Análise do Sistema de Avaliação das Escolas Municipais (SAEM) aplicado na rede municipal de educação básica de Uberaba - MG: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Cristiano Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-18012012-104955/
Resumo: Este trabalho teve como objeto de estudo o SAEM (Sistema de Avaliação das Escolas Municipais), desenvolvido pelo Colégio Cenecista Dr. José Ferreira onde o mestrando trabalha como professor e coordenador de avaliações e aplicado na rede municipal de ensino de Uberaba-MG, desde 2006, como uma ferramenta para mensuração do desempenho acadêmico dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental no referido município. A análise explorou as quatro faces definidas para o SAEM: Teórica, Desenvolvimento, Aplicação e Expansão. Na face Teórica foi apresentada uma análise da adequação do SAEM aos padrões de qualidade da avaliação do Joint Committee Standards for Educational Evaluation (JCSEE) e uma análise comparativa entre as características da Prova Brasil/SAEB e do SAEM. A face Desenvolvimento discorreu sobre os passos para a elaboração de uma avaliação do SAEM, sendo que foi comprovada a validade de conteúdo da avaliação. Na face Aplicação foram descritas as etapas de aplicação de uma avaliação aos alunos da rede municipal de ensino de Uberaba-MG. Os relatórios produzidos a partir dos resultados de uma avaliação e os atuais usos desses resultados também são apresentados. Ainda dentro da face Aplicação, foi possível comprovar a adequação do SAEM aos conceitos de confiabilidade e de validade de construto e de critério de um sistema de avaliação. Finalmente, a face Expansão identificou possíveis pontos de melhoria na metodologia atual do SAEM e novos usos para os resultados de uma avaliação. Assim, foi possível atingir o objetivo principal deste trabalho, que consistiu na análise das características do SAEM, identificando suas vantagens e limitações como ferramenta de aferição do desempenho acadêmico de alunos de uma rede de ensino.
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