo como as pessoas com eles se relacionam em diferentes sociedades e períodos históricos. Para a construção da dissertação foram entrelaçadas distintas áreas de conhecimento, tais como: história da arte, história da joalheria, história social da arte e literatura, gemologia e sustentabilidade. Tal abordagem, somada as experiências práticas da autora, elucidaram a viabilidade e a expansão criativa da produção de peças na mesa de joalheria, propiciando a geração do conceito \"repreciosar\", termo criado pela pesquisadora que, de forma breve, significa o reuso e a valorização de gemas (recursos naturais finitos) avariadas e descartadas. Como grande produtor e exportador de material gemológico bruto, o Brasil, tem grande potencial para expandir o número de profissionais habilitados nas técnicas dessa arte. Tal expansão, em conjunto com outras ações, atuaria de forma positiva na minimização dos danos causados aos recursos naturais, no campo da joalheria
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-14112022-211129/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-14112022-211129/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256977342726144