Jogo equilibrio com jovens de 11 a 14 anos: aspectos cognitivos e metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pela, Margaret Rose Bateman
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-10102014-152020/
Resumo: Esta dissertação faz um estudo sobre o jogo Equilíbrio, um jogo de regras, como um recurso que favorece o desenvolvimento cognitivo, tendo como base teórica a Psicologia Genética de Jean Piaget. A pesquisa foi realizada com seis jovens, com idades de 11 a 14 anos, estudantes do Ensino Fundamental II em escola pública e que frequentavam uma instituição filantrópica e de assistência social, no contraturno do período escolar, na região central da cidade de São Paulo. Foram realizadas 12 oficinas de jogos em local cedido pela própria instituição, em que foram apresentadas atividades diversas que envolviam o jogar propriamente dito e situações-problemas, que objetivavam promover a reflexão dos sujeitos sobre o jogo e o desenvolvimento de procedimentos e estratégias para um jogar bem. Na análise de dados foram consideradas as respostas dos sujeitos às situações-problema, e também as atividades empreendidas nas oficinas de jogos como um sistema metodológico, que permitiu a observação e a descrição de procedimentos utilizados ao jogar. Concluiu-se que este jogo contribui para o desenvolvimento cognitivo, e apontam-se as noções, os procedimentos e as atitudes que foram mobilizados pelo jogar
id USP_941fdbf7ba8cf475c8ef1d43ce65441b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10102014-152020
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Jogo equilibrio com jovens de 11 a 14 anos: aspectos cognitivos e metodológicosEquilibrium Game with youngsters aged 11 to 14: cognitive and methodological aspectsCognitive developmentConstructivismConstrutivismoDesenvolvimento cognitivoEpistemologia genéticaGenetic epistemologyJean Piaget (1896-1980)Jean Piaget (1896-1980)Jogos de regrasProblem situationsRule gamesSituações-problemaEsta dissertação faz um estudo sobre o jogo Equilíbrio, um jogo de regras, como um recurso que favorece o desenvolvimento cognitivo, tendo como base teórica a Psicologia Genética de Jean Piaget. A pesquisa foi realizada com seis jovens, com idades de 11 a 14 anos, estudantes do Ensino Fundamental II em escola pública e que frequentavam uma instituição filantrópica e de assistência social, no contraturno do período escolar, na região central da cidade de São Paulo. Foram realizadas 12 oficinas de jogos em local cedido pela própria instituição, em que foram apresentadas atividades diversas que envolviam o jogar propriamente dito e situações-problemas, que objetivavam promover a reflexão dos sujeitos sobre o jogo e o desenvolvimento de procedimentos e estratégias para um jogar bem. Na análise de dados foram consideradas as respostas dos sujeitos às situações-problema, e também as atividades empreendidas nas oficinas de jogos como um sistema metodológico, que permitiu a observação e a descrição de procedimentos utilizados ao jogar. Concluiu-se que este jogo contribui para o desenvolvimento cognitivo, e apontam-se as noções, os procedimentos e as atitudes que foram mobilizados pelo jogarThis dissertation presents a study about the Equilibrium game, which is a game of rules, as a resource which enhances the cognitive development, having as a theoretical basis Jean Piaget´s Genetic Psychology. This research was carried out with six youngsters aged 11 to 14, who were students in the Elementary Level II of the public education system, and who also attended a philanthropic and social assistance institution in the central area of the city of São Paulo when they were not in school. Twelve game workshops were held at a place provided by this institution, during which several activities involving playing the game itself and problem situations were presented, with the purpose of stimulating the subjects to reflect about the game, as well as to develop the procedures and strategies to play well. The subjects´ responses to the problem situations were considered when analysing the data collected, as well as the activities performed in the game workshops as a methodological system, which allowed us to observe and describe the procedures used while playing. The conclusion is that this game contributes to the cognitive development and points out to the ideas, procedures and atitudes mobilized to playBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMacedo, Lino dePela, Margaret Rose Bateman2014-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-10102014-152020/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-10-14T06:00:12Zoai:teses.usp.br:tde-10102014-152020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-10-14T06:00:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo equilibrio com jovens de 11 a 14 anos: aspectos cognitivos e metodológicos
Equilibrium Game with youngsters aged 11 to 14: cognitive and methodological aspects
title Jogo equilibrio com jovens de 11 a 14 anos: aspectos cognitivos e metodológicos
spellingShingle Jogo equilibrio com jovens de 11 a 14 anos: aspectos cognitivos e metodológicos
Pela, Margaret Rose Bateman
Cognitive development
Constructivism
Construtivismo
Desenvolvimento cognitivo
Epistemologia genética
Genetic epistemology
Jean Piaget (1896-1980)
Jean Piaget (1896-1980)
Jogos de regras
Problem situations
Rule games
Situações-problema
title_short Jogo equilibrio com jovens de 11 a 14 anos: aspectos cognitivos e metodológicos
title_full Jogo equilibrio com jovens de 11 a 14 anos: aspectos cognitivos e metodológicos
title_fullStr Jogo equilibrio com jovens de 11 a 14 anos: aspectos cognitivos e metodológicos
title_full_unstemmed Jogo equilibrio com jovens de 11 a 14 anos: aspectos cognitivos e metodológicos
title_sort Jogo equilibrio com jovens de 11 a 14 anos: aspectos cognitivos e metodológicos
author Pela, Margaret Rose Bateman
author_facet Pela, Margaret Rose Bateman
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Macedo, Lino de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pela, Margaret Rose Bateman
dc.subject.por.fl_str_mv Cognitive development
Constructivism
Construtivismo
Desenvolvimento cognitivo
Epistemologia genética
Genetic epistemology
Jean Piaget (1896-1980)
Jean Piaget (1896-1980)
Jogos de regras
Problem situations
Rule games
Situações-problema
topic Cognitive development
Constructivism
Construtivismo
Desenvolvimento cognitivo
Epistemologia genética
Genetic epistemology
Jean Piaget (1896-1980)
Jean Piaget (1896-1980)
Jogos de regras
Problem situations
Rule games
Situações-problema
description Esta dissertação faz um estudo sobre o jogo Equilíbrio, um jogo de regras, como um recurso que favorece o desenvolvimento cognitivo, tendo como base teórica a Psicologia Genética de Jean Piaget. A pesquisa foi realizada com seis jovens, com idades de 11 a 14 anos, estudantes do Ensino Fundamental II em escola pública e que frequentavam uma instituição filantrópica e de assistência social, no contraturno do período escolar, na região central da cidade de São Paulo. Foram realizadas 12 oficinas de jogos em local cedido pela própria instituição, em que foram apresentadas atividades diversas que envolviam o jogar propriamente dito e situações-problemas, que objetivavam promover a reflexão dos sujeitos sobre o jogo e o desenvolvimento de procedimentos e estratégias para um jogar bem. Na análise de dados foram consideradas as respostas dos sujeitos às situações-problema, e também as atividades empreendidas nas oficinas de jogos como um sistema metodológico, que permitiu a observação e a descrição de procedimentos utilizados ao jogar. Concluiu-se que este jogo contribui para o desenvolvimento cognitivo, e apontam-se as noções, os procedimentos e as atitudes que foram mobilizados pelo jogar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-10102014-152020/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-10102014-152020/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256923701772288