A arte de gravar em gemas como elemento principal na criação de joias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-14112022-211129/ |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo aproximar o leitor da arte de gravar em alto e baixo relevo em gemas, denominada glíptica. Para atingir o objetivo proposto, foram investigados a técnica e sua história, o processo criativo de artífices que a desenvolvem no Brasil e Europa, e as práticas realizadas pela pesquisadora. Em decorrência dos métodos utilizados na pesquisa baseados em revisão bibliográfica, entrevistas, participação em cursos práticos, visitas a museus e feitura de peças , os materiais e ferramentas utilizados para a confecção das joias aqui apresentadas, as simbologias, os significados e as aplicações das gemas com gravações destacam-se como elementos relevantes que visam compreender a relevância desses objetos e o modo como as pessoas com eles se relacionam em diferentes sociedades e períodos históricos. Para a construção da dissertação foram entrelaçadas distintas áreas de conhecimento, tais como: história da arte, história da joalheria, história social da arte e literatura, gemologia e sustentabilidade. Tal abordagem, somada as experiências práticas da autora, elucidaram a viabilidade e a expansão criativa da produção de peças na mesa de joalheria, propiciando a geração do conceito \"repreciosar\", termo criado pela pesquisadora que, de forma breve, significa o reuso e a valorização de gemas (recursos naturais finitos) avariadas e descartadas. Como grande produtor e exportador de material gemológico bruto, o Brasil, tem grande potencial para expandir o número de profissionais habilitados nas técnicas dessa arte. Tal expansão, em conjunto com outras ações, atuaria de forma positiva na minimização dos danos causados aos recursos naturais, no campo da joalheria |
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A arte de gravar em gemas como elemento principal na criação de joiasThe art of gemstones engraving as the main element in jewelry creationDesignDesignGemasGemstonesGlípticaGlypticJewelJoiaSustainabilitySustentabilidadeEste trabalho tem como objetivo aproximar o leitor da arte de gravar em alto e baixo relevo em gemas, denominada glíptica. Para atingir o objetivo proposto, foram investigados a técnica e sua história, o processo criativo de artífices que a desenvolvem no Brasil e Europa, e as práticas realizadas pela pesquisadora. Em decorrência dos métodos utilizados na pesquisa baseados em revisão bibliográfica, entrevistas, participação em cursos práticos, visitas a museus e feitura de peças , os materiais e ferramentas utilizados para a confecção das joias aqui apresentadas, as simbologias, os significados e as aplicações das gemas com gravações destacam-se como elementos relevantes que visam compreender a relevância desses objetos e o modo como as pessoas com eles se relacionam em diferentes sociedades e períodos históricos. Para a construção da dissertação foram entrelaçadas distintas áreas de conhecimento, tais como: história da arte, história da joalheria, história social da arte e literatura, gemologia e sustentabilidade. Tal abordagem, somada as experiências práticas da autora, elucidaram a viabilidade e a expansão criativa da produção de peças na mesa de joalheria, propiciando a geração do conceito \"repreciosar\", termo criado pela pesquisadora que, de forma breve, significa o reuso e a valorização de gemas (recursos naturais finitos) avariadas e descartadas. Como grande produtor e exportador de material gemológico bruto, o Brasil, tem grande potencial para expandir o número de profissionais habilitados nas técnicas dessa arte. Tal expansão, em conjunto com outras ações, atuaria de forma positiva na minimização dos danos causados aos recursos naturais, no campo da joalheriaThis work aims to bring the reader closer to the art of engraving in high and low relief on gemstones, named glyptic. To achieve the proposed objective, the technique of this art and its history, the creative process of craftsmen who develop it in Brazil and Europe, and the practices performed by the researcher were investigated. As a result of the methods used in the research based on a bibliographic review, interviews, participation in practical courses, museums visits and the making of pieces , the materials and tools used to make the jewelry presented here, the symbologies, the meanings and applications of engraved gemstones stand out as relevant elements to understand the relevance of these objects and the way people relate to them in different societies and historical periods. For constructing the dissertation, different areas of knowledge were interwoven, such as art history, jewelry history, social history of art and literature, gemology, and sustainability. Such approach, added to the author\'s practical experiences, elucidated the feasibility and creative expansion of the production of pieces on the jewelry worktable, leading to the generation of the repreciosar [making the object precious again] concept, a term coined by the researcher which, in short, means the reuse and the valorization of damaged and discarded gemstones (finite natural resources). As a major producer and exporter of raw gemological material, Brazil has great potential to expand the number of qualified professionals in the techniques of this art. Such expansion, coupled with other actions, would act positively in minimizing the damage caused to natural resources in the field of jewelryBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPires, Beatriz Helena Fonseca FerreiraBorotti, Andressa Roberta2022-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-14112022-211129/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-24T12:43:51Zoai:teses.usp.br:tde-14112022-211129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-24T12:43:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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