Atividades de serviços nas montadoras: dimensão, estratégias e trajetórias (1998-2004).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Sérgio Tadeu Gonçalves
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-03072013-155735/
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo avaliar a proporção que assumem as atividades de serviços nas montadoras, as estratégias e trajetórias recentes em torno destas atividades, bem como analisar as implicações do desenvolvimento destas atividades no interior da indústria. Para este propósito, foram analisados os dados de desempenho financeiro de doze montadoras, as mais expressivas da indústria automobilística, bem como acompanhadas suas estratégias de serviços, ao longo do período 1998-2004. A partir dos dados financeiros das montadoras pesquisadas, extraídos dos relatórios anuais destas companhias, a pesquisa procurou avaliar a real dimensão das atividades de serviços entre as montadoras. Através da proporção que assumem os serviços nas contas do Balanço Patrimonial e nas contas de resultado, foi possível estabelecer, simultaneamente, o peso que assumem nos negócios totais das companhias e sua importância enquanto fonte geradora de lucros. Observa-se em geral um forte peso dos serviços nas companhias pesquisadas, motivado pelo movimento das montadoras em direção a estas atividades nos últimos anos, determinando conseqüências para a competitividade e para a estrutura industrial do setor. Por outro lado, a partir do acompanhamento das estratégias das companhias no período, principalmente através de notícias da imprensa especializada mundial, foi possível estabelecer suas trajetórias recentes em serviços e apontar algumas perspectivas. Foram acompanhadas não só as estratégias em serviços financeiros tradicionalmente fornecidos pelas montadoras, mas também o movimento recente de engajamento nos serviços baseados na telemática e internet. Os resultados obtidos neste trabalho permitem identificar os diferentes posicionamentos quanto às atividades de serviços pelas montadoras e algumas tendências recentes.
id USP_81eed1c05abf345f14f31969a7b7750f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03072013-155735
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Atividades de serviços nas montadoras: dimensão, estratégias e trajetórias (1998-2004).Services activities developed by automakers: scope, strategies and trajectories (1998 - 2004).Automotive industryCompetitive strategiesEstratégias competitivasEstratégias de serviçosIndústria automobilísticaServices strategiesO presente trabalho tem por objetivo avaliar a proporção que assumem as atividades de serviços nas montadoras, as estratégias e trajetórias recentes em torno destas atividades, bem como analisar as implicações do desenvolvimento destas atividades no interior da indústria. Para este propósito, foram analisados os dados de desempenho financeiro de doze montadoras, as mais expressivas da indústria automobilística, bem como acompanhadas suas estratégias de serviços, ao longo do período 1998-2004. A partir dos dados financeiros das montadoras pesquisadas, extraídos dos relatórios anuais destas companhias, a pesquisa procurou avaliar a real dimensão das atividades de serviços entre as montadoras. Através da proporção que assumem os serviços nas contas do Balanço Patrimonial e nas contas de resultado, foi possível estabelecer, simultaneamente, o peso que assumem nos negócios totais das companhias e sua importância enquanto fonte geradora de lucros. Observa-se em geral um forte peso dos serviços nas companhias pesquisadas, motivado pelo movimento das montadoras em direção a estas atividades nos últimos anos, determinando conseqüências para a competitividade e para a estrutura industrial do setor. Por outro lado, a partir do acompanhamento das estratégias das companhias no período, principalmente através de notícias da imprensa especializada mundial, foi possível estabelecer suas trajetórias recentes em serviços e apontar algumas perspectivas. Foram acompanhadas não só as estratégias em serviços financeiros tradicionalmente fornecidos pelas montadoras, mas também o movimento recente de engajamento nos serviços baseados na telemática e internet. Os resultados obtidos neste trabalho permitem identificar os diferentes posicionamentos quanto às atividades de serviços pelas montadoras e algumas tendências recentes.This work aims to assess the ratio taken by the car assembly companies service activities, their strategies and the recent trajectories surrounding these activities, as well as to evaluate the implications of the development of these activities within the industry. For this, twelve assembling companies the most significant in the automotive industry - had their financial performance data analyzed and their service strategies were followed up within the period 1998-2004. As from the financial data of the assembling companies researched, taken from these companies annual reports, the research sought to evaluate the real magnitude of the service activities among the assembling companies. As from the ratio taken by services in the Balance Sheet accounts and in the result accounts, it was possible to simultaneously establish the weight they assume in the companies total business and their importance while a profit-generating source. The significant weight of services can generally be observed in the companies researched, motivated by the movement of the assembling companies towards these activities in the last years, determining consequences for the competitiveness and for the sector industrial structure. On the other hand, from following the companies strategies in the period, mainly by means of news in the specialized world press, it was possible to establish their recent trajectories in services and to point out some perspectives. Not only the strategies in financial services traditionally provided by the assembling companies, but also the recent movement of engagement in services based on telematics and the internet were followed. The results obtained from this work allow identifying the different positioning as to the service activities by the assembling companies and some recent tendencies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalerno, Mario SergioMuniz, Sérgio Tadeu Gonçalves2005-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-03072013-155735/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-03072013-155735Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de serviços nas montadoras: dimensão, estratégias e trajetórias (1998-2004).
Services activities developed by automakers: scope, strategies and trajectories (1998 - 2004).
title Atividades de serviços nas montadoras: dimensão, estratégias e trajetórias (1998-2004).
spellingShingle Atividades de serviços nas montadoras: dimensão, estratégias e trajetórias (1998-2004).
Muniz, Sérgio Tadeu Gonçalves
Automotive industry
Competitive strategies
Estratégias competitivas
Estratégias de serviços
Indústria automobilística
Services strategies
title_short Atividades de serviços nas montadoras: dimensão, estratégias e trajetórias (1998-2004).
title_full Atividades de serviços nas montadoras: dimensão, estratégias e trajetórias (1998-2004).
title_fullStr Atividades de serviços nas montadoras: dimensão, estratégias e trajetórias (1998-2004).
title_full_unstemmed Atividades de serviços nas montadoras: dimensão, estratégias e trajetórias (1998-2004).
title_sort Atividades de serviços nas montadoras: dimensão, estratégias e trajetórias (1998-2004).
author Muniz, Sérgio Tadeu Gonçalves
author_facet Muniz, Sérgio Tadeu Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salerno, Mario Sergio
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Sérgio Tadeu Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Automotive industry
Competitive strategies
Estratégias competitivas
Estratégias de serviços
Indústria automobilística
Services strategies
topic Automotive industry
Competitive strategies
Estratégias competitivas
Estratégias de serviços
Indústria automobilística
Services strategies
description O presente trabalho tem por objetivo avaliar a proporção que assumem as atividades de serviços nas montadoras, as estratégias e trajetórias recentes em torno destas atividades, bem como analisar as implicações do desenvolvimento destas atividades no interior da indústria. Para este propósito, foram analisados os dados de desempenho financeiro de doze montadoras, as mais expressivas da indústria automobilística, bem como acompanhadas suas estratégias de serviços, ao longo do período 1998-2004. A partir dos dados financeiros das montadoras pesquisadas, extraídos dos relatórios anuais destas companhias, a pesquisa procurou avaliar a real dimensão das atividades de serviços entre as montadoras. Através da proporção que assumem os serviços nas contas do Balanço Patrimonial e nas contas de resultado, foi possível estabelecer, simultaneamente, o peso que assumem nos negócios totais das companhias e sua importância enquanto fonte geradora de lucros. Observa-se em geral um forte peso dos serviços nas companhias pesquisadas, motivado pelo movimento das montadoras em direção a estas atividades nos últimos anos, determinando conseqüências para a competitividade e para a estrutura industrial do setor. Por outro lado, a partir do acompanhamento das estratégias das companhias no período, principalmente através de notícias da imprensa especializada mundial, foi possível estabelecer suas trajetórias recentes em serviços e apontar algumas perspectivas. Foram acompanhadas não só as estratégias em serviços financeiros tradicionalmente fornecidos pelas montadoras, mas também o movimento recente de engajamento nos serviços baseados na telemática e internet. Os resultados obtidos neste trabalho permitem identificar os diferentes posicionamentos quanto às atividades de serviços pelas montadoras e algumas tendências recentes.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-03072013-155735/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-03072013-155735/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256640115441664