Contribuições da teoria labaniana para o trabalho com as práticas corporais no SUS: duas experiências com profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti, Andrezza Campos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-26112014-113644/
Resumo: Para estudar como a teoria labaniana pode contribuir com o trabalho dos profissionais de saúde que atuam ou desejam atuar com as práticas corporais no SUS, conduzi uma pesquisa ação participante em dois equipamentos de saúde: o CECCO Bacuri e a UMT. A investigação, de natureza qualitativa, foi composta por: um campo de experimentação, fundamentado nas orientações para a formação de professores propostas por Rudolf Laban e direcionado à dez sujeitos que ministram as práticas a mais de dois anos. Também foi constituída por por revisão de literatura referente à inserção das práticas corporais no serviço público, à Corêutica, à Eucinética e aos dezesseis temas de movimento; e por entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas. Para chegar aos resultados, extraímos das falas dos participantes e de nossos registros os trechos que fizeram alusão a Laban ou a sua teoria e os analisamos com base no referencial teórico. Tal processo permitiu a identificação de três modos de se conduzir as práticas corporais. São eles: o que se processa pela observação e imitação das diferentes formas e qualidades de movimentos; o acionado através das interações verbais partilhadas por usuários e profissionais de saúde; e o realizado através da diversificação dos procedimentos didáticos, da criatividade e da ludicidade. Por meio de reflexões sobre esses modos mostramos a importância do trabalho em equipe nas ações que visam promover e produzir saúde, registramos que a teoria labaniana potencializou a observação, o reconhecimento e a experimentação do corpo em movimento, que ela auxiliou os participantes a conversarem sobre o que é possível ensinar através das práticas corporais e, a selecionar conteúdos, mobilizar e diversificar estratégias didáticas. Além disso, relatamos discussões que versaram sobre o uso intencional da palavra, sobre as maneiras de se refinar a execução do movimento e sobre o que poderia vir a ser focalizado nas capacitações direcionadas à formação dos profissionais de saúde que atuam com as práticas corporais na atenção básica. Com base nessas nesses registros pudemos verificar a força e o potencial da teoria labaniana, no que se refere, principalmente, ao esclarecimento de conteúdos e estratégias didáticas a serem desenvolvidas nas ações com diferentes modalidades e estilos de práticas corporais. Sendo assim, concluímos que a teoria labaniana atuou justamente na constituição e no aprimoramento do trabalho dos profissionais que participaram desse estudo, de modo a apontarmos para a possibilidade de se investir na difusão desse referencial nos serviços públicos de saúde
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Também foi constituída por por revisão de literatura referente à inserção das práticas corporais no serviço público, à Corêutica, à Eucinética e aos dezesseis temas de movimento; e por entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas. Para chegar aos resultados, extraímos das falas dos participantes e de nossos registros os trechos que fizeram alusão a Laban ou a sua teoria e os analisamos com base no referencial teórico. Tal processo permitiu a identificação de três modos de se conduzir as práticas corporais. São eles: o que se processa pela observação e imitação das diferentes formas e qualidades de movimentos; o acionado através das interações verbais partilhadas por usuários e profissionais de saúde; e o realizado através da diversificação dos procedimentos didáticos, da criatividade e da ludicidade. Por meio de reflexões sobre esses modos mostramos a importância do trabalho em equipe nas ações que visam promover e produzir saúde, registramos que a teoria labaniana potencializou a observação, o reconhecimento e a experimentação do corpo em movimento, que ela auxiliou os participantes a conversarem sobre o que é possível ensinar através das práticas corporais e, a selecionar conteúdos, mobilizar e diversificar estratégias didáticas. Além disso, relatamos discussões que versaram sobre o uso intencional da palavra, sobre as maneiras de se refinar a execução do movimento e sobre o que poderia vir a ser focalizado nas capacitações direcionadas à formação dos profissionais de saúde que atuam com as práticas corporais na atenção básica. Com base nessas nesses registros pudemos verificar a força e o potencial da teoria labaniana, no que se refere, principalmente, ao esclarecimento de conteúdos e estratégias didáticas a serem desenvolvidas nas ações com diferentes modalidades e estilos de práticas corporais. Sendo assim, concluímos que a teoria labaniana atuou justamente na constituição e no aprimoramento do trabalho dos profissionais que participaram desse estudo, de modo a apontarmos para a possibilidade de se investir na difusão desse referencial nos serviços públicos de saúdeTo study how Laban\'s theory can contribute to the work of health professionals who work or wish to work with corporal practices in SUS, we conducted a participant action research in two health equipment: CECCO Bacuri and UMT. The research, qualitative in nature, was composed by a field of experimentation, based on guidelines for the training of teachers proposed by Rudolf Laban and directed the ten people who teach the practice to more than two years. It was also composed by literature review concerning the insertion of corporal practices in the public service; by studies of the choreutics, the eucinetics and the sixteen movement themes; by semi-structured interviews and systematic observations. To identify the results, we draw lines of participants and our records the excerpts that alluded to Laban or his theory and analyzed based on the theoretical framework. This process enabled the identification of three driving modes corporal practices. They are: observation and imitation of movement sequences; the quality of verbal interactions processed on professional relationship/user; the diversification of educational procedures, creativity and playfulness. Through the reflections on such modes, we show the importance of teamwork in the actions that aim to promote and produce health. We recorded that the Laban\' theory potentiated the observation, the recognition and the experimentation of the body in motion, it assisted the participants to talk about what is possible to teach through corporal practices and select content, mobilize and diversify educational strategies. In addition, we report discussions that focused on the intentional use of the word, about the ways to refine the exercise and about what could be focused on training directed of health professionals who work with corporal practices in the basic attention. Based on these records we were able to verify the strength and potential of the Laban\' theory, with regard mainly to the clarification of content and teaching strategies developed in the actions with different types and styles of corporal practices. Thus, we conclude that the Laban\' theory acted rightly in the constitution and in the improvement of the work of the professionals who participated in this study, what makes us point to the possibility of investing in the diffusion of this benchmark in public services of healthBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Yara Maria deMoretti, Andrezza Campos2014-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-26112014-113644/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-26112014-113644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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