Estabelecimento de metas autocontrolado e conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neiva, Jaqueline Freitas de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-18072019-112804/
Resumo: O objetivo do estudo foi investigar os efeitos do autoestabelecimento de metas na aprendizagem de habilidades motoras realizada com diferentes regimes de CR. Para tanto, três experimentos foram realizados, todos eles com três grupos distintos - meta autoestabelecida espontaneamente e de forma induzida e meta externamente controlada ou atribuída - para investigar a aprendizagem da habilidade motora de subir a escada de Bachman, realizada com CR, sem CR e com CR autocontrolado. Os grupos de cada experimento foram tratados como variáveis independentes. Os desempenhos dos participantes foram considerados como variáveis dependentes. As observações originais foram obtidas no ambiente de coleta do experimento por meio da anotação dos degraus subidos pelo aprendiz em cada tentativa. Os desempenhos foram analisados por meio da taxa de desempenho (TxD) caracterizada pelo número de degraus subidos dividido pelo número de degraus possíveis de serem alcançados. Foi realizado um ANOVA two way (3 grupos X 6 blocos) para medidas repetidas no fator bloco. Os dados foram organizados em blocos de 10 tentativas, sendo dois blocos referentes à fase de aquisição (AQ1, AQ30) e dois blocos referentes a cada teste (RET1, RET2, TR1, TR2). Os resultados em todos os experimentos foram semelhantes e os grupos não se diferenciaram entre si. Conclui-se que o processo de aprendizagem dos participantes que estabeleceram suas próprias metas e dos que tiveram a meta atribuída foi semelhante. Assim sendo, o estabelecimento de metas em si, seja atribuída ou externamente controlada (grupo yoked), autoestabelecida espontaneamente ou de forma induzida é favorável para a aprendizagem da tarefa de subir a escada de Bachman, e isso independe se o CR é fornecido, não é fornecido ou é autocontrolado. Conclui-se que pelo fato de tanto o estabelecimento de metas quanto o CR serem reconhecidos como fatores motivacionais eles se neutralizaram e não afetaram a aprendizagem motora de subir a escada de Bachman
id USP_81b9a00444dc312dd971ffd32d008a1f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18072019-112804
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estabelecimento de metas autocontrolado e conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motorasEffects of self-establishing goals with different CR conditions in the acquisition of motor skillsAuto estabelecimento de metasConhecimento de resultadosEstabelecimento de metasGoal settingKnowledge of resultsSelf-set goalsO objetivo do estudo foi investigar os efeitos do autoestabelecimento de metas na aprendizagem de habilidades motoras realizada com diferentes regimes de CR. Para tanto, três experimentos foram realizados, todos eles com três grupos distintos - meta autoestabelecida espontaneamente e de forma induzida e meta externamente controlada ou atribuída - para investigar a aprendizagem da habilidade motora de subir a escada de Bachman, realizada com CR, sem CR e com CR autocontrolado. Os grupos de cada experimento foram tratados como variáveis independentes. Os desempenhos dos participantes foram considerados como variáveis dependentes. As observações originais foram obtidas no ambiente de coleta do experimento por meio da anotação dos degraus subidos pelo aprendiz em cada tentativa. Os desempenhos foram analisados por meio da taxa de desempenho (TxD) caracterizada pelo número de degraus subidos dividido pelo número de degraus possíveis de serem alcançados. Foi realizado um ANOVA two way (3 grupos X 6 blocos) para medidas repetidas no fator bloco. Os dados foram organizados em blocos de 10 tentativas, sendo dois blocos referentes à fase de aquisição (AQ1, AQ30) e dois blocos referentes a cada teste (RET1, RET2, TR1, TR2). Os resultados em todos os experimentos foram semelhantes e os grupos não se diferenciaram entre si. Conclui-se que o processo de aprendizagem dos participantes que estabeleceram suas próprias metas e dos que tiveram a meta atribuída foi semelhante. Assim sendo, o estabelecimento de metas em si, seja atribuída ou externamente controlada (grupo yoked), autoestabelecida espontaneamente ou de forma induzida é favorável para a aprendizagem da tarefa de subir a escada de Bachman, e isso independe se o CR é fornecido, não é fornecido ou é autocontrolado. Conclui-se que pelo fato de tanto o estabelecimento de metas quanto o CR serem reconhecidos como fatores motivacionais eles se neutralizaram e não afetaram a aprendizagem motora de subir a escada de BachmanThis study aimed to investigate the effects of self-set goal on motor skills learning with different KR regimens. Three experiments were carried out, all of them with three distinct groups - spontaneously self-set goal and spontaneously self-directed goal and externally controlled or assigned goal - to investigate the learning of Bachman ladder climbing motor ability, performed with KR, without KR and with self-controlled KR. Groups of each experiment were the independent variables. Participants\' performances were the dependent variables. The original observations were obtained at the experiment data collection environment by notes of the steps reached by the apprentice in each attempt. Performances were analyzed by performance rate (TxD), obtained from the ratio between the number of reached steps and the highest possible step. Two way ANOVA (3 groups X 6 blocks) was performed for repeated measures in the block factor. Data were organized in blocks of 10 trials, two blocks referring to the acquisition phase (AQ1, AQ30) and two blocks referring to retention and transference tests, respectively (RET1, RET2, TR1, TR2). Results in all experiments were similar and its groups not differed from each other. In conclusion, the learning process of the participants who established their own goals and those who had the assigned goal was similar. Thus, goal setting itself, whether attributed or externally controlled (yoked group), self-established spontaneously or in an induced manner is beneficial for learning the Bachman ladder climbing task, regardless if KR is provided or not or if is self-controlled. It is conclued that as the goal setting and KR are both motivational factors, their effects were neutralized and didn\'t affect the motor learning of Bachman ladder taskBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTani, GoNeiva, Jaqueline Freitas de Oliveira2019-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-18072019-112804/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-08-20T23:20:52Zoai:teses.usp.br:tde-18072019-112804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-08-20T23:20:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estabelecimento de metas autocontrolado e conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras
Effects of self-establishing goals with different CR conditions in the acquisition of motor skills
title Estabelecimento de metas autocontrolado e conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras
spellingShingle Estabelecimento de metas autocontrolado e conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras
Neiva, Jaqueline Freitas de Oliveira
Auto estabelecimento de metas
Conhecimento de resultados
Estabelecimento de metas
Goal setting
Knowledge of results
Self-set goals
title_short Estabelecimento de metas autocontrolado e conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras
title_full Estabelecimento de metas autocontrolado e conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras
title_fullStr Estabelecimento de metas autocontrolado e conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras
title_full_unstemmed Estabelecimento de metas autocontrolado e conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras
title_sort Estabelecimento de metas autocontrolado e conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras
author Neiva, Jaqueline Freitas de Oliveira
author_facet Neiva, Jaqueline Freitas de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tani, Go
dc.contributor.author.fl_str_mv Neiva, Jaqueline Freitas de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Auto estabelecimento de metas
Conhecimento de resultados
Estabelecimento de metas
Goal setting
Knowledge of results
Self-set goals
topic Auto estabelecimento de metas
Conhecimento de resultados
Estabelecimento de metas
Goal setting
Knowledge of results
Self-set goals
description O objetivo do estudo foi investigar os efeitos do autoestabelecimento de metas na aprendizagem de habilidades motoras realizada com diferentes regimes de CR. Para tanto, três experimentos foram realizados, todos eles com três grupos distintos - meta autoestabelecida espontaneamente e de forma induzida e meta externamente controlada ou atribuída - para investigar a aprendizagem da habilidade motora de subir a escada de Bachman, realizada com CR, sem CR e com CR autocontrolado. Os grupos de cada experimento foram tratados como variáveis independentes. Os desempenhos dos participantes foram considerados como variáveis dependentes. As observações originais foram obtidas no ambiente de coleta do experimento por meio da anotação dos degraus subidos pelo aprendiz em cada tentativa. Os desempenhos foram analisados por meio da taxa de desempenho (TxD) caracterizada pelo número de degraus subidos dividido pelo número de degraus possíveis de serem alcançados. Foi realizado um ANOVA two way (3 grupos X 6 blocos) para medidas repetidas no fator bloco. Os dados foram organizados em blocos de 10 tentativas, sendo dois blocos referentes à fase de aquisição (AQ1, AQ30) e dois blocos referentes a cada teste (RET1, RET2, TR1, TR2). Os resultados em todos os experimentos foram semelhantes e os grupos não se diferenciaram entre si. Conclui-se que o processo de aprendizagem dos participantes que estabeleceram suas próprias metas e dos que tiveram a meta atribuída foi semelhante. Assim sendo, o estabelecimento de metas em si, seja atribuída ou externamente controlada (grupo yoked), autoestabelecida espontaneamente ou de forma induzida é favorável para a aprendizagem da tarefa de subir a escada de Bachman, e isso independe se o CR é fornecido, não é fornecido ou é autocontrolado. Conclui-se que pelo fato de tanto o estabelecimento de metas quanto o CR serem reconhecidos como fatores motivacionais eles se neutralizaram e não afetaram a aprendizagem motora de subir a escada de Bachman
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-18072019-112804/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-18072019-112804/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090834164875264