Jogos de regra e processos de aprendizagem em crianças com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreotti, Ana Luiza de Almeida Console
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-30072013-093239/
Resumo: O presente trabalho consiste numa pesquisa qualitativa sobre o processo de aprendizagem de crianças com paralisia cerebral, no que se refere às habilidades próprias do pensamento operatório. O objetivo foi verificar e analisar as dificuldades e progressos que esses sujeitos encontraram ao vivenciar uma metodologia de oficina de jogos fundamentada no construtivismo piagetiano. As pesquisas acadêmicas atuais privilegiam os estudos nos estádios sensório-motor e pré-operatório de crianças com PC e este panorama mobilizou o desejo pela investigação sobre o desenvolvimento de habilidades nocionais e procedimentais nessa população, tão caros à aprendizagem escolar. Para isso, elaboramos oficinas de jogos de regras, planejadas e desenvolvidas pela pesquisadora, ao longo de um semestre (19 encontros). As oficinas foram compostas por quatro sujeitos com paralisia cerebral, que cursavam o 3° e 4° ano do Ensino Fundamental, em salas especiais, de uma Escola Estadual na cidade de São Paulo. Esquemas presentativos e procedimentais foram estimulados por meio de partidas dos jogos QUARTO e Sudoku, assim como a proposta de desafios, enigmas e situações-problema. Os encontros semanais nas oficinas foram registrados em vídeo e junto com os registros escritos do diário de campo compuseram a base de dados dessa investigação, que são apresentados sob a forma de estudos de caso. Na análise, buscamos indicativos de aquisição de competências e desenvolvimento de habilidades de noções e procedimentos próprios do pensamento operatório, assim como a mobilidade do raciocínio desses sujeitos frente aos desafios provocados. Os resultados apontaram evolução dos alunos. Verificamos que o grupo pesquisado beneficiou-se da metodologia de oficina de jogos e tornou-se mais competente em habilidades fundamentais a questões da escola como raciocínio, argumentação, identificação, relação, seleção, atenção, antecipação, entre outros. Apontamos ainda, mudança na atitude dos alunos frente às trocas de experiência, na vontade de expor ideias próprias ao grupo, justificar decisões tomadas no jogo e ainda, iniciativa à inclusão desta proposta de oficina, com os colegas de classe. Considera-se esta pesquisa relevante no campo da aprendizagem e desenvolvimento de crianças com deficiências, sobretudo quanto ao tema do desenvolvimento do pensamento operatório e uso dos jogos de regras como instrumento de aprendizagem
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Para isso, elaboramos oficinas de jogos de regras, planejadas e desenvolvidas pela pesquisadora, ao longo de um semestre (19 encontros). As oficinas foram compostas por quatro sujeitos com paralisia cerebral, que cursavam o 3° e 4° ano do Ensino Fundamental, em salas especiais, de uma Escola Estadual na cidade de São Paulo. Esquemas presentativos e procedimentais foram estimulados por meio de partidas dos jogos QUARTO e Sudoku, assim como a proposta de desafios, enigmas e situações-problema. Os encontros semanais nas oficinas foram registrados em vídeo e junto com os registros escritos do diário de campo compuseram a base de dados dessa investigação, que são apresentados sob a forma de estudos de caso. Na análise, buscamos indicativos de aquisição de competências e desenvolvimento de habilidades de noções e procedimentos próprios do pensamento operatório, assim como a mobilidade do raciocínio desses sujeitos frente aos desafios provocados. Os resultados apontaram evolução dos alunos. Verificamos que o grupo pesquisado beneficiou-se da metodologia de oficina de jogos e tornou-se mais competente em habilidades fundamentais a questões da escola como raciocínio, argumentação, identificação, relação, seleção, atenção, antecipação, entre outros. Apontamos ainda, mudança na atitude dos alunos frente às trocas de experiência, na vontade de expor ideias próprias ao grupo, justificar decisões tomadas no jogo e ainda, iniciativa à inclusão desta proposta de oficina, com os colegas de classe. Considera-se esta pesquisa relevante no campo da aprendizagem e desenvolvimento de crianças com deficiências, sobretudo quanto ao tema do desenvolvimento do pensamento operatório e uso dos jogos de regras como instrumento de aprendizagemThe present project report research about the learning process in children with cerebral palsy (CP), with regard to their own schemes of operating thought. The aim was to verify and analyze the progress and difficulties that these individuals found to practice a methodology of workshop of games based on Piagetian constructivism. The current academic research privilege studies corresponding to the sensorimotor and preoperative stages of children with CP. This panorama, mobilized an interest in research on the development of procedural and presentative schemes in this population, so dear to school learning. Thus, we conducted 19 workshops with games with rules, planned and developed by the researcher over a semester. The study was conducted with four subjects with cerebral palsy, who attended the 3rd and 4th year of elementary school, in special rooms, a state school in the city of São Paulo. The exercise of presentative and procedural schemes were stimulated through playing games QUARTO and Sudoku, as well as the proposed challenges, puzzles and problem situations. The workshops were held weekly, and recorded on video and supplemented with written accounts of the field diary. In the analysis, we seek indicative of developing of skills and abilities expressed by their own presentative and procedural schemes to operational thinking, and reasoning mobility of these individuals face by the challenges caused. Results showed students\' progress regarding the development of aspects stimulated. We found that the research group has benefited from the games workshop methodology and became more competent in skills fundamental for school knowledge. We have also witnessed a change in the attitude of the students in the exchanges of experience, the willingness to expose their own ideas to the group, justify decisions made in the game and also the initiative of inclusion of this workshop proposal, with classmates. This research is considered relevant to the field of learning and development of children with disabilities, especially regarding the field of development of operational thinking and use of games with rules as a learning toolBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMacedo, Lino deAndreotti, Ana Luiza de Almeida Console2013-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-30072013-093239/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-30072013-093239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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